Ônibus elétrico circula em SC

Veículo tem mais de 10 km rodados

Veículo faz cinco viagens por dia na universidade

O ônibus 100% elétrico do Centro de Pesquisa e Capacitação em Energia Solar da Universidade Federal de Santa Catarina, com sistema de tração desenvolvido pela Eletra superou, ultrapassou os 10 mil quilômetros rodados entre o campus da universidade e o Sapiens Parque, neste período de teste. O veículo é alimentado pela eletricidade solar gerada nas estruturas do laboratório Fotovoltaica UFSC.

Ele é o único em teste no país que tem como diferencial ser alimentado por energia fotovoltaica e possuir sistema de tração Eletra, com motor elétrico WEG Trifásico 250 L com 200/400 kW de potência e autonomia de até 200 quilômetros, com quatro recargas de seis minutos. O projeto de integração e tecnologia da Eletra possui baterias de tração tipo Ions de Lítio (Energia de 128 kWh com oito “Packs” e tempo de recarga de 2,5h com carregador lento e apenas 30 minutos com carregador rápido).

A eletricidade gerada no laboratório pelos sistemas fotovoltaicos instalados atende o consumo das recargas do ônibus, além de abastecer os prédios da instalação. Já a sobra é enviada por meio da rede elétrica da Celesc para ser consumida no campus central da universidade. Segundo as simulações realizadas, cerca de 80% da geração de eletricidade atende o consumo das edificações e das recargas do ônibus, e os restantes 20% pelo campus.

O veículo tem carroceria Marcopolo Novo Torino Low Entry e plataforma Mercedes-Benz O500U.