Lançamento – Triumph Tiger Sport

A mais esportiva da família

Com novo design, moto é um modelo street com vocação aventureira, ao preço de R$ 45.990

Com novo design, moto é um modelo street com vocação aventureira, ao preço de R$ 45.990

Por Marcel Mano

 

A Triumph do Brasil apresentou a nova Tiger Sport, mais um modelo da linha Tiger que no Brasil é composta pelas Tiger 800, Tiger 800XC, Tiger Explorer e Tiger Explorer XC, responsáveis por cerca de 60% das vendas da marca no País. A nova Tiger Sport, como o próprio nome revela, se trata de uma versão com apelo esportivo e uma proposta mais ousada.

Com novo design, moto é um modelo street com vocação aventureira. Para que isso fosse possível, além do visual foi modificado o propulsor, reforçado o chassis e adequadas as suspensões.

O gerente de marketing da Triumph, Fernando Filie

O gerente de marketing da Triumph, Fernando Filie (Foto: Jotta Santana)

O motor é um três cilindros em linha com 1.050cm³ que desenvolve 125cv a 9.400rpm e quase 11kgf.m de torque máximo a 4.300rpm, acoplado a um câmbio de seis marchas.

Em relação às irmãs de mesma capacidade, foi otimizado o sistema de injeção eletrônica de combustível com melhora do desempenho do motor, ao mesmo tempo em que foi reduzido em cerca de 7% o consumo de combustível.

Na parte traseira, a Sport é completamente nova adotando novos painéis laterais e um protetor inferior do motor criado especialmente para a versão. Na dianteira recebeu novos componentes e um para-brisa redesenhado.

A Tiger Sport teve a geometria revisada e recebeu inovações que melhoraram a ergonomia, incluindo o assento do piloto, cinco milímetros mais baixo e mais estreito na frente, o que reduziu substancialmente a distância ao solo. O assento também é mais extenso, para criar mais espaço para pilotos mais altos.

O ângulo de direção ficou meio grau mais íngreme e a distância entre eixos aumentou o suficiente para melhorar a precisão na pilotagem, as respostas e a estabilidade. O novo subquadro traseiro não só rebaixa o banco do passageiro, mas permite o encaixe de bagageiros opcionais maiores, capazes de armazenar um capacete integral, com o dobro da carga dos anteriores.

Detalhe do painel da moto

Detalhe do painel da moto

As suspensões totalmente reguláveis foram completamente atualizadas, com novas molas e amortecimento com válvulas diferenciadas, a fim de se obter maior capacidade de carga, com segurança.

O guidão é mais baixo e mais próximo do piloto para se adequar à natureza esportiva, enquanto o novo para-brisa oferece melhor proteção. O assento traseiro também é mais baixo, deixando o passageiro sentado totalmente atrás do piloto, com melhor proteção contra o vento.

Alguns itens foram especialmente desenvolvidos para a Sport como a balança unilateral, que adotou uma aparência mais esportiva e ainda criou mais espaço para o novo escapamento e bagageiros maiores. Outro exemplo é o sistema de iluminação, com quatro novos faróis do tipo refletor, que substituem os anteriores faróis de projeção, reduzindo o peso, mudando o aspecto da moto e melhorando substancialmente o desempenho da iluminação.

São itens exclusivos na Sport o material mais resistente na parte inferior do assento, pedaleiras, costura colorida no assento, suporte do bagageiro em alumínio, o estilo dos garfos e as carcaças laterais do motor.

Detalhe do painel da moto

Detalhe do painel da moto

O pioneiro Sistema Dinâmico de Bagagem da Triumph usa um cabo de interligação entre as caixas para isolar o movimento induzido por turbulência do chassi. Sob o assento há espaço para guardar a trava da roda e um porta-luvas. Os freios contam com sistema ABS.

A Tiger Sport é comercializada nas cores branca (Crystal White & Phanton Black) e vermelha (Diablo Red & Phantom Black), ao preço sugerido de R$ 45.990, e uma grande variedade de acessórios opcionais. Com a adição da Sport a linha Tiger deve atingir cerca de 70% das vendas da marca no Brasil.

Ficha técnica
Triumph Tiger Sport
Motor: gasolina, quatro tempos, refrigeração líquida, 12 válvulas, DOHC, três cilindros em linha
Cilindrada: 1050cm³
Potência: 125 cv a 9.400rpm
Torque: 104Nm a 4.300 rpm
Câmbio: manual de seis marchas
Suspensão dianteira: garfos invertidos Showa de 43mm, com regulagem de amortecimento de pré-carga, rebote e compressão, 140mm de curso
Suspensão traseira: amortecedor monoshock Showa, com regulagem de amortecimento de pré-carga e rebote, curso de roda traseira de 155mm
Pneus: 120/70 ZR17 M/C58W na frente, e 180/55ZR17M/C73W atrás
Freios: dois discos na frente (320mm) com pinça radial, e disco atrás (255mm), ABS
Dimensões: 2.150mm de comprimento, 1.310mm de altura, 835mm de largura, 1.540mm de entre-eixos e 830mm de altura do assento
Peso: 235kg
Tanque do combustível: 20 litros