Férias de inverno – Prepare-se para dias frios

Sistema de ignição e ar-condicionado merecem cuidados especiais na estação mais fria do ano

No próximo dia 21, o inverno começa oficialmente no Brasil e, com isso, os dias de temperaturas mais frias do ano. Bom para ficar em casa, sob as cobertas, com um bom chocolate quente, assistindo TV ou namorando, certo?

serviço

Mas, é quase impossível viver 100% dessa forma e sair de casa é uma necessidade. Ao entrar no carro, que é flex, a primeira surpresa: dificuldade na partida. Ao verificar o famoso tanquinho de gasolina, percebe-se que está vazio ou pior, com meio tanque de gasolina.

“A gasolina tem um prazo de validade, de cerca de 1 mês a comum, e até 6 meses a Pódium, e depois desse período, perde suas propriedades. Quando isso acontece, é preciso drenar a gasolina velha e substituir por uma nova”, recomenda o consultor automotivo do Jornal Farol Alto Francisco Carlos, proprietário da Stilo Motores.

Outro problema comum nas manhãs frias que impede a partida do motor é quando se reabastece o carro com um combustível diferente a poucos metros de casa. “Ao abastecer, o sistema de injeção do veículo entra em módulo de aprendizado, e somente depois de queimar o novo combustível, consegue saber com o que foi abastecido. Isso pode demorar alguns minutos, pois até a nova mistura chegar ao motor, é preciso queimar todo o combustível que está na linha entre o tanque e o motor”, afirma o consultor Sergio Torigoe, do Centro de Diagnóstico Torigoe.

Em casos mais graves, é preciso até substituir velas e cabos. “Em dias com temperaturas mais baixas, se o veículo estiver abastecido com etanol, é necessário que as velas e cabos de ignição estejam em suas condições ideais de funcionamento, para não ocorrer dificuldade na partida do veículo, pois o etanol necessita de temperaturas mais altas para mudar seu estado físico durante a queima, enquanto a gasolina evapora mais rapidamente.”, explica Hiromori Mori, técnico da Assistência Técnica da NGK.

Ar-condicionado
Uma vez dentro do carro, e para deixar o frio do lado de fora, é comum ligar o aquecedor. Neste momento é importante lembrar que o circuito do aquecedor é o mesmo do ar-condicionado, assim, se os dutos e filtros não estiverem com a manutenção em dia, o ar respirado pode conter bactérias nocivas à saúde.

“Mesmo no inverno recomendamos uma limpeza nos dutos com troca do filtro, para prevenir contra doenças no sistema respiratório”, afirma Torigoe.

Férias
Além desses cuidados especiais, os consultores automotivos do Jornal Farol Alto lembram que julho é mês de férias escolares, e muitos aproveitam a oportunidade para viajar de carro. Por conta disso, recomendam uma revisão geral no veículo, de para-choque a para-choque, antes de pegar a estrada.

Em especial, recomendam a revisão dos sistemas de segurança, como luzes (principalmente as traseiras – lanternas e luz de freio), calibragem dos pneus (inclusive estepe), e freios.