Dodge Dart 1974 – Clássico de arrancada

Antigo V8 318 recebe componentes de competição e embreagem de kevlar para render mais de 340 cv de potência

Apesar de ser um monstrengo para os padrões brasileiros, o Dodge Dart Coupé 1974 era considerado, na época, um veículo compacto nos Estados Unidos. Em 1969, a Chrysler começou a produzir o Dart no Brasil, sendo que a versão coupé foi lançada somente em 1971.

 

O motor V8 do Dodge Dart 1974 recebeu diversas atualizações e rende agora mais de 340 cv

O motor V8 do Dodge Dart 1974 recebeu diversas atualizações e rende agora mais de 340 cv

A grande sensação era o motor V8 de 318 polegadas cúbicas (5.212 cm³), que rendia 198 cv a 4.600 rpm, e torque máximo de 41,5 kgfm a 2.400 rpm. Era o maior motor produzido no País.

O carro dessa reportagem estava na oficina do preparador Sérgio Pires, a Sérgio Performance, e recebeu diversas modificações para se tornar um carro de arrancada, porém sem perder totalmente as características de rua.

Modificações
Como todo bom carro de arrancada, o que conta é força e potência para sair da imobilidade o mais rápido possível e também ganhar muita velocidade em curto espaço de tempo. Assim, a primeira providência foi equipar o Dart com um sistema de óxido nitroso (o popular Nitro).

Detalhes do interior do muscle car...

Detalhes do interior do muscle car…

Ao mesmo tempo, o motor ganhou uma série de novos componentes, para suportar o aumento de torque e potência, como cabeçote com válvulas retrabalhadas, instalação de comando 296, para deixar o carro em condição de uso urbano – por ser carburado, pistão com tratamento especial para aumentar a taxa de 8,:1 para 10:1, coletor de admissão especial Edelbrock e carburador Holley 650 CFL de competição.

Com tudo isso, o carro passou a contar com 340 cv de potência e 62 kgfm de torque máximo, sem o Nitro, que quando acionado, adiciona mais 120 cv ao motor.

... , que recebeu rodas de tala larga para arrancada

… , que recebeu rodas de tala larga para arrancada

A caixa de câmbio é a original, de quatro velocidades, porém a embreagem foi substituída por uma especial, da norte-americana Centerforce, para aguentar a carga de pressão quando entrar o nitro. O modelo escolhido foi uma de disco dual friction, com kevlar em um lado e outro convencional com lona trançada.

Para manter a tração, o diferencial foi encurtado de 3,70 para 3,93, e blocado com carga de 80% para evitar patinação de uma só roda ao arrancar com o veículo. Além disso, os amortecedores foram recalibrados para manter a aderência, e a fixação do eixo traseiro foi reforçada.

Como se trata de um carro de arrancada, as caixas de rodas foram alargadas para receber rodas maiores.

Ficha técnica
Dodge Dart 1974 – Sergio Performance
Motor: dianteiro, longitudinal, V8, 318, gasolina, 16V, 340cv (+120 cv com nitro), 62 mkgf
Câmbio: manual de quatro velocidades, com diferencial blocado e reduzido para ganhar força em baixa (arrancada)
Direção: mecânica, sem assistência
Tração: traseira
Suspensão: eixo de torção na dianteira e eixo rígido com feixe de molas na traseira
Freios: dianteiros a disco ventilados e tambor na traseira
Rodas e pneus: liga leve, 255/60 R15
Dimensões: comprimento, 4.960 mm; largura, 1.810 mm, altura 1.390 mm; entre-eixos, 2.820 mm, peso, 1460 kg
porta-malas, 436 l; tanque de combustível, 62 l
Desempenho: velocidade máxima, n/d aceleração 0 a 100 km/h: n/d
Consumo: n/d