Ford Novo Ka – O melhor ao volante

Entre os hatches compactos populares, o Novo Ka surpreende pela posição de dirigir e agilidade

O preço é salgado, a partir de R$ 43.190, segundo o site da Ford, mas o Novo Ka com motor 1.0l de 3 cilindros mostrou um ponto muito forte durante a semana de teste de avaliação: a posição de dirigir.

  • Não é o mais rápido nem o mais econômico, mas é o mais divertido de dirigir
  • Traseira estranha: lanternas curtas e desconexas do conjunto
  • Os bancos da frente impressionam pelo bom apoio às pernas
  • Painel segue tendência e elimina termômetro
  • Porta-malas de 257l
  • Topo de linha, mas só 2 encostos

Fazia tempo um popular compacto não apresentava uma posição de dirigir tão boa quanto o Novo Ka. Talvez o modelo que chega mais perto disso é o Fiat Punto na versão T-Jet, e o Peugeot 208, porém são outra categoria de carros. Entre os modelos 1.0 litro, nenhum tem um encaixe tão bom quanto o Ford.

É preciso, no entanto, explicar. A posição do volante no Novo Ka é praticamente a 90º do painel, o que pressupõe um banco mais rente ao assoalho, tal como em modelos esportivos. E é exatamente isso que o carro oferece, enquanto a maioria dos modelos utiliza ângulos mais abertos pois conta com bancos mais altos. Em outras palavras, a posição de dirigir no Novo Ka é menos sentado do que em um Novo Uno, por exemplo. Porém, nem todos gostam disso, o que é uma pena. Assim, se você é daqueles que gosta de dirigir sentado como se estivesse em uma cadeira do McDonald’s, o Novo Ka não é para você.

Vida a bordo
Bom, à parte disso, o motor 1.0l 3 cilindros compre bem o papel para o qual foi desenhado: ser ruidoso, fraco e econômico. Mas, nada muito pior ou melhor do que os da concorrência. Na cidade, até que cumpre bem o papel. E em comparação com outros carros menores, como o VW up!, a sensação de aspereza é menor.

Mas, o que diferencia a versão avaliada da concorrência é a quantidade de itens de série que a Ford fez questão de instalar no Novo Ka top de linha. Afinal, conta com itens que nem todos os modelos médios têm de série, como controle eletrônico de estabilidade (ESC) – como se fosse muito fácil sair de frente ou traseira com um motor 1.0 de 85 cv .

Mas chamou atenção o assistente de partida em rampas (HLA), que por não ter câmbio automático, mas sim manual, é muito útil, principalmente para quem tem pouca experiência ao volante e não se entende direto com os três pedais. Se todos os carros tivessem HLA, metade dos reparadores de para-choques iria à falência.

Outros itens interessantes são as rodas de liga leve 15”, os faróis de neblina dianteiros, computador de bordo, alarme volumétrico e as lanternas traseiras escurecidas. Porém, ainda assim é muito dinheiro para um carro tão pequeno.

Ficha técnica
Ford Novo Ka Hatch SEL 1.0
Motor: dianteiro, transversal, 3 cilindros, 1.0l, Flex (etanol/gasolina)
Cilindrada: 997,35 cm3
Potência: 85/80 cv de 6300 até 6500 rpm (e/g)
Torque: 105,0 Nm a 4500 rpm (e)/ 100,0 Nm a 3500 rpm (g)
Câmbio: manual de 5 velocidades
Direção: hidráulica
Tração: dianteira
Pneus: 195/55 R15
Freios: disco na dianteira e tambor na traseira, com ABS, EBD
Dimensões: comprimento, 3.886 mm; largura, 1.695 mm; altura, 1.525 mm; entre-eixos, 2.491 mm
Peso: 1.026kg
Volumes: porta-malas – 257l; tanque de combustível: 51l
Desempenho: 0 a 100 km/h: nd; velocidade máxima nd
Consumo (Km/l): cidade – 8,9/13 (e/g); estrada – 10,4/15,1 (e/g)

Tags: