MV Agusta Brutale 1090RR – Remendo quase acaba com naked

Após sofrer uma queda parada, o radiador passou a vazar líquido de arrefecimento, porém o conserto não ficou bom e precisou ser refeito, sob risco de fundir o motor da motocicleta

Valter Tartalho, da Somoto - (11) 2950-2012

Valter Tartalho, da Somoto – (11) 2950-2012

Diego Tartalho, da Somoto - (11) 2950-2012

Diego Tartalho, da Somoto – (11) 2950-2012

Considerada a Ferrari das motocicletas, a MV Agusta é o tipo de motocicleta dos sonhos. O modelo avaliado nessa reportagem é uma Brutale 1090RR, ano/modelo 2012, que conta com motor quatro cilindros de 1.078 cc, e rende 144 cv de potência máxima a 10.300 rpm, e torque máximo de 11,2 Nm a 8.100 rpm, o que lhe confere velocidade máxima de 265 km/h.

Custa, segundo a tabela Fipe, R$ 38.251 e é o tipo de motocicleta que rende muito mais elogios do que decepções. Porém nem tudo é perfeito, e o custo de manter uma moto dessas é bastante elevado, ainda mais se tratando de uma motocicleta para ser utilizada aos finais de semana, para passeios de lazer e, de preferência, na estrada.

O vazamento de fluido refrigerante ocorria pelas colmeias que precisaram de nova solda e pintura

O vazamento de fluido refrigerante ocorria pelas colmeias que precisaram de nova solda e pintura

O estilo de pilotagem é perfeito e a moto responde imediatamente a cada acelerada. A única crítica é que esse ano/modelo não vinha com sistema de freios ABS, dispositivo que as atuais oferecem de série.

Na oficina
valter-detalhe1A moto chegou na nossa oficina, a Somoto, para conserto do radiador. O antigo proprietário sofreu uma queda leve, com a moto parada, o que danificou o componente e alguns detalhes da carenagem e chegou a amassar o tanque de combustível.

Porém, o conserto que realizou não ficou bom, estava vazando água, e foi preciso refazer, pois não tinha qualidade.

valter-detalhe2O problema é que esse tipo de componente custa caro no mercado de reposição e é difícil de encontrar, apesar de a moto ser fabricada no Brasil desde 2011.

Assim, a solução foi recondicionar o existente. Retiramos o radiador e enviamos para uma oficina especializada em recuperação do componente, que refez as aletas e deixou como novo.

Este tipo de moto não costuma apresentar defeitos crônicos, porém é preciso ficar atento à manutenção preventiva e pelo menos uma vez ao ano, caso não rode muito, trocar óleo do motor e filtros, sempre utilizando as especificações recomendadas no manual do proprietário.