Honda CB 500F – Leve, ágil e meio frágil

Após sofrer leve impacto no carter, trinca fez vazar todo óleo motor, o que imobilizou a motocicleta

Fabricada em Manaus desde o final do ano passado, a CB 500F é uma motocicleta estilo Naked, que a Honda classifica como modelo de entrada para quem quer entrar no universo de alta cilindrada.

  • Para o trânsito diário, modelo mostrou agilidade e bom desempenho
  • O design é atraente, porém acabamento podia ser melhor
  • Trinca após impacto com degrau da calçada...
  • ...fez vazar óleo motor
  • O painel azul é de fácil leitura
  • O piloto Diego Tartalho deu nota 8,5 para a motocicleta

Disponível em versões com e sem ABS, tem design atraente apesar de conservador, e preço de carro popular: R$ 22.000 (sem ABS) e R$ 23.500 (com ABS).

Durante uma semana, o piloto de testes de motocicletas do Jornal Farol Alto, Diego Tartalho, gerente-geral da oficina Somoto, na Zona Norte de São Paulo, e o consultor automotivo Francisco Carlos de Oliveira, da Stilo Motores, avaliaram o modelo com ABS, a qual tiveram muito boa impressão, principalmente no uso urbano. “É rápida e ágil, boa para desviar do trânsito na cidade”, avalia Oliveira.

O piloto Diego Tartalho concorda com Oliveira. e elogia ainda a ergonomia da moto. “É maravilhosa para a cidade, bem ágil, fácil de pilotar entre carros”, diz.

Mas, infelizmente, a motocicleta não é perfeita. O pior problema ocorreu justamente no dia que seriam feitas as fotos para esta reportagem. Sem querer a parte inferior do carter bateu levemente na calçada ao descê-la, e o impacto causou uma trinca no carter. “Faltou um protetor de metal para proteger melhor a parte inferior. Da forma com está qualquer choque com paralelepípedos, depressões ou até mesmo ondulações pode imobilizá-la em via pública”, comenta Tartalho.

Como gerente-geral da oficina Somoto, Tartalho comenta que foi uma fatalidade, porém a perfuração não deveria ter ocorrido. “É normal raspar o carter no uso diário, mas não ao ponto de trincar”, diz.

cb500F-7diegoVida a bordo
Com motor bicilíndrico (DOHC) de 500 cc, que rende 50 cv a 8.500 rpm, e torque máximo de 4,55 kgfm a 7.000 rpm, a CB 500F é, segundo Tartalho, silenciosa e econômica. Outro destaque da motocicleta são os freios ABS, que foram elogiados pelo piloto. “O freios ABS são muito úteis, e importantes nas freadas mais fortes”.

Apesar de ter gostado da motocicleta, o piloto comenta que em velocidades mais elevadas é um pouco desconfortável, por conta de vibrações. “Além disso, o acabamento deixa a desejar”, avalia.

Recall
Ao ser apresentado ao veículo, o primeiro comentário de Tartalho foi: “Essa moto já tem recall”. De fato, em março deste ano a Honda convocou proprietário da CB 500F e CBR 500R para substituição dos parafusos de fixação dos eixos dos balancins, localizados na parte externa do motor.

Segundo a Honda, há o risco de ocorrer a perda do aperto dos parafusos, gerando vazamento de óleo no motor e, caso ocorra o desprendimento total, deslocamento do eixo do balancim, provocando o desligamento súbito e irreversível do motor.

Ficha técnica
Honda CB 500F
Motor: Gasolina, quatro tempos, refrigeração líquida, 8 válvulas, DOHC, dois cilindros
Cilindrada: 471 cm³
Potência: 50 cv a 8.500 rpm
Torque: 4,55 kgfm a 7.000 rpm
Câmbio: Manual de seis marchas
Suspensão Dianteira: garfo telescópio, com curso de 120mm
Suspensão Traseira: Amortecedor único do tipo Pro-Link, com curso de 119 mm, e nove níveis de regulagens
Pneus: 120/70 R17 na frente e 160/60 R17 atrás
Freios: Discos na frente (320 mm) e disco atrás (240 mm), com ABS
Dimensões: 2,075 metros de comprimento, 1,06 m de altura, 0,78 m de largura, 1,41 m de distância entre-eixos e 0,785 m de altura do assento
Peso: 180 kg
Tanque do combustível: 15,7 litros