Defeitos intrigantes – Parece rolamento, mas não é

Ruído elevado ao rodar muitas vezes é causado pela escamação dos pneus, gerado pela falta de rodízio, alinhamento e balanceamento; os blocos da banda de rodagem desgastam de forma desigual o que gera barulho em movimento

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Julio Mansi – Pneus Belém Dgp Overhaulin – R. Herval, 72 – Belenzinho (11) 2693-9274 pneus.belem@ig.com.br

Com uma frequência maior do que gostaria, atendo consumidores que chegam à oficina com reclamação de barulho alto vindo das rodas. Não são raros os casos de motoristas que nos procuram após já ter ido a uma outra oficina, onde trocaram os rolamentos das rodas, mas o ruído não parou.

Minha resposta é: “E não vai parar mesmo, porque o problema é pneu e não rolamento”, e aguardo a reação, que na maioria das vezes é de espanto. “Pneu? Como assim?”, me perguntam.

A explicação é simples, mas difícil de entender. Os pneus escamam, e por isso é importante fazer o rodízio, alinhamento e balanceamento de forma preventiva, a cada 10.000 km.

Os últimos que atendi com esse tipo de reclamação não havia feito nenhum tipo de manutenção nos pneus há mais de 20.000 km, e só de passar a mão sobre a banda de rodagem identifico o problema. Esse é o tipo de situação que acontece independente da marca do pneu. O rodízio é muito importante uma vez que evita o desgaste desigual. Como a maioria dos carros é tração dianteira, os pneus traseiros, por não sofrerem tração, começam a se desgastar pelo lado interno, no geral.

Acima, exemplo de pneu escamado; o bloco do centro está mais alto do que o da frente e o de trás

Acima, exemplo de pneu escamado; o bloco do centro está mais alto do que o da frente e o de trás

Com isso, os blocos da banda de rodagem se desgastam de forma desigual, uns ficam mais altos que outros, e o resultado disso é aumento do ruído ao rodar, o que muitos confundem com rolamento, mas na verdade é falta de rodízio nos pneus.

Rodízio
Outra informação que costumo dar aos clientes é sobre a técnica de rodízio. Como a maioria dos carros modernos utiliza pneus radiais, e todos da mesma medida, o correto é trocar os da frente pelos de trás, em paralelo, ou seja, direito da frente com o direito de trás, e esquerdo da frente com o esquerdo de trás.

Além disso, a maioria dos pneus possuem sentido de rodagem e por isso não é possível fazer inversão. Assim, o rodízio em X é errado, pois a malha de aço, que é intercalada, torce, e pode até danificar o pneu.

Não aconselho usar o estepe, mesmo porque muitos modelos já possuem estepe com medida menor, apenas para emergências, de baixa velocidade.

Bolhas

Pneu com bolha, resultado de uma batida em um buraco ou guia

Pneu com bolha, resultado de uma batida em um buraco ou guia

Outra dúvida que costumo tirar dos clientes é sobre bolhas. O aparecimento delas é normalmente por mau uso, algum impacto em guias ou buracos. Todo pneu possui duas lonas laterais, e o surgimento de bolha dá-se pelo rompimento de uma dessas lonas.

É aconselhável trocar o pneu com bolha o quanto antes, pois além de prejudicar a dirigibilidade, pode romper a qualquer momento e obrigar o motorista a parar para trocá-lo.