JAC T8 – Quase uma limousine

A Maxivan T8 da chinesa JAC Motors é grande, espaçosa e tem motor 2.0 turbo que precisa ser afinado

Se a Kombi tivesse evoluído de forma natural tal como a grande maioria dos veículos, muito provavelmente seria algo parecido com a Maxivan T8 da chinesa JAC Motors.

  • Com porte de carro grande, chama atenção por onde passa
  • Quadrado, poderia ser uma versão atualizada da Kombi
  • Internamente o conforto é total para todos os sete passageiros
  • Termômetro sofre influência da temperatura do motor
  • Leitura ruim no computador de bordo
  • Bancos da segunda fileira giram 360º
  • Porta-malas é bom, com 1.310 l (com três fileiras)
  • Que pode chegar a 4.800 l (com uma fileira)
  • Mancha de óleo indicava vazamento

Durante uma semana, o consultor do Jornal Farol Alto, Sergio Torigoe, do Centro de Diagnóstico Automotivo Torigoe, avaliou o modelo, que recebeu nota 8 em média, tendo sido bastante elogiado pelo conforto e dirigibilidade.

O carro é grande e conta com motor gasolina 2.0 l turbo de 175 cv de potência a 5.400 rpm e torque máximo de 260 Nm entre 2.000 e 4.000 rpm.

jacT8-notaVida a bordo
“É um carro que oferece muito conforto ao motorista com bons acessórios ar-condicionado, câmera de ré, ajustes elétricos dos bancos, que contam com aquecimento, multimídia, posição da alavanca do câmbio, direção hidráulica, entre outros”, afirma Torigoe, ao comentar ainda que apesar do tamanho, tem boa dirigibilidade na cidade, com retrovisores e janelas que garantem ampla visão.

Outro destaque segundo Torigoe é o tamanho do veículo. “Além do espaço para sete, tem um porta malas razoável”, afirma. Torigoe também gostou dos bancos individuais na segunda fileira, que giram 360º e facilitam muito a entrada e saída de pessoas com mobilidade reduzida, ainda mais com duas portas corrediças na traseira.

Entre os pontos fracos do modelo, Torigoe cita o consumo, que na cidade foi de 4,2 Km/l em média. “Também não gostei do nível de ruído do motor que passa para a cabine interna, o revestimento acústico podia ser melhor”, comenta. A condução do T8 é tranquila, apesar do tamanho.

O motor turbo de 2.0 litros funciona bem e permite boa aceleração, mas o programa do turbo precisa de alguns ajustes finos, principalmente nas acelerações mais fortes em que se percebe um vazio enorme quando se estica uma segunda e passa para terceira marcha, por exemplo.

Outro item que podia deixar o modelo mais interessante seria a adoção de câmbio automático de seis velocidades, ao invés da caixa manual. Afinal, é um carro de quase R$ 100.000.

Na semana de avaliação, foi identificado um vazamento de óleo pelo filtro de óleo do motor. Algo para ser considerado em um veículo com menos de 10.000 Km rodados.

Ficha técnica
JAC T8
Motor: dianteiro, 4 cilindros, 2.0, turbo, 16 V, DOHC
Cilindrada: 1.997 cm³
Potência: 175cv a 5.400 rpm
Torque: 260 Nm entre 2.000 e 4.000 rpm
Câmbio: manual – 6 velocidades
Direção: hidráulica
Tração: traseira
Pneus: 255/60 R17
Freios: disco ventilado na dianteira e na traseira, ABS com EBD
Dimensões: comprimento, 5.100mm; largura, 1.840mm; altura, 1.970mm; entre-eixos, 3.080mm
Peso: 2.100 kg
Volumes: porta-malas – 1.310 l (com três fileiras), 3.550 l (com duas fileiras), 4.800 l (com uma fileira); tanque de combustível: 80 l
Desempenho: 0 a 100 km/h – N/d; velocidade máxima: 175 Km/h
Comsumo (Km/l): cidade – n/d; estrada – n/d

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