Manutenção Preventiva – Mais atenção aos freios e lâmpadas

O 3º PIt Stop Farol Alto mostrou que os freios e a luz de freio, itens fundamentais de segurança sobre duas rodas, são os mais negligenciados entre os motociclistas

O Consultor 2Rodas do Jornal Farol Alto Valter Tartalho avaliou 14 motocicletas durante o Pit Stop

O Consultor 2Rodas do Jornal Farol Alto Valter Tartalho avaliou 14 motocicletas durante o Pit Stop

Além da avaliação de carros, o 3º Pit Stop Farol Alto contou com o check-up gratuito de motocicletas, realizado pelo Consultor 2 Rodas Valter Tartalho, proprietário da oficina Somoto, na zona Norte. Ao todo, participaram da ação 14 motocicletas, de quatro marcas diferentes (Buell, Honda, Suzuki e Yamaha), e em todas Tartalho encontrou algum tipo de problema.

pitstop-2rodastabela“Os principais foram lâmpadas de freio queimada e freios dianteiros e traseiros já no limite de troca”, afirmou o consultor. “Isso preocupa, pois são itens fundamentais de segurança e se o motociclista não ficar atento, aumenta o risco de sofrer um acidente”, comentou.

De acordo com o levantamento de Tartalho, 36% das motos avaliadas precisavam trocar as pastilhas/lonas do freio traseiro e 28% os dianteiros, assim como 36% dos veículos estavam com a lâmpada de freio queimada.

O segundo item com maior índice de problemas foram a caixa de direção e o alinhamento frontal, todos com 28% de incidência entre o total de motos avaliadas. “Este conjunto de itens são importantes para a dirigibilidade da motocicleta e se não estiverem com a manutenção em dia, potencializam as chances de queda”, explicou Tartalho.

Check-up
pitstop-2rodasresultadoO 3º Pit Stop Farol Alto avaliou 29 itens da motocicleta, tais como alinhamento, buzina, cabo da embreagem, cabo do acelerador, caixa de direção, embreagem, farol, farol alto, filtro de óleo, freio dianteiro e traseiro, integridade da bengala de suspensão, integridade do guidão, integridade dos para-lamas, integridade dos retrovisores, lanterna dianteira e traseira, líquido de arrefecimento, luz de freio, luz de placa, óleo de suspensão, óleo motor, piscas dianteiros e traseiros, relação, TWI dianteiro e traseiro e vazamento motor.

Tartalho comentou que de todos os itens avaliados, somente dois não apresentou defeito em todas as motocicletas avaliadas: farol alto e lâmpadas dos piscas traseiros. “Isso indica que o pessoal tem descuidado bastante da manutenção da moto, o que é preocupante”, disse.

O evento ocorreu no dia 13 de junho, no estacionamento do Telhanorte Aricanduva, na zona Leste de São Paulo.

Leia mais
Manutenção preventiva – Brasileiro ainda não cuida direito do carro
3º Pit Stop Farol Alto – Arrecadação de alimento recorde