Jaguar XE – Premium popular

De olho na classe média alta, Jaguar apresenta modelo de R$ 170.000

Alexandre Akashi
De São Paulo

Ficha Técnica Jaguar XE

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Modelo será oferecido com dois tipos de motorização, 2.0 turbo (foto) e V6

O novo sedan popular da Jaguar tende a conquistar corações dos jovens senhores que durante anos assistiram os galãs do cinema se exibirem na telona com o felino na ponta do capô. O alvo é, portanto, homens com idade acima de 40 anos, executivos, financeiramente resolvidos, e que querem algo um pouco mais exclusivo do que a trinca alemã (Audi, BMW e Mercedes-Benz).

E um bom negócio? Difícil dizer. A Jaguar apresentou o modelo e não permitiu testes dinâmicos, assim não foi possível avaliar a performance. Mas, é um carro bonito e bem recheado de tecnologia, como não podia deixar de ser. Será oferecido em quatro versões de acabamento (XE Pure, XE Pure Tech XE R-Sport e XE-S), duas opções de motorização (4 cilindros turbo de 240 cv e V6 3.0 Supercharged de 340 cv) e câmbio ZF automático de 8 velocidades.

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Interior do XE R-Sport: emblema no volante e soleira

Preços e itens de série
2.0 Si4 Pure – R$ 169.900 – versão de entrada da linha XE, a Pure conta com motor 2.0 Si4 Turbo de 240 cv de potência e 340 Nm de torque e transmissão ZF de 8 velocidades, bancos em couro, volante multifuncional em couro granulado, acabamento em black piano, sistema Stop/Start, sistema de monitoramento de pressão nos pneus, faróis Xenon com luzes diurna em LED, All-Surface Progress Control, Jaguar Drive, GPS, sistema de som com 6 alto-falantes e sensor de estacionamento traseiro.

2.0 Si4 Pure Tech – R$ 177.000 – Todos os itens da versão Pure mais teto solar elétrico, câmera traseira de estacionamento, sensor de estacionamento dianteiro e sensor de chuva.

2.0 Si4 R-Sport – R$ 199.990 – Os itens da versão Pure Tech acrescido de body kit com saias laterais, parachoque dianteiro e traseiro diferenciados e discreto aerofólio traseiro, bancos esportivos revestidos em couro Taurus com opções bicolores, emblema “R-Sport” no volante e soleiras das portas, suspensão recalibrada, faróis de Xenon adaptivos, assistente de farol alto, memória para os assentos do motorista e passageiro, sistema de som Meridian com 11 alto-falantes, coluna de direção ajustável eletricamente erodas aro 18” na cor preta com opção de cor prata.

XE  S – R$ 299.000 – Motor 3.0V6 Supercharged com 340 cv de potência e 450 Nm de torque, o mesmo propulsor que equipa o superesportivo F-TYPE, câmbio ZF de oito velocidades, com opção para trocas sequenciais por meio de paddle shifts na parte de trás do volante, sistema Adaptive Dynamics com amortecedores ativos e configuráveis, aerofólio traseiro, pinças de freio na cor vermelha, rodas em liga leve de 19 polegadas, head-up display, keyless entry, sensor de estacionamento 360°, monitor de ponto cego com sensor de aproximação de veículos e detecção de tráfego em marcha ré.

As vendas começam em outubro, e já é possível fazer reserva do modelo. Quem tiver interesse mas não dispõe do valor total para comprar à vista, pode participar do plano de financiamento Access Jaguar-Land Rover. Funciona assim: 20% de entrada e saldo dividido em 23 prestações fixas, com o pagamento de 50% do valor do veículo na última parcela. Neste momento o consumidor pode escolher entre devolver o veículo para o concessionário, quitar e ficar com ele, ou dar de entrada para compra de qualquer outro modelo das marcas Jaguar Land Rover. Fácil.

Mais detalhes

Carroceria em corte: 75% alumínio

Carroceria em corte: 75% alumínio

Existem algumas características interessantes no Jaguar XE, independente da versão. A primeira é a carroceria feita com 75% de alumínio e, nessa mesma linha, a suspensão, também no metal, que segundo a montadora tem origem predominantemente de materiais reciclados. É sempre bom lembrar que o alumínio pode ser reciclado infinitamente, e consome muito menos energia elétrica para ser produzido do que o material virgem.

A suspensão traseira é do tipo Integral Link

A suspensão traseira é do tipo Integral Link

De volta ao carro, o sistema de suspensão é bem complexo, independente nas quatro rodas, com duplo Wishbone na dianteira e Integral Link na traseira. Na prática, é um conjunto excelente para pisos lisos e com pouca rugosidade, que permite extrair o máximo de desempenho do veículo em termos de estabilidade. Tem tudo para ir bem nas boas estradas, mas nas esburacadas ruas, é preciso atenção. A manutenção não é barata.

Outros atrativos do modelo são as tecnologias de controle e gerenciamento eletrônico, como o sistema de vetorização de torque, que impede o carro sair de frente em curvas, acionando automaticamente o freio da roda interna, e o sistema de gerenciamento de tração  batizado de All Surface Progress Control, que segundo a Jaguar tem funcionamento semelhante a um controle de cruzeiro de baixa velocidade, que dá ao XE uma capacidade de manter a aderência em qualquer situação.

O sistema funciona entre 3,6 km/h e 30 km/h e é ativado pelos botões de controle de cruzeiro no volante. Deixando registrado uma velocidade escolhida, o motorista se concentra no volante e o carro cuida do restante, garantindo um suave progresso sem derrapagem e sem a necessidade de o condutor tocar os pedais.

Ficha Técnica Jaguar XE

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