Consultores Automotivos do Jornal Farol Alto realizam três Pit Stops em 2015

Os mutirões de revisão gratuita ocorrem nos meses de fevereiro, junho e outubro nas regiões Norte, Leste e Sul da cidade de São Paulo, respectivamente

Em fevereiro, o Pit Stop dos Consultores Automotivos do Jornal Farol Alto ocorre no dia 28, no Telhanorte Zona Norte (Marginal Tietê ao lado do Magazine Luiza)

Em fevereiro, o Pit Stop dos Consultores Automotivos do Jornal Farol Alto ocorre no dia 28, no Telhanorte Zona Norte (Marginal Tietê ao lado do Magazine Luiza)

Os Consultores Automotivos do Jornal Farol Alto iniciam 2015 determinados a ampliar o trabalho iniciado no ano passado de conscientização dos motoristas sobre a importância da manutenção preventiva e da inspeção técnica veicular anual obrigatória, como forma de prevenção a acidentes de trânsito.

Para tanto, agendaram três Pit Stops em 2015, sendo o primeiro no dia 28 de fevereiro, no Telhanorte Zona Norte (Rua Coroa, 1396 – Vila Guilherme – entrada pela marginal Tietê, ao lado do Magazine Luiza). Os outros dois Pit Stops ocorrem nos dias 13 de junho e 24 de outubro nas regiões Leste e Sul de São Paulo, respectivamente. O horário de funcionamento de todos é das 9h às 17h.

O Pit Stop é um mutirão de revisão oferecido pelos Consultores Automotivos do Jornal Farol Alto aos motoristas e motociclistas, gratuitamente, no qual são verificados os principais sistemas mecânicos, elétricos e de segurança do veículo, com destaque para teste de emissões de gases (CO2 e HC), amortecedores, escapamento, freios, embreagem, correias, sistema de direção, iluminação interna e externa, pneus, cintos de segurança, estepe, triângulo e macaco, extintor de incêndio etc..

“Nosso objetivo é mostrar ao proprietário a real situação de funcionamento do automóvel e motocicleta, e conscientizá-lo dos benefícios de rodar sempre com o veículo em perfeitas condições para ele e as pessoas em volta dele”, afirmam os Consultores, ao lembrar que entre os benefícios estão a maior segurança ao rodar, menor emissões de gases poluentes na atmosfera e menor custo de manutenção.

Os Consultores do Jornal Farol Alto são os proprietário de oficinas mecânicas Claudio Cobeio, da CobeioCar, Luiz Carlos Bailone, da Luizinho Reparação Automotiva, Eduardo Topedo, da Ingelauto, Marcos de Castro, da Mecânica De Castro, Francisco Carlos de Oliveira, da Stilo Motores, Sergio Torigoe, do Centro de Diagnóstico Automotivo Torigoe, Júlio de Souza, da SouzaCar, e Valter Tartalho, da Somoto.

Balanço

O 1º Pit Stop dos Consultores Automotivos do Jornal Farol Alto ocorreu em novembro do ano passado, no Telhanorte Aricanduva

O 1º Pit Stop dos Consultores Automotivos do Jornal Farol Alto ocorreu em novembro do ano passado, no Telhanorte Aricanduva

Realizado em novembro do ano passado, o 1º Pit Stop dos Consultores Automotivos do Jornal Farol Alto foi um sucesso, com a revisão de 53 automóveis e 11 motocicletas realizados no Telhanorte Aricanduva, na zona Leste de São Paulo, com patrocínio de Personal Car, Ampri, Dayco, Nakata e ZF Services, e apoio da Telhanorte e IQA – Instituto da Qualidade Automotiva.

O resultado foi surpreendente, pois nenhum dos 64 veículos estava 100% Ok. Entre os automóveis, o item que mais apresentou diversidade foi a calibragem de pneus, seguido de problemas com amortecedor e palhetas de para-brisas. “Todos os carros que passaram pelo Pit Stop tinha alguma coisa para fazer, por isso é preciso rever conceitos e prioridades, pois em geral, está ruim”, comenta o consultor automotivo Julio de Souza da SouzaCar.

Confira na tabela abaixo o percentual dos problemas encontrados.

servico-pitstop-tabela

Perfil
servico-pitstop-perfilOs automóveis de passeio avaliados eram de 11 marcas diferentes: Chevrolet, Fiat, Ford, Volkswagen, Citroën, Peugeot, Honda, Renault, Hyundai, Toyota e Porsche, em um total de 34 modelos: Citroën C3 e Xsara; Fiat 500, Palio, Palio Adventure, Siena e Uno; Ford Courier, Ecosport, Fiesta e Ka, Chevrolet Astra, Caravan, Corsa, Meriva, Montana, Prisma e Vectra GT; Honda Accord, Civic e Fit; Hyundai HB20 e Tucson; Peugeot 207 e 307; Porsche 911; Renault Duster, Sandero e Clio, Toyota Corolla; e Volkswagen Gol, Logus, Polo e Santana.

servico-pitstop-perfil-modelosOutro dado importante é a idade média dos carros que participaram do evento: 8 anos, sendo o mais antigo fabricado em 1974 (Porshce 911), e os mais novos, em 2014 (Chevrolet Prisma, Hyundai HB20 e Renault Duster).

2Rodas
O 1º Pit Stop dos Consultores Automotivos do Jornal Farol Alto contou também com avaliação de motocicletas, realizadas pelo consultor Valter Tartalho, da Somoto. Assim como os automóveis, nenhuma da 11 motocicletas que passaram pelo evento estava com 100% dos oito itens avaliados ok (iluminação, buzina, caixa de direção, óleo da suspensão, freios, alinhamento calibragem de pneus e TWI, vazamentos no motor e relação).

“É uma pena essa constatação, mas a verdade é que os motociclistas só param a moto quando ela quebra, ignoram a manutenção preventiva, o que é ruim para o bolso, pois é mais cara, e ruim para a segurança, pois os riscos de sofrer um acidente aumentam”, afirma Tartalho.

Entre os itens que nosso consultor encontrou com maior frequência, destaque para os problemas de freios e relação. “Principalmente com o pessoal de motos pequenas, de 125 cc e 150 cc”, revela.

Ação social
Além de conscientizar sobre a importância da manutenção preventiva, o evento arrecadou alimentos que foram doados a uma instituição de caridade. De forma espontânea, cada motorista era convidado a doar 2 Kg de alimentos não perecíveis, mas independente disso, os consultores doaram 1 Kg de alimento para cada veículo revisado.

Ao todo, foram mais de 120 Kg arrecadados, doados para o Grupo Mãos Estendidas/NAF, que apresta assistência ao morador de rua, com alimentação e cuidados de higiene pessoal.