A evolução da cultura da qualidade no aftermarket automotivo

O IQA comemora 20 anos de aprimoramento contínuo da qualidade no setor automotivo, com importantes conquistas para o mercado de reposição, como é a certificação compulsória de autopeças

IQA-FACHADA

Sede do IQA em São Paulo, no bairro de Moema

Duas décadas depois de inaugurado, o IQA – Instituto da Qualidade Automotiva, é, mais do que nunca, referência em toda cadeia produtiva do setor. “São 20 anos de trabalho de promover a qualidade, trazer benefícios para a sociedade e, principalmente, representar o setor automotivo como entidade”, afirma Ingo Pelikan, presidente do IQA.

O IQA é especializado na certificação de serviços automotivos

O IQA é especializado na certificação de serviços automotivos

Fundado em maio de 1995, o IQA atualmente oferece a toda cadeia produtiva do setor automotivo soluções completas em qualidade, com ferramentas modernas que possibilitam abrir as portas do mundo inteiro para a indústria nacional, uma vez que o Instituto está alinhado e mantém parceria com organismos de homologação e certificação de diversos países, nos principais mercados automotivos, como Estados Unidos, Alemanha, Reino Unido, França, Itália, Espanha, Tailândia, Índia, Taiwan, Japão e Coréia do Sul.

Da montadora ao dono do carro, o IQA se faz presente com um único objetivo: o aprimoramento e a melhoria contínua dos produtos, sistemas de produção e serviços automotivos, por meio de soluções em certificações, homologações, treinamentos, publicações e análises laboratoriais, nos dois principais mercados do setor: original e independente.

E também na certificação de produtos

E também na certificação de produtos

Qualidade no Aftermarket
Desde o início, uma das principais preocupações do IQA tem sido promover a cultura da qualidade no aftermarket automotivo como um todo, na fabricação e venda de autopeças confiáveis, assim como na qualificação da mão de obra nos mais diversos serviços automotivos, em todos os elos da cadeia: distribuição, varejo, concessionários e oficinas mecânicas, de funilaria e pintura, centros automotivos e retíficas de motores.

Assim, com o objetivo de oferecer ao consumidor componentes e serviços de qualidade assegurada, o IQA tem voltado todos os esforços disponíveis na obrigatoriedade da certificação de produtos, em programas juntamente ao INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), e ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). “Nos últimos anos evoluímos bastante nesta questão, com o avanço da quantidade de componentes com certificação compulsória, e isso reduz as chances de o consumidor, que não é um especialista, adquirir peças de qualidade duvidosa e colocar em risco a vida dele e familiares”, afirma Mario Guitti, superintendente do IQA.

Ingo Pelikan, presidente do IQA

Ingo Pelikan, presidente do IQA

Dessa forma, atualmente 20 produtos devem ser certificados e somente podem ser comercializados no aftermarket se tiverem o selo do INMETRO: 5ª Roda/Pino Rei, Amortecedor, Anel de Pistão, Arla 32, Bateria Automotiva, Bomba de Combustível, Bronzina, Buzina, Câmara de ar para pneus de bicicleta, Capacete, Lâmpadas Automotivas, Fluido de Freio, Material de Atrito para Freios (Pastilhas e Lonas de Freio), Pistões de Alumínio, Pinos e Anéis de Trava (Retenção), Plataforma Elevatória Veicular, Pneus Novos, Rodas Automotivas, Terminal de Direção e Axial, Barra de Direção e Ligação, Veículos Acessíveis e Vidros Temperados e Laminados para Para-brisa.

Serviços
Com caráter voluntário, as Certificações de Serviços Automotivos IQA devem ser encaradas pelo empresário como investimento, sempre almejando dois objetivos: superar as expectativas do cliente e a melhoria contínua do negócio. “Cliente satisfeito sempre volta, e para impressioná-lo é preciso inovar e agregar valor”, afirma o presidente do IQA, Ingo Pelikan, ao comentar que com isso, a empresa também é beneficiada, principalmente em épocas de crise econômica. “As chances de sobrevivência no mercado de quem tem um negócio certificado pelo IQA são maiores, pois estas empresas desenvolvem um sistema de gestão que permite uma melhor tomada de decisões”, explica.

