Hyundai HB20 1.0 Turbo: No meio tem um turbo

Lançado para ser modelo intermediário, o HB20 Turbo tem potencial para conquistar ainda mais consumidores

Os carros com motor 1.0l estão deixando de ser populares, pelo menos no preço. Este é o caso do Hyundai HB20, lançado em setembro de 2012, com inovador motor 3 cilindros, e mesmo com preço bem superior ao da concorrência, fez sucesso imediato.

  • Sem alterações estéticas, o HB20 Turbo custa a partir de R$ 47.445
  • Hatch é mais lento e menos econômico
  • Silhueta tipo sedan é mais estável
  • Interior é idêntico às versões Plus e Style
  • Câmbio de seis marchas
  • Vista frontal do motor 1.0 3 cil turbo
  • Vista frontal do motor: 105 cv
  • Turbina acopla no coletor de escape

A família cresceu, logo em seguida chegou a versão sedan, depois um modelo “aventureiro”, e mais recentemente, um “esportivo”. Mas, o que faltava era uma versão intermediária, entre o 1.0l e o 1.6l, lacuna esta que a marca acaba de preencher com o lançamento do HB20 1.0 Turbo.

O motor da família Kappa de três cilindros recebeu uma série de modificações por conta da adição do pequeno turbo de geometria fixa, baixa inércia e 34 mm de diâmetro, que gira a 230.000 rpm e pressuriza o ar positivamente para dentro da câmara de combustão a 0,9 bar. Junto com o turbo, um intercooler tipo ar-ar para resfriar o ar admitido.

Entre as mudanças, um novo cabeçote com coletor de escape integrado, onde logo em seguida está posicionado o turbo. Por dentro, novas bielas e bronzinas, além de coxins reforçados e velas de iridium, para 100.000 km.

O filtro de ar também é diferente, assim como a bomba de combustível, mais forte: passa de 3,5 para 3,8 bar. Já os bicos injetores são de maior vazão, agora com 10 furos. Como todo turbo de fábrica, a lubrificação é comum ao motor. Assim o óleo tem nova especificação, ACEA A5, mais resistente à temperatura.

Tudo isso para aumentar a potência de 80 cv para 105 cv, e o torque de 10,2 para 15 kgfm (etanol). Um bom aumento e nem foi preciso investir em injeção direta de combustível.

O preço das novidades porém é alto. Os modelos turbo custam R$ 3.700 a mais do que os aspirados, e R$ 2.650 a menos do que o 1.6 (na versão Comfort Style). Assim, o modelo mais em conta é o HB20 1.0 Turbo Comfort Plus, por R$ 47.445, enquanto o Comfort Style sai por R$ 51.595. No sedan, a versão Comfort Plus custa R$ 51.475, e a Comfort Style, R$ 55.225.

Na pista
O palco do test drive foi o autódromo de Interlagos, onde foi possível verificar o desempenho do carro da forma mais equivocada possível: com pé em baixo, atacando curvas e com motor sempre cheio.

O resultado foi divertido, e mesmo sem uma preparação especial de suspensão foi possível sentir um bom equilíbrio na dirigibilidade, mas nada diferente do modelo de 2012.

Ao final da reta dos boxes, aceleração máxima de 140 km/h após um bom tempo com o pé no talo do acelerador, em quarta marcha, foi o máximo atingido. Para um três cilindros 1.0l, nada mal. Vai dar trabalho para a concorrência, com certeza.

Ficha técnica
Hyundai HB20 e HB20S 1.0 Turbo
Motor: Kappa, dianteiro, transversal, flex, 3 cilindros em linha, 1.0l, 12V, DOHC, CVVT, 998 cm³, 105/98 cv a 6.000 rpm (etanol/gasolina), 15/13,8 kgfm a 1.500 rpm (e/g), diâmetro x curso: 71X84mm, taxa de compressão: 9,5:1
Câmbio: manual de seis velocidades
Direção: hidráulica
Suspensão: independente na dianteira, tipo McPherson, e eixo de torção na traseira, com molas helicoidais e barra estabilizadora
Freios: dianteiros a disco ventilados e tambor na traseira, ABS
Rodas e pneus: liga leve, 185/60 R15
Dimensões (h/s): comprimento, 3,920/4.230mm; largura, 1.680mm; altura, 1.470mm; entre-eixos, 2.500mm, peso, 1.053/1.068kg; porta-malas, 300/450l; tanque de combustível, 50l
Desempenho: velocidade máxima: h – 182/178km/h (e/g), s – 183/179km/h (e/g); aceleração 0 a 100 km/h: 11,2/12,1s (e/g) (hatch e sedan)
Consumo PBEV INMETRO (Km/l e/g): urbano – hatch: 8,2/11,6; sedan: 8,4/11,9; rodoviário – hatch: 11,6/14,3; sedan:10,5/15,2