Hora da revisão – Potência limitada pelo filtro

Picapes, vans e VUCs diesel sofrem mais na cidade, consumo aumenta e perdem força, até que uma luz acende no painel. Saiba por que e como evitar que isso ocorra

José Carlos Finardi Editor técnico

José Carlos Finardi
Editor técnico

Um problema que tem acontecido com bastante frequência entre os proprietários de vans e VUCs (veículos urbanos de carga) movidos à diesel, fabricados a partir de 2012, é a repentina perda de potência acompanhada do acendimento da luz de anomalia do filtro de partículas. Isso ocorre por causa da saturação do filtro, uma vez que trata-se de veículos que rodam majoritariamente em circuito urbano, a baixa velocidade e rotação.

Em 2012, entrou em vigor uma nova legislação de emissões de gases poluentes, a Euro 5, que obrigou as montadoras de veículos comerciais movidos à diesel (inclusive picapes) instalar o filtro de partículas em todos os modelos. Como o próprio nome diz, o componente serve para filtrar o material particulado resultante da má queima do diesel e, como todo filtro, uma hora satura e precisa de manutenção.

Luz de anomalia do filtro de partículas acesa (em destaque); quando isso acontece, regeneração do filtro deve ser realizada somente com scanner

Luz de anomalia do filtro de partículas acesa (em destaque); quando isso acontece, regeneração do filtro deve ser realizada somente com scanner

Como se trata de uma peça muito cara, custa entre R$ 7.000 e R$ 15.000, dependendo do modelo do veículo, as montadoras desenvolveram um procedimento para descontaminar o componente que pode ser realizado pelo próprio motorista. O ideal é que ao menos uma vez ao mês, o veículo de rodar por no mínimo meia hora com velocidade acima de 60 km/h e rotação elevada (acima de 2.500 rpm), pois assim o sistema entra em processo de regeneração do filtro. É importante neste período de tempo evitar de a rotação cair para menos de 2.500 rpm. Se isso acontecer, o sistema abortará o procedimento de regeneração e será necessário começar tudo de novo.

Perda de potência
Quando o filtro satura e há perda de potência no motor, o processo de autoregeneração não funciona mais. Assim, não adianta tentar acelerar o carro. Isso porque quando o veículo chega a este ponto, o nível de material particulado é tão grande que há, inclusive, a necessidade de utilizar aditivos para ajudar a dissolver os resíduos.

Sair dessa situação é relativamente fácil, porém é preciso contar com os serviços de um profissional aparamentado com um scanner apropriado para realizar uma regeneração forçada. O equipamento eletrônico acessa o módulo de controle de injeção do veículo, libera a potência do motor, lê as condições do filtro e efetua o procedimento até que fique 100% limpo. O tempo de duração varia de 20 minutos a 1 hora, dependendo do nível de saturação do filtro.

Na pior das hipóteses, há a necessidade de troca do filtro. Porém, como já foi dito, trata-se de uma peça muito cara, e uma alternativa é utilizar um produto que ajuda a dissolver a fuligem, como o Fuel Cleaner, da Autoplast. Em testes realizados pelo Canal 100% Motor, o produto mostrou ser altamente eficiente. Confira o vídeo no Youtube: www.youtube.com/100porcentomotortv.