Pelikan explica ainda que isso só é possível pois o processo de certificação envolve uma avaliação completa do negócio, em que são auditados todos os processos e procedimentos do primeiro atendimento até o pós-vendas. “Nossos auditores são especializados no setor automotivo e conhecem profundamente o funcionamento das empresas, e com isso conseguem avaliar com exatidão os pontos fortes e fracos. Com isso, o empresário passa a contar com uma base bastante sólida do que pode ser feito para melhorar o negócio, tornando-o mais produtivo e rentável”, comenta Pelikan.

Inauguração do IQA, em 1995, com Paulo Lozano, ex-presidente do IQA, Roberto Scaringela  (ao fundo) e Dorothea Werneck, que na época era ministra do Desenvolvimento, Indústria e Comércio

Inauguração do IQA, em 1995, com Paulo Lozano, ex-presidente do IQA, Roberto Scaringela (ao fundo) e Dorothea Werneck, que na época era ministra do Desenvolvimento, Indústria e Comércio

Concessionários e Frotistas
Pela diversidade do aftermarket, o IQA desenvolveu certificações personalizadas para grupos de empresas, com auditorias específicas e, por meio desta ferramenta, consegue padronizar organizações de acordo com as características de cada corporação, seja uma rede de oficinas, concessionárias ou frotistas. “Esse trabalho só é possível por causa da nossa especialização no setor automotivo”, afirma Pelikan ao comentar que as redes concessionárias de duas grandes montadoras contam com Certificação IQA.

Para o empresário, a principal vantagem é a padronização, que resulta em redução de custos e maior facilidade de gerenciamento. Já para o consumidor, o benefício é encontrar o mesmo padrão de atendimento e qualidade em qualquer unidade da rede.

Rede independente
Distribuidores, varejistas, oficinas mecânicas, funilaria e pintura, centros automotivos e retíficas de pintura também contam com Certificações IQA, que garantem ao consumidor a competência da empresa em prestar os serviços oferecidos e o melhor atendimento, uma vez que para receber o certificado a empresa deve possuir equipamentos e sistema de trabalho conforme normas ABNT, mão de obra devidamente treinada, comprometimento com a qualidade e a satisfação do cliente, avaliações periódicas de auditoria do IQA.

“Toda a cadeia automotiva nacional deve reconhecer a importância de contar com a eficiência e dedicação de um instituto como o IQA, em conduzir o segmento a elevados níveis de qualidade. Há 20 anos, contamos com o apoio e certificação do IQA para as concessionárias de veículos, por meio dos quais podem se tornar ainda mais eficientes e qualificadas para melhor atender ao consumidor. A Fenabrave apoia e reconhece o valor do IQA, faz parte de seu Conselho, estreitando os caminhos que levam à melhoria contínua da qualidade automotiva no país”, Alarico Assumpção Júnior, presidente da Fenabrave

“Toda a cadeia automotiva nacional deve reconhecer a importância de contar com a eficiência e dedicação de um instituto como o IQA, em conduzir o segmento a elevados níveis de qualidade. Há 20 anos, contamos com o apoio e certificação do IQA para as concessionárias de veículos, por meio dos quais podem se tornar ainda mais eficientes e qualificadas para melhor atender ao consumidor. A Fenabrave apoia e reconhece o valor do IQA, faz parte de seu Conselho, estreitando os caminhos que levam à melhoria contínua da qualidade automotiva no país”, Alarico Assumpção Júnior, presidente da Fenabrave

Certificação ambiental
O cuidado com o meio ambiente também está presente no setor de reposição e reparação de veículos e, com a nova Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), a penalização ficou mais severa para quem não cumpre as leis ambientais. Uma forma simples de comprovar ao mercado que a empresa é responsável ambientalmente é por meio da Certificação Ambiental IQA (Selo Verde).

O Selo Verde é um certificado de que a oficina adota boas práticas ambientais, com coleta seletiva de resíduos, caixa separadora de óleo, área de contenção de produtos tóxicos e perigosos, entre outras.

Outra certificação ambiental que o IQA oferece é o PMMVD (Programa de Melhoria da Manutenção de Veículos Diesel), em parceria com a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), para oficinas diesel. Por meio dessa certificação, as empresas demonstram que realizam serviços de qualidade para atendimento da Resolução Conama sobre emissões de veículos movidos à diesel.

Um dos principais benefícios de possuir a certificação PMMVD é que todo proprietário de veículo diesel autuado por emissão de poluentes que buscar uma oficina integrante do programa PMMVD e efetuar o reparo no veículo recebe o Relatório de Medição de Opacidade (RMO), podendo entrar com recurso junto a Cetesb para reembolso de 70% da multa.

