Diagnóstico sem eletrônica

Existe um aparelho muito simples e barato que informa como está o motor do carro por dentro: o vacuômetro. Conheça mais sobre essa ferramenta

 

José Carlos Finardi Editor técnico

José Carlos Finardi
Editor técnico

Você sabe diagnosticar o estado do motor do seu carro? A maioria não faz nem ideia. Outros, um pouco mais entendidos, buscarão ajuda da tecnologia, e irão atrás de um scanner eletrônico de alto custo. Já os especialistas utilizam um equipamento simples, que custa em média R$ 100 e oferece bom nível de precisão: o vacuômetro.

O equipamento deve ser instalado em uma tomada de vácuo no coletor de admissão, de preferência na saída do cânister, pois é uma mangueira que dificilmente estará obstruída devido à constância do fluxo de ar que circula por ela.

Após instalado, dar a partida no motor e manter em marcha lenta. Com a temperatura ideal de trabalho, após o primeiro funcionamento da ventoinha, medir o vácuo do motor. A faixa ideal é de 19 a 20 kpa. Se estiver abaixo disso, pode ser que haja um desses defeitos:

O vacuômetro é um equipamento de baixo custo e altamente confiável no diagnóstico de motor

O vacuômetro é um equipamento de baixo custo e altamente confiável no diagnóstico de motor

1. Carbonização nas válvulas – que gera vazamento pois elas não fecham direito devido ao acúmulo de carvão entre a válvula e o guia;
2. Válvulas presas – necessário intervenção mecânica;
3. Correia dentada fora de ponto; ou
4. Distribuidor atrasado.

Se a medição resultar em uma oscilação contínua e acentuada do ponteiro, pode ser válvula torta (por atropelamento de válvula) ou biela torta resultante de calço hidráulico.

Solução
Para saber qual desses problemas é o que ocorre no veículo, o correto é abrir o motor, retirar o cabeçote e verificar os componentes internos. Porém, como a grande maioria dos casos é de carbonização nas válvulas e abrir o motor é muito dispendioso, a recomendação é começar a solução por uma descarbonização simples, com uso de produtos químicos de qualidade.

Feito a descarbonização, refazer a medição e observar o resultado. Se ainda assim o valor ficar abaixo de 19 kpa, uma intervenção mecânica é necessária, e pode ser feita na sequência que apresentamos neste artigo.

Econômetro

O vacuômetro é usado também como econômetro como no Uno

O vacuômetro é usado também como econômetro como no Uno

O vacuômetro tem ainda a funcionalidade de medir a faixa de torque e indicar o melhor aproveitamento do motor. A precisão é tanta que até as montadoras utilizam este equipamento para indicar ao motorista a faixa mais econômica de trabalho do motor.

Exemplo disso são os Fiat Economy que possuem no painel um enorme econômetro, que quanto mais fundo o motorista aperta o pé no acelerador, mais alto vai o ponteiro, e maior é o consumo.