Yamaha Virago 250 – O que faz o motor fundir

Modelo quer atenção especial nas engrenagem da bomba de óleo; recomendação é trocá-las sempre que fizer a embreagem, pois do contrário, pode causar perda do motor

Produzida no Brasil de 1997 até 2002, a Yamaha Virago 250 é uma custom de baixa cilindrada com motor de dois cilindros em V que conquistou o consumidor pelo preço, uma vez que a grande maioria dos modelos deste estilo tinha motorização de alta cilindrada e custava muito mais caro.

  • Modelo conta com motor em V de 250 cc, de 21,49 cv
  • Engrenagens plásticas se desgastam com o tempo e precisam ser trocadas para evitar travamento do motor
  • Detalhe das engrenagens desgastadas
  • Retificador dever ser verificado a cada revisão
  • Estator também precisa de atenção de tempos em tempos
  • Na bancada, peças do motor que foram trocadas

O motor em V de 250 cc é refrigerado a ar, com comando simples no cabeçote com duas válvulas por cilindro, que desenvolve potência de 21,49 cv a 8.000 rpm e torque máximo de 2,1 kgfm a 6.500 rpm. Com câmbio de 5 marchas, acelera bem e atinge velocidade de cruzeiro de 110 km/h, com reserva para ultrapassagens.

Na oficina

Valter Tartalho, da Somoto - (11) 2950-2012

Valter Tartalho, da Somoto – (11) 2950-2012

Diego Tartalho, da Somoto - (11) 2950-2012

Diego Tartalho, da Somoto – (11) 2950-2012

O modelo avaliado nesta reportagem é uma 2001, com 67.500 km rodados, que custa R$ 9.247, segundo a tabela Fipe. Estava na oficina dos Consultores 2Rodas do Jornal Farol Alto, Valter e Diego Tartalho, da Somoto, na zona Norte, para fazer o motor, pois travou por falta de lubrificação.

“Esse é um problema sério nessa moto, pois as engrenagem da bomba de óleo são de plástico e como ficam escondidas, atrás do compartimento da embreagem, é complicado verificar a integridade”, comenta Valter. “O ideal é que seja feita uma averiguação a cada troca de embreagem, mas poucos se atentam a isso”, explica o consultor.

Por ser de plástico, as engrenagens se desgastam com o tempo e devem ser trocadas, pois do contrário a bomba deixa de lubrificar o motor, principalmente o virabrequim. “Quando não é feita a manutenção corretamente, acontece o que vemos nessa moto: o motor trava e é preciso refazer”, diz Valter, ao comentar que o preço do jogo original de engrenagens custa R$ 90, enquanto a retífica do motor acaba custando muito mais caro, cerca de R$ 2.500. “Não vale a pena fazer essa economia”, diz.

Outro problema comum na moto é o estator, que segundo Valter, precisa ser rebobinado a cada 40.000 km, preventivamente, e também substituir o retificador. “O estator perde as propriedades, e o isolamento do cobre se deteriora, assim recomendamos o serviço para evitar que a moto pare”, afirma.

“Essa é uma moto muito bem construída e se não fosse esses dois pequenos detalhes, seria excelente”, avalia Valter.