Kawasaki Ninja ZX-11 1100 – Excelente modelo, mas peças caras

Depois de ficar três anos parada, foi necessário uma revisão completa com troca de componentes simples e limpeza do carburador, porém mesmo assim a conta ficou alta

O modelo foi símbolo da liberação da importação de  veículos nos anos 1990

O modelo foi símbolo da liberação da importação de veículos nos anos 1990

Existem motocicletas que são difíceis de criticar. A Kawasaki Ninja ZX-11 1100 é uma delas. Com motor de 1.052 cc de 151 cv, atinge velocidade final de espantosos 290 km/h, tem excelente posição de dirigir, e é bem construída, pois as carenagens não soltam.

 

Foi um dos símbolos da liberação da importação de veículos nos anos 1990, quando o então presidente Fernando Collor se exibia pilotando uma.

A Kawasaki produziu o modelo de 1990 a 2001, e até 2007 era considerada a motocicleta de fabricação em série mais rápida do mundo, com aceleração de 1 a 100 km/h em 2,66 segundos. Esses números mostram que mesmo sendo uma moto do passado, ainda faz a cabeça de muita gente, e deixa muitos modelos novos no chinelo. Por isso a marca é tão reverenciada.

Na oficina
O modelo que vamos avaliar nesta reportagem é de 1994, com 23.500 milhas rodados (aproximadamente 37.800 km), que tem preço médio de R$ 15.085 segundo tabela Fipe, e precisou de uma revisão geral pois estava parada há três anos.

Bomba d’água não tem reparo. Retentor ressecou e precisou ser trocada

Bomba d’água não tem reparo. Retentor ressecou e precisou ser trocada

Durante o processo de revisão, constatamos a necessidade de limpar o carburador e trocar os filtros. Como o tanque estava vazio, abastecemos a moto e verificamos um vazamento de gasolina pela torneira. Trocamos o reparo, que custa R$ 40. Aqui é importante fazer uma observação: evitar deixar o tanque vazio, mesmo que não for usar a moto por um longo período, pois aumenta o risco de queimar a bomba de combustível ao tentar ligar a moto posteriormente.

Torneirinha precisou de novo reparo. Peça custa R$ 40

Torneirinha precisou de novo reparo. Peça custa R$ 40

A moto também tinha problemas na bomba d’água, um vazamento pelos retentores. Infelizmente não existe reparo para essa bomba, então teve de ser substituída por completo. E isso custa caro: R$ 1.060. Esta é uma peça que não costuma dar problema, mas como a motocicleta ficou parada por muito tempo, o retentor ressecou.

Outro problema que encontramos na moto foi o alternador, que parou de recarregar e precisou de reparo. De tempos em tempos, a cada 3 anos aproximadamente, é preciso rebobiná-lo. Um novo custa R$ 3.770.

O resumo dessa história é que a moto foi feita para rodar, mesmo que somente uma vez por semana. É bem mais econômico gastar com um pouco de gasolina e dar algumas voltas do que deixá-la parada por um longo período, pois as peças de reposição são caras em relação ao que a moto vale.