Luz no fim do túnel

Manter as lâmpadas sempre em ordem não é tarefa difícil, certo? Então por que diariamente centenas de carros rodam pelas ruas com luzes de freios, lanternas e até mesmo faróis apagados?

Cena comum no trânsito, rodar com luzes de freio queimadas

Cena comum no trânsito, rodar com luzes de freio queimadas

O que se faz quando a lâmpada da sala, quarto ou cozinha queima? Troca-se certo? Imediatamente, ou pelo menos, na manhã seguinte, pois ninguém gosta de ficar no escuro. E quando uma lâmpada queima no carro?

Se for a do farol, pode ser que em uma semana o motorista se lembre de trocá-la, mas se for a do freio, quem sabe depois de um ano? A desculpa é sempre a mesma: não sabia que estava queimada, pois como fica na parte de trás do carro não consigo ver e não tenho como adivinhar…

Assim, eis uma dica: sempre que abastecer o carro no posto, peça ao frentista para ajudá-lo a conferir se todas as luzes da lanterna traseira acendem. Só tome cuidado com as de seta, pois se não for uma pessoa muito esperta, você terá como resposta o seguinte: “Está acendendo, agora apagou! Acendeu de novo, e já apagou. Voltou a funcionar, mas já parou de novo!”…

Brincadeiras à parte, a troca das lâmpadas não requer muita habilidade, principalmente nos veículos mais antigos. Nos mais novos, existem casos extremos, como o Fiat Doblò, que segundo o consultor automotivo Sergio Torigoe, do Centro de Diagnóstico Automotivo Torigoe, é extremamente complicado e trabalhoso. “Não é fácil por causa do difícil acesso à lanterna, que fica na coluna traseira”, afirma. Para se ter ideia do quão complicado é, na maioria dos modelos que a Fiat comercializa, o manual do proprietário ensina o passo a passo para a substituição de todas as lâmpadas do carro, porém no Doblò (e agora no novo Fiorino também), a recomendação é ir a uma concessionária da rede.

Dica
Torigoe recomenda o uso de produtos com qualidade reconhecida, de preferência da mesma marca que a montadora utiliza. “Existem produtos genéricos no mercado, importados da China que custam 10 vezes menos do que as de marcas famosas, mas é um tiro no pé, pois queimam com muita facilidade e não compensam a economia”, diz.

“Tenho um cliente que vinha toda semana com lâmpadas queimadas, e ele sempre comprava as mais baratas, até que um precisou trocar os conectores dos faróis pois o calor das lâmpadas derreteram o plástico”, conta Torigoe. “Nesse dia, joguei todas as lâmpadas chinesas dele fora e coloquei uma de marca. Até hoje funciona, e isso já faz mais de dois anos”, comenta.

Desde julho de 2013, os fabricantes e importadores de lâmpadas automotivas só podem produzir e comercializar produtos com o selo do Inmetro, e a partir de julho deste ano, as lojas de autopeças também só podem vender lâmpadas certificadas. Assim, fique atento na hora da compra.

Multa
Vale lembrar que rodar com as lâmpadas das lanternas traseiras, ré, freios, iluminação da placa traseira, piscas, faróis baixo e alto, é infração média com penalidade de multa e quatro pontos na habilitação, além, claro, de aumentar as chances de acidentes.