VAS 5054 x diversos

As diferenças entre um scanner original e os demais

Eduardo Topedo

Eduardo Topedo

Desta vez quero compartilhar com os nossos leitores as principais diferenças entre um Scanner Automotivo Original da montadora em relação as outras diversas marcas de equipamentos disponíveis no mercado, que infelizmente a grande maioria das oficinas ainda utilizam.

Como mencionado na edição passada, um reparador ao se deparar com diversos erros identificados por um scanner multimarcas de marca tradicional, foi induzido ao erro e acabou amargando um prejuízo ao substituir um módulo de injeção sem necessidade.

Outro caso que o Scanner interferiu negativamente no Diagnóstico foi o de um Reparador de Vitória (ES) que estava há vários dias tentando identificar um problema em um Peugeot 206 que, apesar da luz de avaria de injeção (lâmpada MIL) estar permanentemente acessa, o scanner genérico multimarcas não conseguia identificar o problema. Ao ser realizado o teste com equipamento do fabricante, no mesmo instante foi identificado um problema no calculador do motor.

Por causa desses exemplos fica evidente que a principal diferença entre um Scanner Original e os equipamentos tradicionais que são vendidos é a precisão no diagnóstico, ainda mais agora que os carros estão com um sistema de eletrônica embarcada cada vez mais complexo.

Outras diferenças podem ser observadas ao serem feitas programações específicas que o sistema eletrônico necessita. Ao visitar as oficinas tenho observado vários casos que o Scanner genérico, apesar de ter a função de programação disponível na tela, não conseguem realizar o que o equipamento propõe. Chegando inclusive a travar o software no meio da função de programação, não realizando assim, o que o reparador solicitou.

Mais especificamente o VAS 5054A utilizado pelas montadoras VW e AUDI é diferente dos Genéricos nas seguintes funções:

1- Funções guiadas – Consegue realizar programações e resets com um simples clique no botão da função, sem necessidade de digitar Codificação. Ex.:

° Adaptar Unidade Corpo de Borboleta

° Reset de Parâmetros Auto Adaptativos

° Reset do Módulo de Transmissão Automática

° E várias outras programações.

Na próxima edição espero compartilhar diferenças entre Scanner da Linha GM e scanners genéricos…

Para dúvidas ou sugestões sobre esse tema, escreva para contato@lojadoreparador.com.br.

Até a próxima…