Suzuki Burgman 400 – Manutenção trabalhosa mas simples

Modelo é bom de pilotar, mas carenagens sofrem com vibração

Lançada em 1999, a Suzuki Burgman 400 é o tipo ideal de motocicleta para quem já ultrapassou os 40, é casado e quer entrar no mundo das duas rodas, sem grande alvoroço.

  • Valter Tartalho (esq) e o filho, Diego, da oficina Somoto, em São Paulo: nota 9 pelo conforto, dirigibilidade e consumo
  • Por conta de vibração, encaixes da carenagem quebram...
  • ... como na imagem acima
  • Troca de lâmpadas é trabalhosa
  • Pois exige desmontar toda a moto
  • Freio de mão é item de conforto que valoriza o modelo
  • Assim como a regulagem do assento

Versatilidade e segurança são os pontos fortes das maxiscooters e por isso mesmo é um caminho de entrada para quem tem pouca ou nenhuma experiência com motocicletas. Outro item que conta a favor é o câmbio CVT, que dispensa a troca de marchas. Pode parecer bobagem mas quem tem pouca experiência sobre duas rodas, este é um item muito além do conforto.

Conta ainda a favor o bom desempenho, o ajuste do banco, a possibilidade de regulagem da suspensão traseira e o bom espaço de porta-malas.

Na oficina
Com tais qualidades, vender a Burgman é fácil. Mas, e depois que a garantia acaba? Nossos consultores 2 Rodas, Valter e Diego Tartalho, da oficina Somoto, comentam que a scooter apresenta alguns poucos problemas crônicos, sendo o principal o preço das peças de reposição. “São caras demais”, comenta Valter ao informar que para trocar as um jogo pastilhas de freios (dianteiras e traseiras), o custo das peças é de mais de R$ 400.

O modelo utilizado nessa reportagem era 2008, e tinha 12.897 Km e preço de venda de R$ 13.810 (Fipe). Uma zero Km custa R$ 29.248. Estava na oficina para realizar conserto das carenagens, que quebraram na suporte de fixação por conta da vibração. “Já fiz outras três iguais”, comenta Valter. “Acontece muito, e se não arrumar, a lanterna pode cair”, diz.

Por conta da estrutura carenada, Diego comenta uma simples troca de lâmpadas se tornou um serviço complexo e trabalhoso na Burgman 400. “É preciso desmontar a moto inteira. Para trocar as lâmpadas traseiras, são cerca de 3 horas de trabalho, e 1h30 para trocar as dianteiras”, explica Diego.

Outro item que também é trabalhoso na Burgman 400 é a troca do cabo de freio de mão. Isso mesmo, a moto tem freio de mão, o que para nossos consultores é uma vantagem, principalmente quando se para em uma subida. “Mas, se o cabo arrebentar, é preciso desmontar a moto inteira”, diz Valter.