Jaguar XE – Premium popular
De olho na classe média alta, Jaguar apresenta modelo de R$ 170.000
Alexandre Akashi
De São Paulo
O novo sedan popular da Jaguar tende a conquistar corações dos jovens senhores que durante anos assistiram os galãs do cinema se exibirem na telona com o felino na ponta do capô. O alvo é, portanto, homens com idade acima de 40 anos, executivos, financeiramente resolvidos, e que querem algo um pouco mais exclusivo do que a trinca alemã (Audi, BMW e Mercedes-Benz).
E um bom negócio? Difícil dizer. A Jaguar apresentou o modelo e não permitiu testes dinâmicos, assim não foi possível avaliar a performance. Mas, é um carro bonito e bem recheado de tecnologia, como não podia deixar de ser. Será oferecido em quatro versões de acabamento (XE Pure, XE Pure Tech XE R-Sport e XE-S), duas opções de motorização (4 cilindros turbo de 240 cv e V6 3.0 Supercharged de 340 cv) e câmbio ZF automático de 8 velocidades.
Preços e itens de série
2.0 Si4 Pure – R$ 169.900 – versão de entrada da linha XE, a Pure conta com motor 2.0 Si4 Turbo de 240 cv de potência e 340 Nm de torque e transmissão ZF de 8 velocidades, bancos em couro, volante multifuncional em couro granulado, acabamento em black piano, sistema Stop/Start, sistema de monitoramento de pressão nos pneus, faróis Xenon com luzes diurna em LED, All-Surface Progress Control, Jaguar Drive, GPS, sistema de som com 6 alto-falantes e sensor de estacionamento traseiro.
2.0 Si4 Pure Tech – R$ 177.000 – Todos os itens da versão Pure mais teto solar elétrico, câmera traseira de estacionamento, sensor de estacionamento dianteiro e sensor de chuva.
2.0 Si4 R-Sport – R$ 199.990 – Os itens da versão Pure Tech acrescido de body kit com saias laterais, parachoque dianteiro e traseiro diferenciados e discreto aerofólio traseiro, bancos esportivos revestidos em couro Taurus com opções bicolores, emblema “R-Sport” no volante e soleiras das portas, suspensão recalibrada, faróis de Xenon adaptivos, assistente de farol alto, memória para os assentos do motorista e passageiro, sistema de som Meridian com 11 alto-falantes, coluna de direção ajustável eletricamente erodas aro 18” na cor preta com opção de cor prata.
XE S – R$ 299.000 – Motor 3.0V6 Supercharged com 340 cv de potência e 450 Nm de torque, o mesmo propulsor que equipa o superesportivo F-TYPE, câmbio ZF de oito velocidades, com opção para trocas sequenciais por meio de paddle shifts na parte de trás do volante, sistema Adaptive Dynamics com amortecedores ativos e configuráveis, aerofólio traseiro, pinças de freio na cor vermelha, rodas em liga leve de 19 polegadas, head-up display, keyless entry, sensor de estacionamento 360°, monitor de ponto cego com sensor de aproximação de veículos e detecção de tráfego em marcha ré.
As vendas começam em outubro, e já é possível fazer reserva do modelo. Quem tiver interesse mas não dispõe do valor total para comprar à vista, pode participar do plano de financiamento Access Jaguar-Land Rover. Funciona assim: 20% de entrada e saldo dividido em 23 prestações fixas, com o pagamento de 50% do valor do veículo na última parcela. Neste momento o consumidor pode escolher entre devolver o veículo para o concessionário, quitar e ficar com ele, ou dar de entrada para compra de qualquer outro modelo das marcas Jaguar Land Rover. Fácil.
Mais detalhes
Existem algumas características interessantes no Jaguar XE, independente da versão. A primeira é a carroceria feita com 75% de alumínio e, nessa mesma linha, a suspensão, também no metal, que segundo a montadora tem origem predominantemente de materiais reciclados. É sempre bom lembrar que o alumínio pode ser reciclado infinitamente, e consome muito menos energia elétrica para ser produzido do que o material virgem.
De volta ao carro, o sistema de suspensão é bem complexo, independente nas quatro rodas, com duplo Wishbone na dianteira e Integral Link na traseira. Na prática, é um conjunto excelente para pisos lisos e com pouca rugosidade, que permite extrair o máximo de desempenho do veículo em termos de estabilidade. Tem tudo para ir bem nas boas estradas, mas nas esburacadas ruas, é preciso atenção. A manutenção não é barata.
Outros atrativos do modelo são as tecnologias de controle e gerenciamento eletrônico, como o sistema de vetorização de torque, que impede o carro sair de frente em curvas, acionando automaticamente o freio da roda interna, e o sistema de gerenciamento de tração batizado de All Surface Progress Control, que segundo a Jaguar tem funcionamento semelhante a um controle de cruzeiro de baixa velocidade, que dá ao XE uma capacidade de manter a aderência em qualquer situação.
O sistema funciona entre 3,6 km/h e 30 km/h e é ativado pelos botões de controle de cruzeiro no volante. Deixando registrado uma velocidade escolhida, o motorista se concentra no volante e o carro cuida do restante, garantindo um suave progresso sem derrapagem e sem a necessidade de o condutor tocar os pedais.