Para gastar pouco com manutenção

A fama que precede estes dois modelos é confirmada pelos consultores automotivos do Jornal Farol Alto; nas oficinas, só aparecem quando chega a hora de trocar pastilhas de freios, óleo motor e outro itens simples

Honda New Civic e Toyota Corolla quebram pouco e só entram na oficina para fazer manutenção de itens de desgaste natural

Honda New Civic e Toyota Corolla quebram pouco e só entram na oficina para fazer manutenção de itens de desgaste natural

Em 2006, a Honda surpreendeu o mercado com o lançamento do New Civic, um carro cobiçado até os dias atuais pela agressividade do design, tanto exterior quanto interior.

Dois anos depois, a Toyota revidou, pois o New Civic tirou a liderança de vendas que o Corolla tinha até então, de forma absoluta.

O que parecia impossível, foi feito: a 10 º geração do Corolla desbancou o New Civic do primeiro lugar de vendas, mesmo não sendo tão bonito quanto o rival. Mas, afinal, o que esses carros têm de tão bom?

Avaliamos dois modelos, ambos 2008/2009, que já contam com motor flex. Segundo tabela Fipe, o Honda tem preço sugerido, na versão LXS automático, de R$ 44.100, enquanto o Corolla XEi automático tem preço médio R$ 47.895.

New Civic

O New Civic conta com motor 1.8 litro de 140 cv de potência, com coletor variável e comando de válvulas variável

O New Civic conta com motor 1.8 litro de 140 cv de potência, com coletor variável e comando de válvulas variável

O Honda é bonito e tem motor 1.8 litro de 140 cv, com coletor de admissão variável e comando de válvulas variável algo que a concorrência demorou para fazer.

A suspensão é independente nas quatro rodas e apresenta comportamento dinâmico esportivo, tanto que muitos jovens trocaram o VW Golf e o Audi A3 pelo New Civic.

Porém, não é carro para quem é muito alto, apesar de a posição de dirigir ser excelente para quem tem menos de 1,90m.

Corolla

O motor do Toyota Corolla conta com comando de válvulas variável e rende 136 cv de potência

O motor do Toyota Corolla conta com comando de válvulas variável e rende 136 cv de potência

Assim como o concorrente, a 10ª geração do Toyota chegou como um alívio para a marca, e agradou os consumidores de Corolla, que aguardavam ansiosamente pelo novo modelo.

O design mudou bastante em relação à geração anterior, mas decepcionou quem esperava mais agressividade, para concorrer com o rival New Civic. Porém, mesmo com todo conservadorismo, o Corolla é um sucesso de vendas.

O motor, assim como o Honda, é 1.8 litro, de 136 cv, com controle de válvulas variável na admissão.

No elevador
Ambos veículos foram muito elogiados pelos consultores do Jornal Farol Alto. “São carros que quebram pouco, e se o proprietário for cuidadoso – fizer sempre as manutenções preventivas -, dificilmente terá surpresas desagradáveis”, dizem.

Porém, como nem todo mundo é atento a estas questões, ainda, problemas pontuais podem ocorrer.

Eric Faria, da 3E Motors, e Sérgio Torigoe, da AutoElétrica Torigoe, já presenciaram problemas de carbonização no motor do Corolla. “O cliente simplesmente deixou de trocar o óleo, e para resolver o problema, pois o carro perdeu potência, foi necessário um dia inteiro de trabalho”, afirma Faria. “Mas, depois de quatro flushes, o carro ficou bom”, revela.

Flush é uma técnica de limpeza dos componentes internos do motor por meio de produtos químicos, que evita abrir o motor e consequentemente agiliza o trabalho.

O New Civic perde muito em capacidade de carga no porta-malas. São apenas 380  litros. O Corolla tem 470 litros

O New Civic perde muito em capacidade de carga no porta-malas. São apenas 380 litros. O Corolla tem 470 litros

Na oficina de Torigoe, o reparador comenta que o cliente de um Corolla teve problemas com o regulador de voltagem do alternador, que parou de funcionar, o que impedia o carregamento pleno da bateria. “Com o tempo, o carro fica sem partida, pois a bateria não é recarregada como deveria”, diz Torigoe. Por isso é sempre bom verificar se a tensão que está indo para a bateria é a correta (nunca abaixo de 12 Volts).

