Qualidade – Nem peça genuína escapa

Depois de rodar 32 mil km, correia dentada rompe e causa enorme transtorno ao motorista. Por sorte, não atropelou válvulas

Alexandre Morikawa Automecânica e Elétrica Morikawa R. São Paulo de Oliveira, 877  Jd. Cumbica, Guarulhos  (11) 2481-3819

Alexandre Morikawa
Automecânica e Elétrica Morikawa
R. São Paulo de Oliveira, 877
Jd. Cumbica, Guarulhos
(11) 2481-3819

Sempre falamos neste espaço da importância da manutenção preventiva e também da utilização de peças de qualidade. Recentemente, tivemos um caso inusitado, o primeiro que já vi na vida, uma surpresa desagradável para todos, pois coloca sob suspeita a qualidade das peças genuínas, vendidas no balcão das concessionárias.

Tenho um cliente que utiliza o carro para diversas viagens a trabalho. Praticamente corre o Brasil inteiro durante o ano. Em 2013, adquiriu um Fiat Novo Palio 1.4 EVO e como depende totalmente do veículo para trabalhar, não descuida da manutenção. O nível de utilização é tão grande, que apenas um ano depois, em 2014, trocou a correia dentada, pois já havia rodado 54.000 km.

A correia original certamente duraria outros 30.000 km. Quando a retiramos, estava em bom estado ainda. Mas, como não gosta de se arriscar, seguiu as recomendações do manual do proprietário, e trocou. Para se assegurar de que estava comprando uma peça de qualidade, foi à concessionária e adquiriu uma correia nova, genuína, e trouxe para nós efetuarmos o serviço.

O carro é relativamente novo, e foi comprado 0Km em 2013

O carro é relativamente novo, e foi comprado 0Km em 2013

No final do ano passado, após rodar 32.000 km com a nova correia dentada, em viagem a Brasília, no Distrito Federal, parado em um semáforo, de repente o carro morreu. Do nada, parou de funcionar. Tentou dar na chave e nada. Tentou novamente e mais uma vez, sem obter sucesso.

A correia foi adquirida pelo motorista

A correia foi adquirida pelo motorista

Estava próximo à casa de um parente, que o indicou para uma oficina na região, onde constatou o defeito. Por ter feito o serviço conosco e contar com seguro com guincho ilimitado, trouxe o carro para nós, aqui em São Paulo.

Verificamos algo incrível. Toda a correia dentada estava trincada, porém os dentes em bom estado. Os cordonéis de fibra de vidro internos quebraram por toda a extensão da correia, de forma que poderia ter se rompido em qualquer ponto.

Por sorte, o motor 1.4 EVO conta com características construtivas que reduzem as chances de atropelamento de válvulas quando este tipo de situação acontece. Isso é bom, pois a primeira reação do motorista quando o carro apaga é dar a partida novamente e, na maioria dos casos, quando a correia dentada se rompe, as válvulas batem na cabeça dos pistões e empenam, e isso requer a retífica do cabeçote e troca das válvulas.

No caso do motor 1.4 EVO deste veículo, os pistões têm cabeças com a parte superior rebaixado e abaulado para dentro. Assim, ao dar a partida no motor, os pistões não encostaram nas válvulas.

Rebaixo evitou atropelo de válvulas

Rebaixo evitou atropelo de válvulas

Assim, trocamos a correia ruim por uma nova, e como a compra da peça foi feita pelo dono do carro, cabe a ele ir atrás da garantia, uma vez que este tipo de componente tem durabilidade garantida para 60.000 km, de acordo com a montadora.