Segurança no trânsito – Anfamoto apoia movimento

Criada em 2014, a campanha tem o objetivo de conscientizar sobre ações de segurança no trânsito

Por Marcel Mano,
do chassisblog.com

logoamarelo-1

A Associação Nacional dos Fabricantes e Atacadistas de Motopeças reconhece a importância de ações preventivas para garantir a segurança de condutores e pedestres no trânsito das cidades e apoia o Movimento Maio Amarelo, ação coordenada entre Poder Público e a sociedade civil para colocar na pauta das discussões o tema acidentes de trânsito.

Mais do que chamar a atenção da sociedade sobre os altos índices de mortes, feridos e sequelados permanentes no trânsito, o objetivo é mobilizar órgãos do governo, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para discutir o assunto, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que o tema exige.

No caso dos condutores de motocicletas, segurança é um assunto sempre em pauta. De acordo com o Ministério da Saúde, o número de internações após acidentes com motos cresceu 115% nos últimos anos. “Toda e qualquer ação que vise a estancar essa escalada no número de vítimas terá o apoio da Anfamoto. Nosso objetivo é garantir a segurança dos motociclistas, investindo sempre na inovação de equipamentos de segurança e em veículos mais seguros”, afirma Orlando Leone, presidente da associação.

Como surgiu
Em 2011, Organização das Nações Unidas (ONU) lançou a Década de Ação pela Segurança no Trânsito e requisitou aos países membros uma força tarefa a fim de convergir esforços para reduzir o número de vítimas com acidentes de trânsito, promovendo debate e ações de saúde, educação e segurança nos transportes.

O Movimento Maio Amarelo foi lançado em 2014, com a mesma proposta de outros movimentos, como o “Outubro Rosa” e “Novembro Azul”, os quais, respectivamente, tratam dos temas câncer de mama e próstata.

Desde então, o movimento vem ganhando adeptos. Foram mais de 700 mil visualizações em postagens, cerca de 80 mil visitas no site do Movimento (www.maioamarelo.com); e 21 mil seguidores no Facebook, número que não para de crescer. Além disso, mais de um milhão de pessoas assistiram ao filme publicitário do Movimento, nas redes de cinema Kinoplex e 80 milhões de veículos de mídia exterior (Elemídia) também exibiram o mesmo filme.

Todos podem participar. Basta baixar o manual Maio Amarelo no site do movimento e aderir à campanha. Segurança é um assunto de interesse de todos nós. Saiba mais: http://maioamarelo.com/

 

Motocheck-up acontece em Teresina

O evento será realizado de 5 a 7 de agosto, com verificação de 21 itens da motocicleta

O evento será realizado de 5 a 7 de agosto, com verificação de 21 itens da motocicleta

A Abraciclo, Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares, também apoia o “Maio Amarelo”, uma vez que, segundo a entidade, os temas abordados pelo movimento estão em sinergia com a pauta da Abraciclo.

3 - Abraciclo e MaioAmareloJunto à formalização desse apoio, a Abraciclo anuncia ainda a realização entre os dias 5 e 7 de agosto, do MotoCheck-Up na cidade de Teresina, no Piauí, localidade que registra hoje um alto índice de acidentes e irregularidades quanto ao uso de veículos de duas rodas, como a não utilização de equipamentos de segurança e até a falta do porte da carteira de habilitação.

O evento, que é o maior programa gratuito de conscientização para motociclistas, vai disponibilizar aos piauienses não apenas dicas de conscientização, mas também uma avaliação das motocicletas que passarem pelo local, com o exame gratuito das condições mecânicas de 21 itens da moto. A intenção é mostrar, na prática, como deve ser a pilotagem defensiva e o uso correto dos freios. Para completar, acontece ainda a distribuição de brindes aos participantes e a entrega de vales, que possibilitam a troca completa de óleo.

Paralelamente a essa ação, também em Teresina, a Abraciclo vai promover mini palestras sobre Segurança no Trânsito em escola públicas da cidade.

O MotoCheck-Up já foi realizado nos Estados de São Paulo (capital, Santos e região do ABC), Pernambuco (Recife), Amazonas (Manaus) e no Distrito Federal (Brasília), contando sempre com o apoio de órgãos governamentais e institutos.