Volvo XC60 Inscription T6 – Para quem gosta de acelerar

Com 306 cv, o SUV não tem nada de entediante, pelo contrário, exige perícia do motorista para domar a fera

A nova estrutura de motores Drive-E da Volvo surpreende. Apesar disso, o mais importante a saber a respeito de todo esse desenvolvimento tecnológico é que o investimento foi realizado muito mais para benefício próprio do que para o consumidor, pois infelizmente o preço do carro não diminuiu, pelo menos no Brasil.

  • O design não é o forte do XC60, mas com rodas 20”, tudo se resolve
  • As lanternas são estranhas, mas a dupla de escape é legal
  • Número de botões intimida, mas é fácil de acostumar
  • Painel permite mudar cores e é completo
  • Atrás, conforto total
  • Porta-malas de 490l

A proposta do Drive-E é simples e inteligente: um único bloco comum para uma gama completa de motores quatro cilindros 2.0 l Turbo, com potência de 112 cv a 450 cv, para equipar desde os modelos de entrada até o topo de gama. Nesta reportagem avaliamos a versão T6, com 306 cv, obtidos graças à junção de um compressor ao turbo.

As demais opções são: T2 com 122 cv, T3 com 150 cv, T4 com 190 cv, T5 com 245 cv, T6 com 320 cv (turbo e compressor), e T8 com 400 cv (turbo, compressor e motor elétrico) e Drive-E Protótipo com 450 cv (dois turbos e um terceiro turbo elétrico).

Vida a bordo
É indispensável dizer o que o XC60 é muito bom de aceleração. Desempenho extraordinário para um SUV, porém a suspensão não ajuda, pois não é carro de corrida, mas, sim, um modelo que prima pelo conforto antes da performance. Então, por que esse motor no XC60?

É absurdo, assim como o preço: R$ 215.850, de acordo com a tabela Fipe. A versão que mais se vê nas ruas é a T5, que custa em média R$ 154.679.

Ocorre que a versão de 306 cv vem muito mais bem equipada, com destaque para os sistemas de segurança como o detector de pedestres e ciclistas com frenagem automática, alerta de colisão e leitura de placas de sinalização. Este último é muito útil no dia a dia, porém quando há em uma única placa duas velocidades, ele sempre lê a menor.

Outro item bem interessante é o piloto automático adaptativo, tal como o do Audi A6 que testamos na edição anterior. Acelera e para o carro sozinho, mas é preciso ficar atento ao trânsito pois nem sempre enxerga o carro da frente, principalmente quando algum barbeiro resolve cortar à frente vindo do nada.

Pelo preço podia vir com assistente de estacionamento, mas como o carro não é ruim de visibilidade, seria como um mimo a mais. O importante, porém, é que é um modelo que cuida muito bem dos ocupantes, e tem o sistema de cinto de segurança mais suave de todos os carros já avaliados por esta publicação. Puxar o cinto normalmente querer um certo esforço, no XC60, não. Impressionante.

Outro destaque é o Volvo OnCall, que conecta o veículo a uma central 24h com auxílio de emergência e localização.

Ficha técnica
Volvo XC60 Inscription T6 Drive-E
Motor: Dianteiro, longitudinal, gasolina, 2.0 l, 16 V, injeção direta, turbo e compressor
Cilindrada: 1.969 cm³
Potência: 306 cv a 5.700 rpm
Torque: 400 Nm entre 2.100 e 4.500 rpm
Câmbio: automático de oito velocidades
Direção: elétrica
Tração: dianteira
Pneus: 245/45 R20
Freios: discos ventilados na dianteira e traseria, ABS com EBD, ESP, freio de estacionamento elétrico
Dimensões: comprimento, 4.644 mm; largura, 1.891 mm, altura 1.713 mm e entre-eixos, 2.744 mm
Peso: 1.833 kg
Volumes: porta-malas – 490 l; tanque de combustível: 70 l
Desempenho: 0 a 100 km/h: 6,9s – Velocidade máxima: 210 km/h
Consumo (Km/l) – 14,28 (combinado – urbano/rodoviário)