Airbag: Saiba quando ele aciona

Nem sempre o dispositivo deflagra e isso é comum. Somos questionados diariamente a respeito, e principalmente sobre o custo e forma de manutenção

Reinaldo Nadim é proprietário da FoxCar

Reinaldo Nadim é proprietário da FoxCar

Às vezes recebemos perguntas narrando um acidente, em que se diz: “O carro caiu de uma ribanceira, capotou várias vezes e o airbag não abriu”. Pois é. Se não abriu, nesse caso, era porque não deveria abrir mesmo. O airbag atua em condição bem específica – uma brusca desaceleração, em geral motivada por um impacto frontal.

Muitas pessoas acham que em qualquer batida, principalmente as fortes, o airbag tem de abrir, obrigatoriamente. Mas não é bem assim. A abertura depende de quanto o carro desacelera no impacto, e não da deformação. A densidade dos veículos e objetos envolvidos na colisão também influenciam.

Reação química
A “explosão” do airbag é, na verdade, uma reação química controlada por um módulo de abertura. Tal componente capta a desaceleração do veículo e “determina” a abertura por meio de um cabo de energia que faz a ligação do módulo com a bolsa. Ele emite uma corrente elétrica que ativa uma massa química formada por dois gases. Quando eles entram em contato, acontece a explosão controlada.

Um piscar de olhos é o que melhor ilustra o tempo entre a abertura do airbag e o início do seu desinflar. A operação dura 30 milésimos de segundos, graças à “explosão” da bolsa em uma velocidade média de 300 km/h.

Abaixo, respondemos algumas perguntas mais comuns sobre o funcionamento deste dispositivo.

•Qual é a vida útil de um airbag?
O sistema do airbag não exige cuidados periódicos com manutenção. Em média, as montadoras pedem para substituí-lo a cada dez anos. No entanto, todo o sistema é controlado eletronicamente e, em caso de problema, ele será indicado por uma luz no painel.

•Se eu bater o carro e o airbag abrir, o que devo trocar?
Caso o veículo sofra um acidente e o airbag entre em funcionamento, aí sim será preciso trocar todo o sistema, o que inclui módulo, bolsas de ar, cabo, chicote, painel e volante, entre outros itens envolvidos na região afetada pela colisão.

•Quanto custa um reparo do airbag?
O custo depende de cada montadora e modelo, assim como o valor da mão de obra. No entanto, se considerar somente a troca da bolsa motorista, módulo de abertura e cabo de um carro de entrada o conserto sairá, em média, por R$ 3 mil.

•Por que existem carros que só acionam o airbag do motorista em uma colisão?
Existem veículos hoje que tem sensores de presença no banco do passageiro, o sistema quer saber se há necessidade de disparo do airbag do passageiro ou não.

•Se eu não colocar o cinto de segurança o airbag vai abrir?
Sim ele vai abrir , porém pode não ser tão eficiente e até machucar o passageiro, o cinto foi projetado para ser um complemento do sistema, na colisão o cinto se retrai segurando o passageiro no banco.

•Soco no volante ou painel faz o dispositivo disparar?
Soco no volante não faz disparar airbag.

•Tive um colisão na lateral ou na traseira, meu airbag não abriu por que?
Existem sistemas e configurações de airbag com sensores laterais, caso dos carros mais luxuosos, com cortina laterais de coluna, airbag lateral do banco etc. Mas a grande maioria principalmente os populares só tem sensores de impacto frontal.

•Se a luz do airbag estiver acesa e o veiculo sofrer um colisão o airbag vai abrir?
Não quando a luz do airbag está acesa, significa que existe alguma avaria, o sistema de airbag inteiro está desativado, não vai abrir em caso de colisão.

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