Ford Focus Sedan Titanium Plus 2.0 – Acima da média

Sedan médio tem quase tudo que um carro de luxo oferece, a um preço razoável; pena que não tem turbo

Existem alguns bons motivos para se gostar do Ford Focus, a ponto de valer a pena pagar os R$ 92.400 pedidos pela montadora pelo modelo na versão Titanuim Plus, o mesmo que avaliamos nesta reportagem.

  • Design é um dos mais elegantes entre os sedans médios
  • Sensor de estacionamento na frente é exclusivo da versão Plus
  • No interior, sensação de conforto e tecnologia
  • Computador de bordo ajuda controlar consumo
  • Bom espaço interno na frente
  • E atrás, também.

É certo que 90 mil é muito dinheiro para um sedan médio, mas aqui é Brasil, e brasileiro gosta de pagar caro por bens de consumo, simplesmente para dizer ao vizinho que pode mais do que ele. Então, é o preço de mercado.

O primeiro motivo é o design. A Ford acertou nas linhas do carro. É impossível ficar indiferente a ele. O segundo é a relação de itens de série, e o terceiro é o conjunto motor-transmissão, dotado de incrível tecnologia flex com injeção direta, e câmbio automatizado de seis velocidades e dupla embreagem. Só faltou o turbo. Uma pena.

Mesmo assim rende 178 cv de potência máxima a 6.500 rpm e torque máximo de 22,5 kgfm a 4.500 rpm (etanol), acelera de 0 a 100 km/h em 9,2 segundos e atinge velocidade máxima de 206 km/h, com 1.414 kg de peso. Ah, se tivesse um turbo…

Vida a bordo
Na ausência do turbo, uma boa lista de itens de série ajudam na decisão pela compra. O principal é o sistema de estacionamento automático, que faz a baliza sozinho e ajuda principalmente os novatos de carta na hora de estacionar.

Infelizmente o sistema não é 100%, pois se perde em situações onde a guia não é tão alta, o que pode causar raladas inconvenientes às belas rodas de liga leve de 17”, mesmo sendo equipado com câmera de ré.

A versão Plus conta ainda com itens exclusivos como sensor de estacionamento dianteiro, faróis de xênon, luzes diurnas de led, banco do motorista com regulagem elétrica em 6 posições, teto-solar, e retrovisores externos com rebatimento elétrico.

O sistema de som é assinado pela Sony (com 5 alto-falantes e 4 tweeters), que se destaca no SYNC Media System com MyFord Touch (GPS, Rádio, CD player MP3, USB/iPod, Bluetooth, LCD touchscreen de 8”, comandos de voz com funções de áudio, telefone, ar condicionado e navegador).

No painel de instrumentos, uma tela de LCD colorida de 4,2” com dados do computador de bordo ajudam na condução mais econômica.

Ainda se destacam dispositivos como piloto automático com limitador de velocidade, ar-condicionado bizone, seis airbags (frontais, laterais e de cortina), chave com sensor de presença, sensor de chuva e acendimento automático de faróis. É caro, mas bem equipado. E se tivesse turbo, seria imbatível.

Ficha técnica
Ford Focus Sedan Titanuim Plus 2.0 Powershift
Motor: dianteiro, transversal, 4 cilindros, 16V, 2.0l, Duratec Direct Flex (etanol/gasolina)
Cilindrada: 1.999 cm³
Potência: 178/175cv a 6.500 rpm (e/g)
Torque: 22,5/21,5Kgfm a 4.500 rpm (e/g)
Câmbio: automatizado de dupla embreagem, 6 velocidades
Direção: elétrica
Tração: dianteira
Pneus: 215/50 R17
Freios: disco ventilado na dianteira e sólido na traseira, com ABS, EBD e ESP
Dimensões: comprimento, 4.534mm; largura, 2.100mm; altura, 1.484mm; entre-eixos, 2.648mm
Peso: 1.414kg
Volumes: porta-malas – 421l; tanque de combustível: 55l
Desempenho: 0 a 100 km/h em 9,2 s; velocidade máxima de 206 km/h
Comsumo (Km/l): cidade – 6,5/9,9 (e/g); estrada – 8,6/13 (e/g)