Audi A3 Sedan 1.4 TFSI Flex – Premium de entrada agora é flex

O sedan compacto passa a ser fabricado no Brasil, ganha motor bicombustível turbo de injeção direta e diversos opcionais tecnológicos

A grande novidade da Audi para o mercado nacional é o lançamento do A3 Sedan 1.4 TFSI Flex, modelo que inaugura uma nova era da marca no País e a coloca definitivamente no segmento popular dos veículos bicombustíveis. Ao mesmo tempo, marca o retorno da produção nacional, na planta de São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba (PR).

  • O A3 Sedan é o primeiro modelo da marca a receber o motor bicombustível
  • Por fora, o carro é o mesmo lançado em 2014, mas o câmbio é o Tiptronic de 6 velocidades
  • A tela central é escamoteável; posição perfeita para o GPS
  • Computador no painel com indicação do assistente de estacionamento
  • Bancos de couro somente na versão Ambition
  • Piloto automático adaptativo é opcional

O carro como um todo não é novo. O modelo chegou ao Brasil em 2014, inicialmente com motor 1.8 TFSI de dupla injeção, e logo em seguida com motor 1.4 TFSI gasolina. Assim, o novo 1.4 TFSI Flex é uma evolução e, como tal, ganhou potência e torque. Enquanto o motor gasolina contava com potência de 122 cv e torque máximo de 200 Nm, o flex vem com 150 cv e 250 Nm.

Porém, o câmbio sofreu downgrade. As versões anteriores contavam com transmissão automatizada de dupla embreagem (S-Tronic) de 7 velocidades; já o novo vem com um automático Tiptronic de 6 velocidades. Mas, como o motor é mais potente e forte, o modelo flex consegue acelerar mais rápido e ser mais veloz: vai de 0 a 100 km/h em 8,8 s, ante 9,4 s do gasolina, e atinge velocidade máxima de 215 km/h, ante 212 km/h do anterior.

O bacana é o preço. A partir de R$ 99.900, na versão Attractive, que vem com ar-condicionado, faróis bi-xenônio com ajuste automático de altura e lavadores, lanternas de LEDs, sensor de estacionamento traseiro e bancos dianteiros com ajuste de altura, sistema star-stop, rádio MMI com alto-falantes, computador de bordo, conexão Bluetooth para telefone móvel e rodas 16”. Porém, esta versão não aceita opcionais.

Já a Ambiente, conta ainda com sensores de luz e chuva e o volante multifuncional com shift paddles e rodas de 17”, porém o preço sobe para R$ 109.990. E, mais bacana são os opcionais que a versão possibilita, com destaque para o pacote Assistance Plus (R$ 18.000), com Active Lane Assist (assistente para mudança de faixa), assistente para luz alta, sistema Auto Park de estacionamento automático com câmera de ré, controle de velocidade de cruzeiro adaptativo com Pre Sense Front, computador de bordo com tela colorida e sistema Keyless Go, que permite destravar o carro e ligar o motor sem necessidade de utilizar a chave fisicamente.

Vida a bordo
Por algumas semanas, avaliamos a versão Ambiente com todos os itens opcionais disponíveis do pacote Assistance Plus, além de sistema de áudio com navegação (R$ 13.000) e pacote Design (R$ 13.000, com bancos de couro sintético, diversos porta-objetos e teto solar panorâmico). O resultado é um carro muito agradável de dirigir, sob medida para percursos urbanos e viagens de média-curta distância, econômico e confortável, mas com preço total de R$ 153.990, algo bem elevado para o padrão brasileiro.

Com etanol, chegou a fazer 12 km/l na cidade, em trajetos longos sem trânsito, e 7 km/l com trânsito moderado. Na estrada, marcou mais de 16 km/l, com gasolina, sempre com ar-condicionado ligado. Um resultado nada mal, porém sempre andando de forma racional, sem acelerações nem freadas bruscas.

Os recursos tecnológicos – todos opcionais – fazem diferença. Contar com um par extra de olhos eletrônicos que possibilitam certo nível de distração em viagens com a família, ajuda bastante. Combinados, o piloto automático adaptativo, o assistente de mudança de faixa e o assistente de luz alta permitem fazer mais do que apenas dirigir, como vigiar mais atentamente os passageiros no banco traseiro ou observar mais detalhadamente a paisagem exterior.

A única crítica para o modelo é a ausência de uma porta USB para recarga do celular. Ao invés disso, o modelo dispõe de uma conexão própria, que obriga do consumidor a adquirir um cabo específico na concessionária. Por que não utilizar o modelo padrão?

Ficha técnica
Audi A3 Sedan 1.4 TFSI Flex
Motor: dianteiro, quatro cilindros, injeção direta, turbo, flex, 1.395 cm³,
150 cv a 4.500 – 5.500 rpm, 250 Nm a 1.500 – 4.000 rpm (etanol/gasolina)
Câmbio: automático de seis velocidades Tiptronic , tração dianteira
Direção: assistência elétrica progressiva variável
Suspensão: independente nas quatro rodas, tipo McPherson na dianteira e multilink na traseira
Freios: a disco ventilado na dianteira e solido na traseira, ABS com EBD e controle de tração ESP
Rodas e pneus: alumínio de 17”, 225/45 R17
Dimensões: comprimento, 4.456 mm; largura, 1.796 mm; altura, 1.416 mm; entre-eixos, 2.637 mm, peso, 1.240 kg
porta-malas, 425 l; tanque de combustível, 50 l
Desempenho: velocidade máxima, 215 km/h (e/g); aceleração 0 a 100 km/h: 8,8 s (e/g)
Consumo (Km/l): cidade: 7,8/11,7 (e/g); estrada 9,9/14,3 (e/g)