Na onda dos fora de estrada

Claro que não enfrentam trilhas, mas para atingir todos os gostos, SUVs ganham tração integral e design mais arrojado

Os endinheirados fãs de SUVs contam agora com duas novas opções, as Mercedes-Benz GLC e GLE Coupé. A primeira chega em duas versões, com preços de R$ 222.900 (GLC 250 4MATIC) e R$ 264.900 (GLC 250 4MATIC SPORT). Em comum, contam com motor quatro-cilindros turbo de 211 cv, câmbio automático 9G-TRONIC de nove marchas e tração integral permanente 4MATIC, além de uma série de comodidades, típicas dos veículos da marca.

  • O GLC tem tração 4x4 integral e preço a partir de R$ 222.900
  • Interior da GLC é mais sofisticado, e conta com apoio de pernas ajustáveis
  • Painel da GLC, mais digital
  • Porta-malas com abertura programável

O modelo substitui a antiga GLK, sendo que a letra C faz referência à família Classe C em conforto e sofisticação. Assim, o GLE Coupé possui conteúdo similar aos modelos da família E de veículos Mercedes-Benz.

As mudanças no GLC foram radicais, tanto por fora quanto por dentro. A silhueta ficou mais arredondada, moderna, com entre-eixos 118 mm maior em relação ao modelo anterior e porta-malas mais espaçoso, com acréscimo de 80 litros à capacidade de carga.

O carro, porém, ficou cerca de 80 kg mais leve, graças ao uso de ligas de metais mais leves como alumínio e aços de alta e ultra-alta resistência (-50 kg) e transmissão com carcaça de magnésio (-12 kg).

Por dentro, o painel acompanhou a evolução do Classe C, ficou mais bonito e requintado. Curiosamente ficou melhor do que o do GLE Coupé, que ainda possui elementos do modelo antigo, como o sistema de áudio cheio de botões alfanuméricos que parecem o teclado de telefone antigo.

A única peça que não se encaixou bem no console foi a tela de LCD central que mais parece um tablet adaptado ao painel, tal como ocorre no compacto Classe A. Um sistema de tela escamoteável deixaria o design mais limpo e agradável ao interior.

Já a versão Sport conta com uma série de equipamentos opcionais que pela diferença de preço compensa muito. Em destaque, rodas de aro 19”, pacote AMG interior e exterior, que deixam o visual mais esportivo, assistente de estacionamento automático, ajuste do banco elétrico com memória, teto solar panorâmico, sistema de navegação com acesso à internet, faróis full led, chave por presença e porta-malas com acionamento elétrico, que permite programar altura da abertura.

GLE Coupé
Por R$ 415.900 é possível guardar na garagem o novo Mercedes-Benz GLE 400 4MATIC Coupé, que conta com motor V6 3.0 biturbo com injeção direta de 333 cv de potência e 480 Nm de torque máximo, acoplado à transmissão automática de 9 velocidades, capaz de acelerar os 2.180 kg do carro da imobilidade a 100 km/h em apenas 5,9 segundos e atingir velocidade máxima (limitada eletronicamente) de 247 km/h.

  • O GLE Coupé conta com com tração 4x4 integral e preço a partir de R$ 415.900
  • Pelo design, GLE Coupé veio para concorrer diretamente com BMW X6
  • Interior do GLE Coupé ainda precisa de atualização
  • Painel é mais esportivo

São bons números, mas o que chama atenção no carro é o estilo, inspirado na rival BMW, pioneira entre as marcas alemãs a misturar silhueta de coupé à grandiosidade dos SUVs, e criar assim um crossover que é oito ou oitenta, há os que amam e também os que odeiam, ambos pelo mesmo motivo: é impossível passar desapercebido a bordo de um carro assim.

O índice de tecnologia é alto; pelo preço e status que a marca oferece, não podia ser diferente. Destaque para os sistemas de suspensão pneumática com altura ajustável e de ajuste de condução, com cinco modos: Individual, Comfort, Slippery, Sport e Sport+, que mudam completamente o comportamento dinâmico do veículo.

O modelo vem com rodas enormes, de 21 polegadas, calçadas com pneus mais largos na traseira, 315/40 R21, e na dianteira 275/45 R21. E, para os consumidores um pouco mais exigentes, há a versão Night, que custa R$ 10.000 a mais e conta com a barra da grade do radiador e as carenagens dos espelhos externos em preto com alto brilho.

Ao volante
O comportamento dinâmico do GLC 250 é muito similar ao do sedan Classe C, uma vez que divide o mesmo motor. Porém o câmbio de nove velocidades faz diferença, e como a troca de marchas é bem suave (em baixas rotações), quase não se percebe a velocidade aumentar.

Porém, ao pisar fundo no acelerador, as trocas de marchas acontecem momentos antes do corte de injeção, e por falta de uma calibração mais fina, sente-se um tranco forte a cada mudança, principalmente nas três primeiras marchas. Algo que pode (e deve) ser ajustado pela marca, urgentemente.

A posição de dirigir é um pouco mais elevada do que um sedan, porém conta com bons níveis de ajustes de banco e volante. Destaque para o ajuste de apoio da perna, com comando elétrico.

Já o GLE 400 Coupé é bem divertido, e mesmo com mais de duas toneladas, arranca forte e dá uma boa sensação ao pisar fundo no acelerador, principalmente com o sistema de condução em Sport+, que reduz a altura do veículo e deixa o pedal da direita mais arisco.

Ao contrário do GLC, as marchas são trocadas suavemente em qualquer condição de pilotagem, sem trancos. Apesar de receber conforto interno semelhante ao Classe E, em relação ao GLC pareceu mais simples. Os bancos por exemplo, não tem ajuste do apoio de perna. Algo para a marca repensar.

Ficha técnica

Mercedes-Benz GLC 250 4MATIC
Mercedes-Benz GLE 400 4MATIC COUPÉ
Motor dianteiro, longitudinal, gasolina, quatro cilindros, 2.0l, 16V, turbo, injeção direta, 1.991 cm³, 211 cv a 5.500 rpm, 350 Nm entre 1.200-4.000 rpm dianteiro, longitudinal, gasolina, V6, 3.0l, 24V, turbo, injeção direta, 2.996 cm³, 333 cv a 5.250 rpm, 480 Nm entre 1.600-4.000 rpm
Câmbio  automático 9G-TRONIC – 9 velocidades
Tração integral permanente 4MATIC
Direção assistência elétrica progressiva variável
Suspensão independente nas quatro rodas, braços sobrepostos independente nas quatro rodas, com triângulos superpostos na dianteira e braços sobrepostos na traseira, ambos com mola pneumática e altura ajustável
Freios disco ventilados na dianteira e traseira, com ABS, EBD, ESP
Rodas e pneus liga leve, 235/60 R18 (235/55 R19 – versão SPORT) liga leve, 275/45 R21 na frente e 315/40 R21 atrás
Dimensões comprimento, 4.656 mm; largura, 1.890 mm; altura, 1.644 mm; entre-eixos, 2.873 mm, peso, 1.735 kg, porta-malas, 550 a 1.600 l; tanque de combustível, 66 l comprimento,  4.900 mm; largura, 2.129 mm; altura, 1.731 mm; entre-eixos, 2.915 mm, peso, 2.180 kg, porta-malas, 650 a 1.720 l; tanque de combustível, 93 l
Desempenho velocidade máxima, 222 km/h; aceleração 0 a 100 km/h: 7,3 s velocidade máxima, 247 km/h; aceleração 0 a 100 km/h: 5,9 s
Consumo PBEV – INMETRO n/d