Nova por fora e por dentro

Reforma nas instalações e nova cultura empresarial amplia clientela da Morikawa

Quem entra na Autoelétrica Morikawa hoje não imagina a transformação que a oficina tem sofrido nos últimos dois anos.
“Toda esta área aqui era descoberta, e a gente consertava carro sob o sol e a chuva”, comenta o proprietário, Alexandre Morikawa, aos contar que o investimento na reforma ocorreu depois que a irmã mostrou a fachada da oficina no Google Maps. “Não gostei do que vi e decidi mudar, deixar mais bonita e organizada”, diz.

A equipe da oficina, com Alexandre Morikawa (esq.). Após reforma, quantidade de novos clientes aumentou

A equipe da oficina, com Alexandre Morikawa (esq.). Após reforma, quantidade de novos clientes aumentou

Simultaneamente, o reparador se inscreveu em diversos cursos no Sebrae, sobre gestão empresarial, e passou a aplicar as técnicas administrativas na empresa. “Não tinha nem cadastro de clientes até então”, afirma.

Engano

A recepção da oficina, com sala de espera

A recepção da oficina, com sala de espera

O início da vida profissional como reparador automotivo ocorreu por engano, segundo Morikawa. “Queria abrir uma loja de som e acessórios automotivos, mas para isso me indicaram um curso de autoelétrico no Senai, e descobri que podia fazer muito mais do que instalar som”, diz. Assim, em 5 de dezembro de 1988, abriu a oficina, nos fundos da casa do pai, no mesmo endereço que está até hoje, no Jardim Cumbica, em Guarulhos.

Ao fundo, novo pátio, com iluminação natural

Ao fundo, novo pátio, com iluminação natural

“Comecei sem um centavo no bolso. Até abrir a oficina, trabalhava como relojoeiro e o pouco que ganhava ia comprando ferramentas e montando um pequeno estoque de autopeças”, lembra.

O primeiro funcionário foi o irmão mais novo, Fernando, que até hoje trabalha na oficina. “Ele tinha 12 anos quando abri a oficina e vinha sempre me ajudar”, diz Com o passar do tempo, Morikawa foi ampliando a gama de serviços, e hoje conta com seis colaboradores, sendo dois mecânicos, um eletricista, um ajudante e duas assistentes administrativas, que cuidam da recepção e do trabalho de escritório.

GAEQ

Alexandre e o irmão, Fernando Morikawa

Alexandre e o irmão, Fernando Morikawa

O início das mudanças na empresa de Morikawa ocorreu quando foi convidado por um amigo a participar do GAEQ (Grupo Automotivo Excelência e Qualidade), que conta com nove empresas de reparação automotiva e se reúnem mensalmente para trocar experiências e aprender sobre gestão empresarial. “Agora estou começando a virar empresário”, diz satisfeito com as mudanças.

Uma delas foi a informatização da oficina, que passou a contar com um software de gestão online para cadastro de clientes e serviços. “O programa me ajuda muito, todos os meses há atualizações e isso facilita a vida”, diz.

A soma reforma das instalações e a nova cultura empresarial já tem rendido bons frutos. “Percebi uma renovação de clientes muito grande, teve mês que a quantidade de clientes novos foi maior do que os antigos’, comenta.