Yamaha MT-09 – Em breve, escura e nua

Ainda que não oficial, o modelo desembarca no Brasil em setembro ou outubro

Por Marcel Mano

Chega ao Brasil a nova Yamaha MT-09 equipada com a recém-desenvolvida geração de propulsores 3 cilindros, em acordo com a atual tendência downsizing, com vistas as futuras leis europeias de controle de emissões de gases poluentes, e também rígidos nos padrões Californianos dos Estados Unidos.

  • Primeira de uma nova era de produtos Yamaha, o modelo representa “O Lado Escuro do Japão”
  • Com 115 cv e 188 kg, a MT-09 tem excelente relação peso-potência
  • Detalhe do painel da moto

Passados pouco mais de um ano do seu lançamento no exterior, a Yamaha MT-09 – Master of Torque é a primeira de uma nova era de produtos Yamaha. A marca a define como a representante do novo direcionamento esportivo da gama MT, que nasce com o tricilíndrico, e servirá de base para o lançamento de outras linhas, como por exemplo, uma Esporte Turismo com clara inspiração nas icônicas TDM 850 e 900 – extraoficialmente chamada de TDM-09, que deverá ser apresentada nos Salões de Milão e Alemanha, no final do ano.

Conceito MT-09
Enquanto as culturas ocidentais veem o Japão como uma sociedade tradicional e respeitosa, onde a conformidade é a norma, existe uma vibrante subcultura, onde surge quase que diariamente novas ideias e tendências de moda. Nesse ambiente e a partir das corridas de drift e “speedways japonesas”, nasceu o direcionamento que serviu de inspiração no desenvolvimento do produto.

A MT-09 tem excelente relação peso-potência, com 188 kg e 115 cv (relação de 1:63), bem próxima da Yamaha YZF-R6, esportiva que ainda representa a melhor afinidade peso-potência da marca (1:52), mesmo com um quilo a mais, 189 kg, porém com 123,7 cv.

O motor três cilindros de 850 cm³ com 60 kg de peso ao estilo Naked Motard, despeja a sua força de forma linear e imediata, transmitindo a sensação de uma esportiva média-alta cilindrada. Conta com novos sistemas de admissão e escape, o crossplane – com eixo de manivela a 120 °, tem uma sequência de detonação espaçadas a 0 °, 240º e 480º, assegura a entrega linear e maciça do torque disponível, mesmo principio da atual YZF-R1.

São 115 cavalos de potência a 10.000 rpm e 8,9 kgf.m a 8.500 rpm de torque. Tem cilindros de 78 mm de diâmetro e 59,1 mm de curso, em alumínio forjado com revestimento dissipador de calor com bielas de precisão. Deslocamento especifico de 847 cm³, 4 tempos, DOHC, 12 válvulas, 31 mm na admissão, ante 25 mm de escape a 26,5 graus de inclinação.

A fim de suportar “a força crossplane” foi desenvolvido um novo câmbio de seis velocidades otimizado para as características do motor tricilíndrico, com taxa de redução primária relativamente alta de 1,708 ante, por exemplo, 1,512 da Yamaha FZ-8. Assim como as relações entre as engrenagens que foram dimensionadas para oferecer dirigibilidade em condições de pilotagem cotidianas.

O sistema de injeção de combustível (FI) tem injetores de doze furos situados à cabeça dos cilindros, assegurando a injeção de combustível diretamente na saia da válvula. Posicionados diretamente sobre o topo da câmara, o que permitiu a utilização do corpo do acelerador mais curto, que contribuí para um menor consumo de combustível de acordo com o regime de rotações. O que colabora com o argumento da Yamaha de uma autonomia superior a 240 quilômetros com os 14 litros de capacidade do tanque de combustível.

Também o conjunto de eletrônico embarcado é de série, como o Yamaha Chip Controlled (YCC-T), derivado dos modelos de séries superesportivas YZF-R. Acelerador do tipo “fly-by-wire” e Sistema D-MODE Yamaha, com três diferentes configurações de aceleração, válvulas e mapeamento.

Ficha técnica
Yamaha MT-09
Motor: gasolina, quatro tempos, refrigeração líquida, 12 válvulas, DOHC, três cilindros
Cilindrada: 847 cm³
Potência: 115 cv a 10.000 rpm
Torque: 8,9 kgf.m a 8.500 rpm
Câmbio: manual de seis marchas
Suspensão dianteira: invertida, com curso de 137 mm
Suspensão traseira: amortecedor único com Link, com curso de 130 mm, regulável
Pneus: 120/70ZR17M/C (58W) (sem câmara) na frente e 180/55ZR17M/C (73W) (sem câmara) atrás
Freios: dois discos na frente (245 mm) e disco atrás (245 mm), e pinça radial dianteira
Dimensões: 2,075 metros de comprimento, 1,135 m de altura, 0,815 m de largura, 1,44 m de distância entre-eixos e 0,815 m de altura do assento
Peso: 188 kg
Tanque do combustível: 14 litros

Tags: