Honda CB 650 – Menos potente e mais barata

Com projeto mais racional, que traz um motor com menos potência e mais torque, a linha CB 650 desembarca no Brasil como a nova arma da Honda para conquistar os consumidores que procuram uma motocicleta com propulsor de quatro cilindros e média capacidade cúbica

Por Aldo Tizzani
da Agência Infomoto

Com projeto mais racional, que traz um motor com menos potência e mais torque, a linha CB 650 desembarca no Brasil como a nova arma da Honda para conquistar os consumidores que procuram uma motocicleta com propulsor de quatro cilindros e média capacidade cúbica. A nova família será produzida em Manaus (AM) e estará disponível em duas versões: a naked CB 650F com preço público sugerido a partir de R$ 28.990 (R$ 31.190 com ABS); e a carenada CBR 650F cotada a partir de R$ 30.690 (R$ 32.890 ABS).

As novas peso-médio chegam com preços competitivos: R$ 28.990 (naked CB 650F) e R$ 30.690 (carenada CBR 650F)

As novas peso-médio chegam com preços competitivos: R$ 28.990 (naked CB 650F) e R$ 30.690 (carenada CBR 650F)

A montadora teve de seguir as tendências do mercado: motos médias mais acessíveis, tanto no preço como na pilotagem. Atitude que a Yamaha já tomou há quatro anos, quando aposentou a FZ6 de 600cc e “dividiu” o segmento entre a espartana XJ6, sucesso de vendas no Brasil, e a mais esportiva FZ8 de 800cc, que não veio ao nosso mercado. A naked CB 650F chega como novidade custando cerca de R$ 3.000 a menos do que a aposentada Hornet, pelo menos na tabela. A linha CB 650 é completamente nova. “Não partilha sequer um parafuso com a Hornet”, declara Alfredo Guedes, engenheiro da fábrica japonesa. “Trata-se de duas motocicletas focadas em outro perfil de motociclista, mas que não esconde sua origem na linha CB”, conta o engenheiro.

Motor e ciclística

Naked mais barata à Hornet

Naked mais barata à Hornet

Tanto a CB 650F quanto a CBR 650F estão equipadas com novo motor de quatro cilindros em linha de 649 cm³ refrigerado a líquido e com comando duplo no cabeçote (DOHC). Nas duas versões, o propulsor gera 87 cv de potência máxima a 11.000 rpm com torque máximo de 6,4 kgf.m disponíveis nas 8.000 rpm. A Honda caprichou na saída de escape 4 em 1 com uma bela ponteira curta no centro da moto, o que ajuda a abaixar o centro de gravidade e centralizar a massa.

No quesito suspensão, também se pode notar a mudança de público alvo da marca japonesa. As novas peso-médio da Honda apostam nos conjuntos convencionais na dianteira, com curso de 120 mm e sem ajustes. Na traseira, o monoamortecedor é fixado direto à balança, feita em alumínio. Já o quadro de dupla trave tipo Diamond é feito em aço, material menos nobre e mais pesado do que o alumínio – a CB 650F standard pesa 192 kg, 4 kg a mais que a Hornet .

Lanterna traseira com led

Lanterna traseira com led

Nos freios, uma receita já conhecida da Honda: dois discos de 320 mm de diâmetro com pistão duplo na roda dianteira e disco único com 240 mm de diâmetro e pinça de pistão simples na traseira. O ABS de dois canais é oferecido como opcional nas duas versões: na naked CB 650F aumenta seu peso (a seco) para 194 kg, enquanto na esportiva CBR 650F o sistema confere à moto um peso de 197 kg (a versão standard pesa 195 kg).

Visual renovado

Painel digital

Painel digital

A CB 650F traz uma identidade visual mais moderna. O farol alongado e o tanque (de 17,3 litros) ladeado por duas grandes aletas conferem um porte robusto ao modelo naked. A CBR 650F traz o mesmo conjunto óptico, mas com uma carenagem integral. Os dois modelos usam lanterna traseira com LED e painel digital.

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