Especializada Josmar: o nome diz tudo

No mesmo endereço desde a inauguração, a Especializada Josmar é referência no setor

No mesmo endereço desde a inauguração em 1963 (rua Santa Cruz, 896 – Vila Mariana), a Especializada Josmar é uma tradicional oficina mecânica de São Paulo e, como tal, tem como princípio a atualização tecnológica e profissional de equipamentos e pessoal.

Pátio conta com iluminação natural, onde é possível trabalhar sem o uso de lâmpadas

Pátio conta com iluminação natural, onde é possível trabalhar sem o uso de lâmpadas

Na segunda geração de administradores, estão à frente dos negócios os irmãos Josmar Boschetti Junior, Marcelo Piedade Boschetti e Marisa Piedade Boschetti. Enquanto os homens cuidam do departamento técnico da oficina, Marisa é responsável pela administração.

Josmar é formado engenheiro mecânico pelo Instituto Mauá de Engenharia, enquanto Marcelo é engenheiro eletrônico. A dupla cresceu na oficina, aberta pelo pai, Josmar Boschetti, em 1963. “Naquela época tudo era muito diferente de hoje, e o trabalho era mais fácil”, diz Josmar ao comentar que para manter a oficina, investe anualmente na aquisição de novos scanners, atualização de equipamentos e também cursos sobre as novas tecnologias automotivas.

O engenheiro Josmar cresceu na oficina

O engenheiro Josmar cresceu na oficina

“Hoje, assim que um carro novo chega ao mercado, eu procuro um curso e atualizo os equipamentos, para quando esse carro chegar na oficina ter tudo o que preciso para fazer o reparo”, diz. “Isso exige muito preparo, pois tudo muda muito depressa”, afirma.

Com capacidade instalada para atender mais de 100 carros por mês na oficina, Josmar conta com equipe de quatro mecânicos, além dele e o irmão. “O ideal é ter mais um ainda, porém não está fácil contratar bons profissionais”, diz.

Grupo
Desde 1994, a Especializada Josmar faz parte do Grupo dos 15, primeiro grupo de empresários do setor de reparação automotiva a se reunir para se ajudarem mutuamente no reparo de automóveis. “O surgimento do grupo ocorreu em um período em que era muito difícil o acesso a informação técnica, e a tecnologia de injeção eletrônica começava a fazer parte do nosso dia a dia”, lembra o empresário.

Bancada do laboratório onde é feito reparo de motores

Bancada do laboratório onde é feito reparo de motores

Porém, a formação em engenharia ajudou muito quando decidiu trabalhar com o pai na oficina, ao invés de buscar outra carreira. “Já tinha um negócio na família e na época era tudo muito mais tranquilo e lucrativo”, diz. “Hoje, tudo muda muito depressa e um investimento que você faz fica obsoleto logo, e precisa investir novamente, pois do contrário está fora do mercado”, revela.