King Ranch à brasileira

Para quem gosta de picape mas quer algo um pouco mais bruto, customizador desenvolve kit que tornar a Ranger em versão apreciada por caubóis americanos

Os amantes de picapes grandes são totalmente ignorados pelas montadoras que estão no Brasil. Nos Estados Unidos, a Ford conta com uma versão batizada de King Ranch para os principais modelos disponíveis, da F-150 até a grandalhona F-450, e foi justamente esta a inspiração que o construtor de Hot Rods Donizete Costalonga, de São Bernardo do Campo (SP), usou montar a Ranger King Ranch das fotos. “Estou fazendo uma replica de um Ford 32 customizado e o cliente pediu um carro especial para puxá-lo. Como é uma revenda Ford, busquei inspiração nas King Ranch que vi quando estive lá”, comenta Costalonga.

  • Com chassis estendido, picape ficou com 6 m de comprimento
  • A picape vista de traseira com rodado duplo: 2,40 m de largura
  • Tapetes ganharam logotipos King Ranch bordados
  • Bancos foram customizados, com costura branca e logotipo
  • O interior: painel origina e bancos personalizados; ao lado
  • O motor original da picape, um turbodiesel de cinco-cilindros 3.2l, que desenvolve 200 cv e 47,9 kgfm de torque
  • Assinatura do customizador no chassis
  • Rodas importadas, da versão norte-americana
  • Os logotipos King Ranch e do customizador

As picapes King Ranch nasceram em 2001, como uma série especial da F-150, nos EUA; uma homenagem da Ford a uma das maiores fazendas do mundo, a King Ranch, localizada no sul do Texas. Em 2003, virou versão de série da linha de picapes, da F-150 até a F-450, e também da SUV Expedition.

Costalonga explica que para produzir a versão brasileira da King Ranch foi utilizado um Ford Ranger 3.2 TD Limited CD 4×4 como base, porém com chassis aumentado em 65 cm. “Como sempre precisamos de mais espaço, estendi a caçamba e no final a picape ficou com 6 metros de comprimento”, afirma o construtor. Como consequência, o entre-eixos também cresceu, para 3,87m.

Para dar mais agressividade ao modelo, e deixar a King Rang mais próxima da versão F-450 americana, Costalonga desenvolveu um sistema de rodagem dupla. “Importamos as rodas dos Estados Unidos, e para não precisar trocar o eixo traseiro desenvolvi uma flange para acoplar as rodas externas juntamente com a roda interna”, explica.

Porém, o novo duplo rodado necessitou de um paralamas mais proeminentes para acomodar as rodas. A solução encontrada foi produzí-los artesanalmente, à mão. “Depois de pronto, o carro ficou com largura total de 2,4m”, comenta Costalonga. A original tem 1,85m.

Interior
Além de mexer no design externo, Costalonga todo cuidado para tornar a Ranger em uma verdadeira King Ranch. “Também trouxe dos Estados Unidos emblemas e calotas iguais às Super Duty americanas, as lanternas, os apliques e o símbolo”, afirma Costalonga.

Por dentro, o customizador caprichou nos detalhes, ao substituir os bancos originais por outros customizados com costura branca e o logo King Ranch, além de aplicar o logo nos tapetes. “Vamos apresentar a Ranger King Ranch na inauguração de uma concessionária Ford de São Bernardo do Campo, e aproveitar para lançar o kit comercialmente, para o consumidor que tiver interesse em ter uma picape maior e mais chamativa”, afirma o construtor.

Ficha técnica
Ford Ranger King Ranch 3.2 Diesel
Motor: dianteiro, longitudinal, diesel, turbocompressor, common rail, 3.2l, cinco-cilindros, 20V, DOHC, 3.198 cm³, 200 cv a 3.000 rpm, 47,9 Kgfm a 1.750 rpm
Câmbio: automático 6 marchas marchas
Direção: com assistência hidráulica
Tração: integral
Suspensão: dianteira: independente, braços sobrepostos; traseira, eixo rígido
Freios: dianteiros a disco ventilados e tambor na traseira
Rodas e pneus: liga leve, 255/70 R16
Dimensões: comprimento, 6.000 mm; largura, 2.400 mm, altura 1.848 mm; entre-eixos, 3.870 mm, peso, n/d
caçamba, n/d; tanque de combustível, 80 l
Desempenho: velocidade máxima, n/d; aceleração 0 a 100 km/h: n/d
Consumo (Km/l): – n/d