Trânsito intenso pode prejudicar componentes do carro

Check-up das velas de ignição evita problemas

Fazer a revisao das velas de ignição evita problemas no carro

O trânsito intenso das cidades e estradas pode trazer prejuízo para o carro. Afinal, mesmo estando parado em um sinal ou engarrafamento, o motor continua funcionando. Por isso, os especialistas orientam a revisão periódica dos componentes da ignição.

“Muitas vezes o motorista se baseia apenas na quilometragem para realizar as revisões, o que não é correto. Em casos de trânsito intenso, por exemplo, a quilometragem não é alterada, mas os componentes continuam trabalhando em condições severas”, explica Hiromori Mori, consultor de Assistência Técnica da NGK.

A revisão preventiva evita problemas como dificuldade ao dar a partida, consumo excessivo de combustível, falhas durante retomadas e aumento dos níveis de emissões de poluentes. “Devido à evolução tecnológica, os motores estão condicionados a trabalhar em situações adversas, o que impede que o motorista perceba a falha no início. Assim, quando o dono do carro identifica o problema ele já está em um estágio mais avançado e, provavelmente, já prejudicou outros componentes importantes”.

Segundo o especialista as peças que podem sofrer maior desgaste por conta do trânsito intenso são do sistema de ignição, como velas, cabos e bobinas. “A inspeção da vela é feita de maneira muito rápida. Apenas com a análise visual do componente é possível identificar problemas importantes. Por isso, ela deve ser priorizada na hora da revisão”, orienta Hiromori.

Fazer a revisão preventiva além garantir o perfeito funcionamento do veículo, geralmente é mais em conta do que a manutenção. “Segundo algumas pesquisas do setor, o valor do reparo é, em geral, 30% mais caro do que a da inspeção. A checagem garante mais segurança ao motorista, que não corre o risco de ficar sem o carro em um momento de necessidade”, finaliza o consultor da NGK.