Todo cuidado é pouco antes de comprar o seminovo

Pintura, peças ressecadas denunciam condição do veículo

A crise econômica reaqueceu o mercado de veículos seminovos. Segundo dados da Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto), carros com até três anos de uso tiveram alta de 24% nas vendas no ano passado. O crescimento do setor tem mostrado evolução desde 2015, quando o índice havia aumentado 33,64%.

Leonardo Veiga explica os cuidados antes de comprar o carro seminovo

Mas antes de comprar seu novo (antigo) automóvel, vale ficar atendo a pequenos detalhes que podem revelar segredos do veículo. O engenheiro mecânico Leonardo Vega, do Servcentro Bosch Campinas, orienta quem pretende comprar um seminovo com até três anos ou mais.

Segundo ele, um carro roda em média de 10 a 12 mil km por ano. Ou seja, é preciso estar muito atento à quilometragem que estiver no painel do carro. “Mas tem alguns paradoxos. Um carro de cinco anos com baixa quilometragem também pode ser um mau negócio porque as peças têm data de validade. Você pode comprar um carro com baixa quilometragem, mas que vai precisar trocar um monte de peças”, alerta.

Nenhum componente pode deixar de ser olhado antes de fechar o negócio. “Correias, mangueiras de água e borrachas diversas, esses itens ficam ressecados e com rachaduras com o passar dos anos, gerando quebra e grandes prejuízos”, orienta Vega.

Para ter certeza de que o carro está em bom estado, o ideal é dar uma volta no quarteirão com o veículo para perceber se o motor ou a suspensão tem ruídos. “Andar em baixa velocidade em rua com trepidação é uma boa para perceber isso” diz o engenheiro mecânico.

De acordo com ele, comprar um carro com dois ou três anos de idade e que ainda está na garantia de fábrica é um excelente negócio. Os carros mais antigos devem ter um histórico de manutenção, para que o comprador saiba tudo que já foi feito no veículo.

Outro detalhe que o possível comprador deve observar é de o carro já passou por enchente. A dica é olhar o estado do macaco e da chave de roda em busca de pontos de ferrugem. E para saber se o carro já esteve envolvido em algum acidente, o olhar tem que ser mais atento. “Às vezes dá para ver uma pequena diferença no tom da pintura. Os parafusos também podem denunciar. Os carros com peças de fábrica têm os parafusos pintados na cor deles. Se for de outra cor ou apresentar marcas de chave pode ser uma boa dica de que passou por manutenção”, conclui.