Utilidade pública

Em todo processo de certificação de qualidade, o consumidor desempenha um papel muito importante, pois é dele a decisão de onde irá adquirir produtos ou serviços. Muitas empresas afirmam que investem em qualidade, mas como confiar?

“Qualidade é a essência da competitividade na indústria automotiva. O IQA tem contribuído de forma decisiva na melhora de toda a cadeia desta indústria e é esta forma abrangente de atuação que o diferencia das demais instituições”, Feres Macul Neto, diretor  do IQA (Sindipeças)

“Qualidade é a essência da competitividade na indústria automotiva. O IQA tem contribuído de forma decisiva na melhora de toda a cadeia desta indústria e é esta forma abrangente de atuação que o diferencia das demais instituições”, Feres Macul Neto, diretor do IQA (Sindipeças)

Uma das formas é observar se há algum selo de qualidade, como o do IQA, que tem o reconhecimento da CGCRE do INMETRO, uma vez que o IQA é um organismo oficialmente acreditado. Assim, uma oficina certificada pelo IQA significa que passou por uma avaliação criteriosa, regida por requisitos e normas aprovadas pelo INMETRO e ABNT.

O consumo consciente de produtos com certificação de qualidade já é uma realidade em brinquedos e medicamentos, duas indústrias que contam com selos específicos. Na automotiva, o representante oficial é o IQA, que tem como fundadores (e dirigentes até hoje) as principais entidades do setor automotivo – fabricantes de veículos, autopeças, indústria de reparação (serviços), além do próprio governo.

Assim, consumir de empresas que ostentam o selo do IQA é garantia de adquirir produtos e serviços de qualidade. Neste ponto, o IQA realiza um serviço de utilidade pública à sociedade, uma vez que avalia e audita os processos de produção e execução de serviços, para que o consumidor tenha a certeza de não levar gato por lebre.

IQA em resumo

Especializado no setor automotivo

Organismo acreditado pela CGCRE do INMETRO para realização de certificação compulsória e voluntária de produtos, sistemas e serviços

Pioneiro na certificação de serviços automotivos (concessionárias, oficinas mecânicas, autocenters, pintura e funilaria, retíficas de motores, distribuição e varejo de autopeças)

Certificação de gestão (ISO 9001) e ambiental (Selo Verde e PMMVD)

Especialistas debatem aftermarket no 3º Fórum IQA da Qualidade, em setembro

“O IQA tem papel fundamental na divulgação do conceito QUALIDADE como sistema de gerenciamento de uma empresa, garantindo assim uma organização e seu plano de negócios bem estruturada e transparente. Com a certificação de produtos, treinamentos e seus outros serviços o IQA serve toda sociedade”,  Stephan  Blumrich, diretor do IQA (Sindipeças)

“O IQA tem papel fundamental na divulgação do conceito QUALIDADE como sistema de gerenciamento de uma empresa, garantindo assim uma organização e seu plano de negócios bem estruturada e transparente. Com a certificação de produtos, treinamentos e seus outros serviços o IQA serve toda sociedade”, Stephan
Blumrich, diretor do IQA (Sindipeças)

Agendado para o dia 21 de setembro, no Milenium Centro de Convenções, em São Paulo, o 3º Fórum IQA da Qualidade Automotiva terá como tema central A Qualidade na Retomada do Crescimento, com participação de representantes de toda indústria automotiva, montadoras, sistemistas, sindicatos, consultorias e governo.

A aftermarket contará com duas atividades, um painel e um fórum. O painel será apresentado pelo diretor de Relações com o Mercado da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), Valdner Papa, que falará sobre A Qualidade no Segmento de Distribuição.

Em seguida, representantes do aftermarket independente debatem o tema Avanços da Qualidade no Mercado de Reposição. Estão confirmadas as presenças da vice-presidente da Andap (Associação Nacional dos Distribuidores de Autopeças) Ana Paula Cassorla, o presidente do Sindirepa-SP (Sindicato da Indústria da Reparação de Veículos e Acessórios do Estado de São Paulo), Antonio Fiola, o conselheiro do Sindipeças (Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores), Elias Mufarej, e o presidente do Sincopeças-SP (Sindicato do Comércio Varejista de Peças e Acessórios para Veículos no Estado São Paulo), Francisco de La Torre. O fórum conta com mediação do diretor da Distribuidora Automotiva, Rodrigo Carneiro.

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