Um problema comum nos Corolla, segundo o consultor Cláudio Cobeio, da CobeioCar, é barulho na pinça de freio. “É como se fosse pino gasto”, comenta Cobeio ao informar que a própria Toyota reconhece o defeito, e disponibiliza nas concessionárias um kit pinça de freio. “Custa entre R$ 120 e R$ 180, e acaba com o barulho”, diz.

Nos modelos mais novos, ano 2012, porém com 60 mil Km, Cobeio comenta que já precisou trocar válvula de escape queimada. “Um cliente taxista chegou com cilindro falhando e quando abri o motor vi que tinha esse defeito”, afirma.

Os melhores amigos do bolso, quando o tema é manutenção

Os melhores amigos do bolso, quando o tema é manutenção

Já em relação ao New Civic, os consultores reportaram menor quantidade de defeitos, sendo o principal a facilidade para roubar o estepe, no porta-malas. “Fiz uma pesquisa entre meus clientes que têm New Civic e 100% deles disseram que já tiveram o estepe roubado”, diz Sergio Torigoe, da AutoElétrica Torigoe.

O consultor comenta que quando isso acontece e o carro tem trava elétrica, pode ocorrer de fechar o contato e o mecanismo ficar acionado o tempo todo, o que resulta em perda precoce da bateria. “Por isso já vi muito New Civic com uma moeda na fechadura, para impedir que seja aberta por fora, uma vez que o carro conta com comando de abertura interna do porta-malas”, diz Torigoe.

Entre os pequenos defeitos já presenciados pelos consultores constam trinca no farol de milha inferior por choque térmico e curto no chicote da bomba de combustível. “Este último foi um problema de falta de atenção do técnico que fez a manutenção anterior no veículo”, comenta Francisco Carlos, da Stilo Motores.

Em resumo, ambos modelos são extremamente confiáveis e recomendados pelos consultores.

Honda New Civic Concessionária Autopeça
Filtro ar R$ 73 R$ 38
Filtro de combustível R$ 37 R$ 19
Filtro de óleo motor R$ 32 R$ 14
Óleo motor R$ 21 R$ 21
Filtro de ar-condicionado R$ 79 R$ 17
Corrente sincronizadora R$ 353 R$ 78
Correia Poli-V R$ 110 R$ 48
Jogo de polias R$ 133 R$ 130
Velas (Jogo) R$ 304 R$ 74
Cabos de ignição não utiliza
Bobina R$ 439 (cada) só conces.
Pastilhas de freio dianteiro R$ 276 R$ 59
Pastilhas de freio traseiro R$ 303 R$ 53
Discos de freio dianteiro (Par) R$ 258 R$ 110
Disco de freio traseiro (Par) R$ 200 R$ 116
Amortecedores dianteiros (Par) R$ 836 R$ 380
Amortecedores traseiros (Par) R$ 440 R$ 300
Kit de embreagem R$ 1.290 só conces.
Total R$ 6.501 R$ 4.503
Toyota Corolla Concessionária Autopeça
Filtro ar R$ 70 R$ 22
Filtro de combustível R$ 79 R$ 19
Filtro de óleo motor R$ 29 R$ 27
Óleo motor R$ 19 R$ 19
Filtro de ar-condicionado R$ 90 R$ 24
Corrente sincronizadora R$ 279 R$ 43
Correia Poli-V R$ 190 R$ 58
Tensionadores R$ 545 R$ 210
Velas (Jogo) R$ 70 R$ 52
Cabos de ignição não utiliza
Bobina R$ 279 (cada) só conces.
Pastilhas de freio dianteiro R$ 178 R$ 52
Pastilhas de freio traseiro R$ 165 R$ 182
Discos de freio dianteiro (Par) R$ 413 R$ 160
Disco de freio traseiro (Par) R$ 300 R$ 140
Amortecedores dianteiros (Par) R$ 792 R$ 762
Amortecedores traseiros (Par) R$ 398 R$ 488
Kit de embreagem R$ 1.070 R$ 780
Total R$ 5.803 R$ 4.154