Os lançamentos da Intermot 2014

Confira sete das principais novidades de um dos principais salões de motocicletas do mundo

Por Marcel Mano

Um dos principais salões de motocicletas do mundo o Intermot, abriu as portas ao público de 2 a 5 de outubro, na cidade de Colônia, Alemanha. Em sua edição 2014 completando 50 anos de existência, reunindo as indústrias europeias e a massiva presença da indústria nipônica das duas rodas. Isso somado a uma pequena recuperação do mercado europeu no segmento – pós-crise econômica, faz com que concentre uma série de novos modelos, lançamentos e atualizações pelas marcas de motocicletas, e ainda bicicletas, e motociclos elétricos. Nessa edição, você vai conhecer em primeira mão sete das motocicletas mais representativas de toda indústria mundial.

intermot-bmwBMW S1000RR
Lançada há cinco anos a S1000RR passou por uma atualização com sutis mudanças estéticas, mas ganhou seis cavalos – superando agora os 200 cv, com alterações no cabeçote, conjunto de admissão e escape e redimensionamento da caixa de ar. Perdeu quase três quilos em razão do novo escapamento e bateria. Ganhou ainda novas rodas, distância entreeixos e braço oscilante. Opcionalmente pode ser agregado o pacote DDC – Suspensão semiativa, adotada em sua irmã HP4.

intermot-dicattiDucati Scrambler
O modelo é uma leitura atual do padrão que fez sucesso nos anos 60. São três versões – Enduro Urban, Full Throttle e Classic – cada um oferecendo o seu próprio estilo e interpretação do espírito Scrambler. Trazem braço oscilante em alumínio, tanque de combustível em forma de gota, guidão aberto e assento longo combinados com componentes de última geração, tais como instrumentos de iluminação dianteira e traseira em LED e LCD.

intermot-hondaHonda VFR800X Crossrunner
Modelo considerado tourer-premium em esportes de aventura da Honda recebeu uma série de atualizações em seu propulsor V4-VTEC agora com maior torque a médios regimes de rotação e potência máxima disponível. Design mais aventureiro, refinamento em sua ergonomia, suspensão otimizada para longa travessias, novas rodas e freios. Agora equipada com o Honda Selectable Torque Control (HSTC), ABS, iluminação full LED, cinco de aquecimento das manoplas, piscas com auto-cancelamento e assento com regulagem de altura.

intermot-kawasaki-ninja-h2rKawasaki Ninja H2
A Kawasaki Heavy Industries apresenta a sua nova Ninja H2 inspirada no modelo Mach IV H2 de 1972, utilizando a experiência dos especialistas da sua indústria aeroespacial de turbinas a gás utilizando esse componente em seu propulsor, especula-se uma potência da ordem de 300 cavalos. Pelas fotos, podemos ver um quadro em treliça, carenagens de fibra de carbono com o emprego de muitas asas e balança monobraço.

intermot-ktmKTM 1290 Super Adventure
A mais robusta das adventure-tourer da marca austríaca traz o controle MSC da Bosch, controle de tração e cruzeiro, suspensão semi-ativa e o mesmo motor da Super Duke 1290 R, porém com um virabrequim especial e novos cilindros e volante. Com tudo isso, a KTM intitula a novidade, como “a motocicleta mais segura do mundo”.

intermot-susukiSuzuki Bandit 1250S
A “bandida” volta à linha Suzuki 2015. Adotando um design familiar, embora com atualizações, como uma carenagem redesenhada que agora envolve o radiador. Ela ainda é equipada pelo motor de 1.255 cm3 refrigerado a água, adequado às novas normas de emissões de gases poluentes no meio ambiente. O chassis e suspensões remetem a Bandit dos últimos anos.

intermot-yamahaYamaha XJR1300 Racer
A XJR1300 está de volta com o motor de maior deslocamento quatro cilindros em linha refrigerado a ar do mercado. Fruto da inspiração dos mais talentosos customizadores do mundo. A Racer traz carenagem e para-lamas em carbono e tanque de combustível que deixa a mostra o big block. A posição de pilotagem mais desportiva colocando o piloto mais a frente. Uma rabeta mais curta com o tanque de combustível mais estreito contribui para a silhueta musculosa da nova Sport Heritage.