Nissan March 1.0 3 cilindros – Urbano, simples e tecnológico

A adoção do motor de três cilindros flex com aquecimento que dispensa tanquinho auxiliar é destaque do modelo

Motor 1.0 litro de 3 cilindros, com 77 cv de potência e 10 kgfm de torque máximo, 964,2 kg de peso, e consumo médio na cidade de 8,8 km/l quando abastecido 100% com etanol. São números bastantes razoáveis para um carro compacto urbano, como o Nissan New March.

  • Por fora continua o mesmo, mas sob o capô um propulsor mais eficiente
  • Aerofólio traseiro é item de série na versão topo de linha SV
  • Acabamento interno é simples e cheio de plástico duro
  • Painel tem computador de bordo
  • Porta-malas de 265 l
  • Bancos traseiros são duros

O problema é o preço. Parte de R$ 36.990, mas o topo de linha, na versão SV, igual a avaliada, custa a partir de R$ 42.190. Até que vem bem equipado, com rodas de liga leve 15”, sistema de som com USB, bluetooth, volante multifuncional, aerofólio com brake light integrado, faróis de neblina dianteiros, retrovisores externos com regulagem elétrica, vidros, travas, direção elétrica, ar-condicionado e computador de bordo, mas, ainda é um compacto popular.

Vida a bordo
A melhor qualidade do pequeno March é o tamanho. Típico carro urbano, fácil de manobrar, ainda mais com a assistência elétrica que torna a direção bem leve, mesmo com rodas aro 15 e pneus 185/60. Além disso, o diâmetro de giro de apenas 4,5 metros ajuda a sair de locais apertados.

O motor 3 cilindros dá conta do recado no trânsito do dia a dia. Apesar de menor e um pouco mais ruidoso, acelera bem. Mas o que surpreendeu foi o desempenho carregado. Com mais de 300 Kg de carga, não deixou a desejar, mesmo nas subidas.

Outra tecnologia bem vinda no March é o sistema de partida a frio sem tanquinho, Flex Start® Bosch, que dispensa o uso de gasolina em dias frios e ajuda a reduzir emissões, de acordo com a montadora, e colabora com o consumo, que durante a semana de testes ficou dentro do esperado, com média de 9 km/l na cidade, (etanol) com trânsito moderado a intenso.

A dirigibilidade do March é agradável, mesmo sem muita potência é possível se divertir ao volante, pois o carrinho é bem leve e estável. A visibilidade é muito boa, e dispensa o uso de sistemas de auxílio de estacionamento. Mas o acabamento é precário, cheio de plásticos duros. O banco traseiro também é duro e pouco confortável, assim se for fazer uma longa viagem, uma almofada será bastante útil.

Definitivamente, é carro de uso urbano, porém o espaço interno é bom, tanto para quem está na frente quanto atrás.

Por fim, o pequeno March conta com boa quantidade de tecnologia (flex sem tanquinho, direção elétrica, ar-condicionado e computador de bordo), e alguns detalhes que podem melhorar.

Ficha técnica
Nissan Novo March 1.0 3 cilindros
Motor: dianteiro, transversal, 3 cilindros, 12 V, flex (gasolina e etanol), sistema de Variação Contínua da Fase de Abertura das Válvulas (CVVTCS)
Cilindrada: 999 cm³
Potência: 77 cv a 6.200 rpm (etanol/gasolina)
Torque: 10 kgfm a 4.000 rpm (etanol/gasolina)
Câmbio: manual, 5 marchas
Direção: elétrica
Tração: dianteira
Pneus: 185/60 R15
Freios: discos ventilados (260 mm) na dianteira e tambor (203 mm) na traseira ABS e EBD
Dimensões: comprimento, 3.827 mm; largura, 1.675 mm; altura 1.528 mm: entre-eixos, 2.450 mm
Peso: 964,2 Kg
Volumes: tanque de combustível: 41 l; porta-malas: 265 l
Desempenho: aceleração de 0 a 100 km/h: 15s velocidade máxima: 154 km/h
Consumo (Km/l): Cidade – 8,8 (Etanol) / 12,9 (Gasolina); Estrada – 10,3 (Etanol) / 15,1 (Gasolina)