Cuidados na troca do amortecedor

Reparadores devem usar ferramentas certas

O amortecedor é o principal componente do conjunto suspensão por ter um papel importante na segurança do veículo. Por isso, é fundamental realizar no momento certo e fazer a revisão periodicamente.

Os reparadores devem seguir alguns cuidados importantes na hora da execução do serviço. A Monroe, fabricante mundial de amortecedores, tem algumas dicas para auxiliar o profissional.  A primeira é lembrar que mesmo que os amortecedores possuam características físicas semelhantes, é essencial respeitar a tabela de aplicações. Isso porque as cargas dos componentes são únicas e desenvolvidas de acordo com a necessidade de cada veículo.

Segundo o coordenador de Treinamento da empresa, Juliano Caretta, a aplicação errada pode afetar o desempenho. “Montar um amortecedor com a aplicação errada faz com que o equipamento apresente problemas em seu desempenho. Além disso, como a suspensão trabalha sempre em conjunto, o produto inadequado pode sobrecarregar outras peças, comprometendo a eficácia dos mesmos e colocando em risco sua vida útil”, diz.

Dicas

Faça a sangria: A equalização do amortecedor, também chamada de sangria, é importante para que o componente tenha seu desempenho total logo nos primeiros movimentos. “Para realizar o procedimento, o reparador deve deixar a peça na posição de trabalho e abrir a haste até o final. Depois, é preciso virar a peça e fechá-la, completando um ciclo da equalização. Isso deve ser repetido de 3 a 4 vezes, garantindo que o fluído preencha completamente o tubo do produto”, orienta Caretta.moroe_oespectrum

Utilize ferramental apropriado: O uso de ferramentas indevidas para a montagem do amortecedor pode danificar a peça e, consequentemente, o trabalho do reparador. “Muitos profissionais utilizam a máquina pneumática, o que não é indicado. A ferramenta pode causar problemas na haste, no retentor e na válvula do pistão ocasionando, desde ruídos na peça, até o vazamento do óleo do amortecedor e a inoperação do componente. Além disso, dependendo do tipo de dano causado, o amortecedor perde a garantia, causando prejuízo ao dono do carro e ao reparador automotivo”, conclui Caretta.