Para gastar pouco com manutenção
A fama que precede estes dois modelos é confirmada pelos consultores automotivos do Jornal Farol Alto; nas oficinas, só aparecem quando chega a hora de trocar pastilhas de freios, óleo motor e outro itens simples
Em 2006, a Honda surpreendeu o mercado com o lançamento do New Civic, um carro cobiçado até os dias atuais pela agressividade do design, tanto exterior quanto interior.
Dois anos depois, a Toyota revidou, pois o New Civic tirou a liderança de vendas que o Corolla tinha até então, de forma absoluta.
O que parecia impossível, foi feito: a 10 º geração do Corolla desbancou o New Civic do primeiro lugar de vendas, mesmo não sendo tão bonito quanto o rival. Mas, afinal, o que esses carros têm de tão bom?
Avaliamos dois modelos, ambos 2008/2009, que já contam com motor flex. Segundo tabela Fipe, o Honda tem preço sugerido, na versão LXS automático, de R$ 44.100, enquanto o Corolla XEi automático tem preço médio R$ 47.895.
New Civic
O Honda é bonito e tem motor 1.8 litro de 140 cv, com coletor de admissão variável e comando de válvulas variável algo que a concorrência demorou para fazer.
A suspensão é independente nas quatro rodas e apresenta comportamento dinâmico esportivo, tanto que muitos jovens trocaram o VW Golf e o Audi A3 pelo New Civic.
Porém, não é carro para quem é muito alto, apesar de a posição de dirigir ser excelente para quem tem menos de 1,90m.
Corolla
Assim como o concorrente, a 10ª geração do Toyota chegou como um alívio para a marca, e agradou os consumidores de Corolla, que aguardavam ansiosamente pelo novo modelo.
O design mudou bastante em relação à geração anterior, mas decepcionou quem esperava mais agressividade, para concorrer com o rival New Civic. Porém, mesmo com todo conservadorismo, o Corolla é um sucesso de vendas.
O motor, assim como o Honda, é 1.8 litro, de 136 cv, com controle de válvulas variável na admissão.
No elevador
Ambos veículos foram muito elogiados pelos consultores do Jornal Farol Alto. “São carros que quebram pouco, e se o proprietário for cuidadoso – fizer sempre as manutenções preventivas -, dificilmente terá surpresas desagradáveis”, dizem.
Porém, como nem todo mundo é atento a estas questões, ainda, problemas pontuais podem ocorrer.
Eric Faria, da 3E Motors, e Sérgio Torigoe, da AutoElétrica Torigoe, já presenciaram problemas de carbonização no motor do Corolla. “O cliente simplesmente deixou de trocar o óleo, e para resolver o problema, pois o carro perdeu potência, foi necessário um dia inteiro de trabalho”, afirma Faria. “Mas, depois de quatro flushes, o carro ficou bom”, revela.
Flush é uma técnica de limpeza dos componentes internos do motor por meio de produtos químicos, que evita abrir o motor e consequentemente agiliza o trabalho.
Na oficina de Torigoe, o reparador comenta que o cliente de um Corolla teve problemas com o regulador de voltagem do alternador, que parou de funcionar, o que impedia o carregamento pleno da bateria. “Com o tempo, o carro fica sem partida, pois a bateria não é recarregada como deveria”, diz Torigoe. Por isso é sempre bom verificar se a tensão que está indo para a bateria é a correta (nunca abaixo de 12 Volts).
Um problema comum nos Corolla, segundo o consultor Cláudio Cobeio, da CobeioCar, é barulho na pinça de freio. “É como se fosse pino gasto”, comenta Cobeio ao informar que a própria Toyota reconhece o defeito, e disponibiliza nas concessionárias um kit pinça de freio. “Custa entre R$ 120 e R$ 180, e acaba com o barulho”, diz.
Nos modelos mais novos, ano 2012, porém com 60 mil Km, Cobeio comenta que já precisou trocar válvula de escape queimada. “Um cliente taxista chegou com cilindro falhando e quando abri o motor vi que tinha esse defeito”, afirma.
Já em relação ao New Civic, os consultores reportaram menor quantidade de defeitos, sendo o principal a facilidade para roubar o estepe, no porta-malas. “Fiz uma pesquisa entre meus clientes que têm New Civic e 100% deles disseram que já tiveram o estepe roubado”, diz Sergio Torigoe, da AutoElétrica Torigoe.
O consultor comenta que quando isso acontece e o carro tem trava elétrica, pode ocorrer de fechar o contato e o mecanismo ficar acionado o tempo todo, o que resulta em perda precoce da bateria. “Por isso já vi muito New Civic com uma moeda na fechadura, para impedir que seja aberta por fora, uma vez que o carro conta com comando de abertura interna do porta-malas”, diz Torigoe.
Entre os pequenos defeitos já presenciados pelos consultores constam trinca no farol de milha inferior por choque térmico e curto no chicote da bomba de combustível. “Este último foi um problema de falta de atenção do técnico que fez a manutenção anterior no veículo”, comenta Francisco Carlos, da Stilo Motores.
Em resumo, ambos modelos são extremamente confiáveis e recomendados pelos consultores.
Honda New Civic | Concessionária | Autopeça |
Filtro ar | R$ 73 | R$ 38 |
Filtro de combustível | R$ 37 | R$ 19 |
Filtro de óleo motor | R$ 32 | R$ 14 |
Óleo motor | R$ 21 | R$ 21 |
Filtro de ar-condicionado | R$ 79 | R$ 17 |
Corrente sincronizadora | R$ 353 | R$ 78 |
Correia Poli-V | R$ 110 | R$ 48 |
Jogo de polias | R$ 133 | R$ 130 |
Velas (Jogo) | R$ 304 | R$ 74 |
Cabos de ignição | não utiliza | |
Bobina | R$ 439 (cada) | só conces. |
Pastilhas de freio dianteiro | R$ 276 | R$ 59 |
Pastilhas de freio traseiro | R$ 303 | R$ 53 |
Discos de freio dianteiro (Par) | R$ 258 | R$ 110 |
Disco de freio traseiro (Par) | R$ 200 | R$ 116 |
Amortecedores dianteiros (Par) | R$ 836 | R$ 380 |
Amortecedores traseiros (Par) | R$ 440 | R$ 300 |
Kit de embreagem | R$ 1.290 | só conces. |
Total | R$ 6.501 | R$ 4.503 |
Toyota Corolla | Concessionária | Autopeça |
Filtro ar | R$ 70 | R$ 22 |
Filtro de combustível | R$ 79 | R$ 19 |
Filtro de óleo motor | R$ 29 | R$ 27 |
Óleo motor | R$ 19 | R$ 19 |
Filtro de ar-condicionado | R$ 90 | R$ 24 |
Corrente sincronizadora | R$ 279 | R$ 43 |
Correia Poli-V | R$ 190 | R$ 58 |
Tensionadores | R$ 545 | R$ 210 |
Velas (Jogo) | R$ 70 | R$ 52 |
Cabos de ignição | não utiliza | |
Bobina | R$ 279 (cada) | só conces. |
Pastilhas de freio dianteiro | R$ 178 | R$ 52 |
Pastilhas de freio traseiro | R$ 165 | R$ 182 |
Discos de freio dianteiro (Par) | R$ 413 | R$ 160 |
Disco de freio traseiro (Par) | R$ 300 | R$ 140 |
Amortecedores dianteiros (Par) | R$ 792 | R$ 762 |
Amortecedores traseiros (Par) | R$ 398 | R$ 488 |
Kit de embreagem | R$ 1.070 | R$ 780 |
Total | R$ 5.803 | R$ 4.154 |