Honda Gold Wing – 40 anos de reinado

Lançado em 1975, o modelo deu início a um novo mercado, em que o importante é conforto, proteção e muito espaço para malas

Gold Wing 2015 comemorativa aos 40 anos de mercado do modelo

Gold Wing 2015 comemorativa aos 40 anos de mercado do modelo

 

Por Marcel Mano,
do chassisblog.com

Em 1972, uma equipe de projeto da Honda, liderada por Soichiro Irimajiri, desenvolve a M1, um protótipo top-secret projetado para explorar os limites do conceito de Gran Turismo. Assim nascia há 40 anos a mundialmente conhecida Honda Gold Wing.

Desde seu lançamento, em 1975, a Honda GL 1000 passou por progressivas melhorias, sempre orientadas pelo conceito fundamental de uma motocicleta touring, confortável para o piloto e passageiro, com características como uma grande área de proteção e malas para bagagens.

Em 1975, quando as “estradeiras esportivas” – atualmente touring ou no caso Gran Touring, estavam liderando a preferência da geração mais jovem do mercado norte-americano, a Honda lançou a GL 1000 com um motor de quatro cilindros contrapostos horizontais, com refrigeração líquida, criando um conceito de modelo “Rei das Motocicletas”, dando inicio ao desenvolvimento de um novo mercado.

Mudanças nos primeiros anos, o motor teve sua capacidade aumentada para 1100cc em 1979 e 1200 cc, em 1983, em conjunto com equipamentos e componentes que a fez cada vez mais confortável.

  • Em 1975 tinha motor 4 cilindros de 1.000 cc
  • Em 1979 ganhou motor 1.100 cc
  • Modelo 1984, com motor 1.200 cc
  • Em 1988, motor 6 cilindros de 1.500 cc
  • Modelo 2001, com 1.800 cc
  • Modelo 2006, com airbag
  • Modelo 2012: reformulada
  • Modelo F6B 2013, esportiva
  • F6C 2014: versão de entrada
  • Selo comemorativo 40 anos

Em 1988, a Honda desenvolveu e lançou um modelo equipado com motor de seis cilindros contrapostos e 1500cc, além de ser considerada a primeira motocicleta do mundo, com uma marcha à ré.

Em 2000, a Honda levou a cabo, pela primeira vez em 12 anos, uma completa mudança de modelo que recebeu um novo design e motor seis cilindra horizontalmente opostos e 1800cc. O modelo foi desenvolvido para aliar as qualidades das esportivas de rua com um nível de conforto elevado e refinado. Ele também cumpriu as novas regulamentações de emissões de gases poluentes no meio ambiente com novos canos de escape e um duplo quadro do tipo diamante.

Em 2005, um novo modelo com um sistema de navegação baseado em GPS foi lançado. A primeira versão com airbag para motocicletas do Mundo foi desenvolvida em 2006.

Em seguida, em 2011, Gold Wing passou por uma reformulação radical. Com um design que combinou a natureza ágil e esportiva, com a mais recente tecnologia de áudio e navegação, proporcionando maior conforto em longas viagens.

Para atrair clientes de longa data e das novas gerações, a Honda lança em 2013 a Gold Wing F6B, com as características esportivas ainda mais realçadas pela redução do peso total do modelo.

Desenvolvida para clientes de todas as gerações a Gold Wing F6C foi lançada em 2014, como uma versão de entrada para a linha Gold Wing, concebida para satisfazer a sensação de “vento no rosto”, uma moto para o uso descompromissado e descontraído do dia a dia.

Em 2015, a Honda Gold Wing passa a ser uma quarentona com uma edição comemorativa – não será comercializada por aqui, a GL 1800 Gold Wing 40th Anniversary, com pintura do tipo saia e blusa e emblemas comemorativos. Equipada com o mesmo eficiente motor seis cilindros contrapostos de 1.832cc, 12 válvulas, que desenvolve 118 cavalos de potência e 17 Kgf.m de torque dos modelos em linha.