Quem é a favor da vida?

Outubro será um mês tão corrido quanto foi setembro, que contou com diversos eventos do setor automotivo. Os principais foram o lançamento da tecnologia Start-Stop em um compacto popular, o Fiat Novo Uno Evolution (pág. 6), a Automechanika Frankfurt, maior feira de autopeças do mundo (pág. 7) e Congresso SAE BRASIL (pág. 5). Em comum, […]

Outubro será um mês tão corrido quanto foi setembro, que contou com diversos eventos do setor automotivo. Os principais foram o lançamento da tecnologia Start-Stop em um compacto popular, o Fiat Novo Uno Evolution (pág. 6), a Automechanika Frankfurt, maior feira de autopeças do mundo (pág. 7) e Congresso SAE BRASIL (pág. 5). Em comum, estes três eventos trouxeram novidades, ainda que as do Congresso SAE BRASIL sejam para um futuro próximo.

Este mês começa com eleições para presidente, governador, senador e deputados (federal e estadual), com possíveis alterações importantes no cenário político brasileiro e, se possível, na economia também. Já não podemos mais ser um país de commodities agrícolas, precisamos ser uma nação industrializada, com política industrial definida e coerente às necessidades da população.

Precisamos de um política industrial específica para o setor automotivo que leve em consideração elementos importantes como a inspeção técnica veicular (de segurança e ambiental) e a reciclagem de 100% do veículo, pois já não é mais admissível que os carros que já não servem mais a ninguém terminem no fundo das represas.

As montadoras devem ser responsáveis por retirar esses carros das ruas, como parte do ciclo de vida do produto. Afinal, não são todas elas amigáveis ao meio ambiente nas propagandas de TV e anúncios de revistas? Diariamente recebo textos de divulgação das mais diversas empresas do setor sobre as centenas de ações e milhões de reais que investem em processos e ações ambientais.

Inspeção veicular
Obrigar o dono do carro a manter o veículo em condições mínimas de segurança e com o motor devidamente regulado é muito mais do que uma questão ecológica ou econômica. É uma questão de saúde pública, principalmente, pois o veículo inspecionado é menos propenso a quebras inesperadas e com isso se reduz os riscos de acidentes e, além disso, motor bem regulado polui menos, o que melhora a qualidade do ar e reduz o número de internações e mortes.

Os benefícios da inspeção técnica veicular são tantos que somente os hipócritas e demagogos a criticam. Custa dinheiro? Sim, custa. Mas é por um bem maior.

É uma pena que no Brasil os estudos multidisciplinares são escassos, as autoridades míopes e a população ignorante e despreocupada para este tipo de questão. Afinal, morrer atropelado porque o caminhão perdeu o freio faz parte da vida, certo? Ou ainda, morrer asfixiado porque o ar está ruim, também. Mas é claro que não!

No mês que vem, os Consultores Automotivos do Jornal Farol Alto realizam um grande mutirão de revisão coletiva, gratuita, para avaliar a situação dos automóveis que circulam pela cidade de São Paulo. Será um dia de check-up, em que serão vistoriados mais de 20 itens de segurança do veículo, e ao final o dono do carro recebe um relatório de como está o veículo. Não haverá aprovação nem reprovação, mas conscientização da importância de ter o carro em ordem.

Somos a favor da manutenção preventiva, e mais ainda da inspeção técnica veicular, pois somos a favor da vida. É preciso ser responsável ao adquirir um veículo, e dirigir de forma segura e com segurança.

Salão do Automóvel
O mês de outubro termina com a abertura do Salão do Automóvel de São Paulo, o mais importante evento da indústria automotiva na América do Sul. Como há dois anos, quando começamos a editar o Jornal Farol Alto, estaremos lá para cobrir mais este evento. Na próxima edição, em novembro, traremos as principais notícias do evento.

Alexandre Akashi
Editor

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