Tractor deixa de ser produzido

Caminhão ganhou fama no seriado Carga Pesada

Último Tractor ficará em exposição na fábrica de Resende, no Estado do Rio de Janeiro

Depois de 15 anos de produção a MAN Latin America tirou de linha o caminhão Tractor 18.310. Ao longo deste tempo foram comercializadas mais de 15 mil unidades, e o veículo ganhou fama ao participar do seriado da TV Globo, Carga Pesada, que tinha como personagens os caminhoneiros Pedro e Bino, interpretados por Antônio Fagundes e Stênio Garcia, respectivamente.

Lançado em 2002, o VW 18.310 4×2, o veículo inaugurou um novo nicho de mercado, o de cavalo-mecânico com capacidade de tracionar 28 toneladas de carga líquida e potência de até 350 cavalos.  Equipado com um motor Cummins de 310 c.v. seis cilindros e atributos de conforto como ar-condicionado e suspensão pneumática de série, ele se tornou um dos modelos mais vendidos do país.

“Não existiam caminhões com esse perfil. Ou eram menores ou muito maiores. Lançamos a solução intermediária, seguindo nosso slogan e cultura sob medida, que logo foi seguido pela concorrência”, explica Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas, Marketing e Pós-Vendas da MAN Latin America”.

O modelo vai ficar em exposição na fábrica da montadora, ao lado de outros veículos que se destacaram na história da marca, como o primeiro caminhão Volkswagen, de 1981, e a unidade de estreia da linha Constellation, de 2006.