Baixa cilindrada – Motocicletas 2016 mais verdes

De olho no PROMOT M4, fabricantes anunciam modelos de até 300 cc mais eficientes e menos poluentes

A Yamaha R3 é aposta da marca para concorrer com Honda CBR e Kawasaki Ninja

A Yamaha R3 é aposta da marca para concorrer com Honda CBR e Kawasaki Ninja

 

Por Marcel Mano
do chassisblog.com

Apesar do Salão das Duas Rodas, em outubro, ser o palco para as marcas apresentarem os novos produtos, é a partir do mês de março que as fabricantes de motocicletas têm a chance de lançar novas linhas, atualizações, melhorias e adequações para cumprir com as novas normas determinadas pela política de reduções de emissões de gases poluentes no meio ambiente.

É partir de janeiro de 2016, que tecnicamente os modelos 2016, deverão estar de acordo os limites máximos de emissão de poluentes provenientes do escapamento de motociclos, triciclos e quadriciclos, de acordo com o Programa de Controle da Poluição do Ar por Ciclomotores, Motociclos e Similares (PROMOT), em sua fase M4, simplesmente PROMOT M4.

Porém na disputa pelo lugar mais alto do pódio no mercado de motocicletas até 300 cc, e novas tecnologias, já foi dada a largada, pelas duas marcas líderes do mercado nacional: Honda e Yamaha.

O que é novo

Honda Pop 110i agora com injeção eletrônica

Honda Pop 110i agora com injeção eletrônica

A Honda acabou de apresentar a nova POP 110i, que ganhou em melhorias estéticas, novo motor monocilíndrico de 109,1 cc e sistema de injeção eletrônica de combustível, mais potente e econômico. A marca da Asa passa a oferecer nesse modelo três anos de garantia, sem limite de quilometragem, além da ampliação nos intervalos de revisões. Disponível nas cores vermelha, preta e branca, e preço público sugerido de R$ 5.100, posto São Paulo, não inclui despesas com frete ou seguro.

Na sequência a Yamaha anunciou a nova YZF-R3, recém lançada no exterior, que passa a ser montada em Manaus (AM). A R3 é equipada com um bicilindrico de 321 cc, que entrega 42 cv a 10.750 rpm de potência e 3,0 kgf.m. a 9.000 rpm de torque. O motor tem pistões forjados em alumínio e o cilindro emprega a tecnologia DiASil Yamaha, fabricado com 80% de alumínio e 20% de silício, alimentado por uma injeção eletrônica e uma unidade de controle digital de 16 bit. Além de câmbio de seis velocidades e freios a disco em ambas as rodas.

Nas cores Midnight Black (preta), Rapid Red (vermelha e branca) e a Racing Blue (azul e prata fosco), o preço de lançamento é de R$ 19.990 para a versão standard – disponível nas concessionárias no final de setembro, e R$ 21.990 na versão com ABS – no final de novembro. A Yamaha não polpa esforços em busca de cruzar a linha de chegada em primeiro lugar entre as esportivas de baixa cilindrada – segmento monopolizado pelas miniesportivas Honda CBR 300R e a Kawasaki Ninja 300 (Ninjinha), apresentando um pacote de facilidades para à sua aquisição, como: condições especiais de seguro com preço fixo que inclui rastreador, linha de crédito específica pelo Banco Yamaha e exclusivo plano do Consórcio Nacional Yamaha, com taxas especiais.

Já a Honda aproveitou para realizar algumas das mudanças mais significativas da família CG, desde o seu lançamento em 1976. A nona geração da família Honda CG, agora CG160 Titan e CG 160 Fan, que introduzem melhorias significativas no estilo e também no conjunto mecânico, superando com folga as determinações do PROMOT M4.

A Honda CG 160 supera com folga os limites do PROMOT M4

A Honda CG 160 supera com folga os limites do PROMOT M4

O monocilíndrico agora tem 162,7 cc, a saia do pistão está mais curta e a biela de curso mais longo, dois balanceiros com o eixo primário apoiado em rolamentos na tampa lateral, sistema de injeção eletrônica PGM-FI (Programmed Fuel Injection) e tecnologia bi-combustível Honda FlexOne.

O novo motor ganhou em potência e torque. São 14,9 cv a 8.000 rpm se abastecido com gasolina, e 15,1 cv a 8.000 rpm com etanol. O torque máximo é de 1,40 kgf.m a 6.000 rpm e 1,54 kgf.m a 6.000 rpm, respectivamente. E apesar do ganho apresentado no desempenho a nova geração ficou 8% mais econômica. O câmbio é de cinco velocidades.

A CG 160 Fan 2016 está disponível nas cores vermelha, cinza e preta, enquanto a CG 160 Titan 2016 é encontrada em vermelho, branca e preta. Aos preços públicos sugeridos, posto São Paulo sem despesas de frete ou seguro inclusos, por R$ 7.990 (CG 160 Fan) e R$ 9.290 (CG 160 Titan). A garantia em ambas é de três anos, sem limite de quilometragem, com fornecimento gratuito de óleo nas sete primeiras revisões.

A corrida para atender as novas determinações do PROMOT para 2016 está em curso e as duas principais marcas do nosso mercado fazem valer-se do marketing sustentável para ofertar modelos totalmente novos ou reformulados.

O que será apresentado na décima terceira edição do Salão das Duas Rodas, em outubro?

A Yamaha já confirmou um novo modelo e sobre a Honda também são aguardadas algumas novidades. Dafra, Kawasaki, Suzuki, Traxx entre outras, também devem apresentar modelos e versões mais verdes. Só nos resta aguardar.