Manutenção preventiva automotiva: por que fazer?
O automóvel é uma máquina e se estiver ruim vai provocar um resultado ruim, independentemente da condição de alerta do motorista
Junho é, na cidade de São Paulo, o “Mês pela Conscientização da Manutenção Preventiva dos Automóveis”. A data foi instituída no calendário oficial do município em 2007, iniciativa adotada posteriormente por outras cidades como Bragança Paulista-SP, (SP), Sorocaba (SP), Vitória (ES), Boa Vista (RR) e o Estado do Paraná.
Porém, infelizmente, não existe nenhum tipo de ação programada pelas administrações públicas para justificar a data. A busca nos portais Web das cidades e estado acima listados pelas palavras “manutenção preventiva” e “automóvel“ não resultou em nada. Lamentável.
No entanto, no mês passado, diversas ações foram divulgadas por conta do Maio Amarelo, para conscientizar o motorista de que ele deve dirigir de forma segura, a fim de evitar acidentes. Empresas públicas e privadas, governos estaduais e municipais montaram campanhas nas ruas e na mídia para dizer: “Ei você, motorista, não use o celular ao dirigir, não beba antes de dirigir e dirija devagar”.
Mas, em nenhum momento alertou para a necessidade de manter o veículo em ordem, consertar o freio que já não está assim tão bom, ou revisar o motor, que pode estar desregulado e consumindo mais do que o normal e, consequentemente, poluindo mais do que deveria.
Oras, como é possível dirigir uma máquina em segurança se ela não passa por uma inspeção técnica regular que certifica o bom estado de funcionamento? Com mágica? O automóvel é uma máquina e se estiver ruim vai provocar um resultado ruim, independentemente da condição de alerta do motorista.
Assim, é incoerente pedir atenção ao volante e ignorar o mau estado do veículo. Nos países desenvolvidos, onde nasceu o Maio Amarelo, a inspeção técnica veicular é obrigatória a todos, e quem se recusar a fazer sofre penas gravíssimas.
Mas, aqui no Brasil, vamos tampando o sol com a peneira. Pra que manutenção preventiva? Em tempos bicudos como o que vivemos atualmente, nada é mais inteligente do que fazer a manutenção preventiva do automóvel. Mas, quem tem tempo para isso? Se essa é a sua desculpa, imagine, então, a cena: você, esposa e filhos estão atravessando a rua e, de repente, uma roda de ônibus se solta e só você sobrevive. Na sequência, o dono do ônibus te diz: “Desculpe, não tive tempo de revisar o veículo”.
Segundo dados divulgados no mês passado pela OMS – Organização Mundial de Saúde, em Genebra, Suíça, o Brasil apresenta taxa de 23,4 mortes no trânsito para cada 100 mil habitantes, o que leva o país a ter o quarto pior desempenho no continente americano, atrás de Belize, República Dominicana e Venezuela.
Para alertar sobre este fato e tentar conscientizar o motorista que a manutenção preventiva do automóvel é uma boa ideia, esta edição traz reportagem especial com depoimentos dos nossos consultores automotivos sobre os benefícios de cuidar bem do veículo, tanto para o bolso do proprietário, quanto para a saúde e segurança de toda a sociedade, assim como para o meio ambiente.
Os editores
Alexandre Akashi e
José Carlos Finardi