Viajar de moto no carnaval exige cuidado redobrado

Atenção permanente pode evitar acidentes

A partir desta sexta-feira as principais rodovias do país terão seu movimento aumentado por conta de milhares de pessoas que viajam para aproveitar o feriado do Carnaval. A estatística mostra que neste há um aumento significativo de acidentes com motociclistas, em grande parte envolve colisões com outro veículo, geralmente automóveis. Na maioria dos casos, o motorista do carro não vê a moto a tempo para evitar o acidente.

Escolher trajetos que quebrem a monotonia da viagem, ajudam o piloto a ficar atento

A Harley-Davidson preparou algumas dicas para o motociclista que irá pegar sua moto nessa época do ano. A primeira sugestão, certamente a mais importante para o piloto e para o garupa: ficar sempre alerta. Isso reduz o tempo de resposta aos perigos impostos por outros motoristas e por possíveis objetos na via. A atenção permanente evita que ocorra um cálculo errado na hora da frenagem, além de facilitar o controle constante da velocidade nas curvas.

Dicas

  1. Dormir bem na noite anterior

Para começar um longo passeio ou viagem é estar totalmente descansado Ou seja, dormir uma noite toda antes da partida, e começar a viagem diurna em um horário realista (ao invés de iniciar o trajeto durante a madrugada, por exemplo).

  1. Evitar longos percursos em autoestradas

Quanto mais interessante à rota for planejada, principalmente aquelas que exigem mais envolvimento mental e o uso de freios, engrenagens e direção da motocicleta, mais envolvidos estarão os motociclistas. Muitos pilotos afirmam que ficam mais atentos quando não usam o controle de velocidade de cruzeiro. Isso significa pegar estradas mais sinuosas, que são mais agradáveis e ajudam a manter o piloto mais alterta.

 

  1. Parar antes que seja necessário

Parar antes que o cansaço apareça.  No entanto, é necessário mudar os hábitos e parar antes de enfrentar sonolência (a cada duas horas, mais ou menos). Isso é particularmente importante ao pilotar em grupo, onde motociclistas diferentes enfrentarão trechos diferentes, durante os quais eles provavelmente permanecerão alerta.

  1. Alongamentos

Aproveite a parada para praticar alguns exercícios de alongamento para auxiliar na circulação dos membros inferiores e superiores, e também realizar uma curta caminhada. Isso estimulará o corpo e a mente, com um efeito mais prolongado.

  1. A hidratação é essencial

Beber água constantemente é essencial para manter o corpo hidratado, principalmente nessa época do ano, em que o verão chega a temperaturas acima da média em muitas regiões brasileiras. E isso significa também que o propósito será fazer pit-stops frequentes para idas ao banheiro. Ingerindo bastante líquido, há menos chances de desidratação, o que pode causar tontura e um tempo de resposta mais lento em situações de emergência.

  1. Comer pouco

Fazer refeições pesadas, cheias de carboidrato, proporciona um grande e rápido estímulo de açúcar, mas também pode levar à fadiga, que é agravada pela digestão longa e consumidora de energia. Ao invés disso, se faz necessário comer pequenas porções de alimentos leves e menos calóricos. O ideal é fazer refeições menores, mais frequentes, que consistam, principalmente, em proteínas (oleaginosas, carnes, grãos, laticínios), que produzem uma fonte de energia mais longa e sustentável. Ao se alimentar em pequenas quantidades, evita-se aquele sono típico que aparece logo após um farto almoço.

  1. Cochilos

Se a sonolência começar a afetar a viagem, é preciso parar em um local adequado. Decidir tirar um rápido cochilo faz com que o motociclista tenha de sair da estrada durante um momento de baixa atenção e grande risco de segurança. Além disso, o descanso é importante para recarregar as energias para o resto da viagem de forma segura e proveitosa.

  1. Comunicar-se

Os motociclistas que utilizam os sistemas de comunicação eletrônica para conversar ocasionalmente com um parceiro de viagem, dizem se sentir mais alertas e engajados. Mesmo o simples ato de acenar para outros motociclistas pode ser suficiente para estimular mente e o corpo a ficarem em um estado maior de alerta.

  1. Realizar ultrapassagens seguras

Ficar atrás de outro veículo por um longo período de tempo pode entediar o cérebro de qualquer piloto e levá-lo a uma forma maçante de controle de velocidade de cruzeiro. Uma maneira de evitar essa armadilha é ultrapassar outros veículos, sempre em segurança e conforme necessário, para usar totalmente os sentidos e ativar o estado de atenção.

  1. Não lutar contra o vento

O vento é a principal fonte de fadiga dos motociclistas, tanto como ruído sonoro quanto como uma força cansativa contra o piloto. Usar tampões de ouvido e um capacete fechado, bem como utilizar um anteparo na moto (windshield), reduzirá o impacto do vento e manterá o piloto com energia por mais tempo.

 

.