BMW K1200 LT – Boa de estrada e oficina

Com custo de manutenção elevado, preventiva deve ser priorizada sempre, para evitar surpresas desagradáveis

Estradeira de primeira qualidade, a BMW K1200 LT é uma dessas motocicletas que o proprietário só troca por outra mais nova. Com motor quatro-clindros de 1.2 litro (1.171 cc), desenvolve 116 cv a 8.000 rpm e torque máximo de 120 Nm a 5.250 rpm, pesa 353,5 kg, e faz 23.3 km/l, em média.

  • Valter e Diego Tartalho são responsáveis pela manutenção de uma K1200 há anos
  • O rolamento foi substituído por ter sofrido desgaste
  • Painel é muito similar ao de um automóvel
  • Rádio CD Player é item de série
  • Modelo conta com tomada de aquecimento de roupa e marcha à ré
  • Assim como manopla aquecida

Feita para longas distâncias, conta com diversos itens de série interessantes, como rádio com CD Player e controle de áudio inclusive no banco traseiro, tomada de aquecimento de roupa, isqueiro, para-brisa com regulagem de altura, piloto automático, trava elétrica e manoplas aquecidas. Por ser pesada, conta também com marcha à ré, freios ABS e cavalete com acionamento elétrico.

Na oficina
Os Consultores 2 Rodas do Jornal Farol Alto, Valter Tartalho e o filho Diego, da oficina Somoto, na zona Norte de São Paulo, são responsáveis pela manutenção de uma K 1200 LT 2004 há anos, de um cliente que a utiliza para longas jornadas. “A última foi no início do ano, em que ele percorreu 14.000 Km, com destino à Patagônia e Cordilheira dos Andes”, comenta Valter.

Atualmente, a moto está com 76.650 Km rodados, e estava na oficina para trocar o rolamento e retentor da roda traseira, que sofreu desgaste e precisou ser substituído. Segundo Valter, somente as peças substituídas custam cerca de R$ 1.000. “Além disso, o conserto ainda necessitou de mais R$ 100 de óleo e R$ 400 de mão de obra”, diz.

Valter revela que esta é uma moto que dificilmente dá problemas, mas é preciso ficar atento e não descuidar da manutenção preventiva, pois tudo nela é caro. “Uma simples troca de óleo, filtros, pastilhas de freios e reapertos, que devem ser feitos uma vez por ano ou a cada 5.000 Km, custa entre R$ 800 e R$ 1.000”, comenta Valter.

Avaliada em R$ 40.710 de acordo com a tabela Fipe, a BMW K1200 LT tem seguro alto também, em torno de R$ 3.500, segundo Valter, e apresenta algumas dificuldades de manutenção além do alto custo. “Como ela é toda carenada, dá bastante trabalho mexer nela, mas não há muitos segredos”, afirma Diego ao comentar que para tirar a roda traseira é bastante simples. “Basta soltar o para-lama traseiro e cinco parafusos”, diz.

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