Yamaha Drag Star 2004 – Cardã da sorte

Por falta de manutenção preventiva, modelo precisou ter todo o conjunto substituído devido ao desgaste do pinhão e embuchamento; conserto custou quase um terço do valor da motocicleta; para evitar, basta lubrificar anualmente

Valter Tartalho, da Somoto - (11) 2950-2012

Valter Tartalho, da Somoto – (11) 2950-2012

Diego Tartalho, da Somoto - (11) 2950-2012

Diego Tartalho, da Somoto – (11) 2950-2012

Assim como nos automóveis, a manutenção preventiva em motocicletas também é um grande aliado da economia. Este mês vamos apresentar um caso clássico de pequenas intervenções regulares que podem ser cruciais para um bom desempenho da moto, mesmo depois de anos de uso.

Chegou à nossa oficina uma Yamaha Drag Star 650 2004, com 58.000 km, com forte ronco no cardã. Desmontamos e descobrimos que o problema era desgaste do pinhão do cardã, e será preciso fazer o embuchamento também. Porém, este é o tipo de reparo que não existe, é preciso comprar todo o conjunto do cardã, pois as peças não são vendidas separadamente.

A moto com o cardã removido da roda

A moto com o cardã removido da roda

E eis o principal problema: o conjunto do cardã custa em torno de R$ 5.000, já a bucha e a luva que custam mais R$ 90. É um senhor prejuízo ainda mais sabendo que uma moto dessas custa em torno de R$ 15.500 segundo a tabela Fipe. Ou seja, o custo do conserto é de um terço do valor da moto.

O cardã foi desmontado para análise

O cardã foi desmontado para análise

Mas, é possível evitar este tipo de situação, e de forma muito simples. Basta cuidar direito. Uma vez por ano, ou quando for trocar a lona de freio, uma vez que vai precisar tirar a roda para fazer o serviço, recomendamos fazer a verificação do sistema de cardã para se certificar de que está tudo certo. E, se casar, aproveitar para trocar o óleo do cardã, que geralmente deve ser feito a cada 20.000 km.

Detalhe da roda traseira

Detalhe da roda traseira

A troca de óleo do cardã custa em média R$ 200. Trata-se de um óleo especial, não é lubrificante qualquer, não é o mesmo do motor, mas, sim um composto para câmbio de uso específico. Essa dica vale para todas as motos que possuem cardã, sem exceção, pois a função é a mesma, apesar de o cardã poder ser diferente. Se isso for feito com a frequência devida, dificilmente haverá este tipo de problema, mesmo sendo um componente que tende a sofrer um desgaste natural, pois é o tipo de peça que gira ferro com ferro.