Audi A4: O melhor está por vir

Novo A4 ganha opcionais como Virtual Cockpit, faróis full leds e ar-condicionado de três zonas, porém os mais bacanas somente no 2º semestre

Em ritmo de festa, a Audi acaba de apresentar a nona geração do sedan A4, que deixa de ter status de carro de entrada para subir um degrau em termos de sofisticação. Com isso, ganhou diversos opcionais interessantes, mas o melhor está por vir, no segundo semestre, quando chegará a versão topo de linha, Ambition, com motor mais potente e acessórios de última geração.

  • O modelo cresceu e ganhou lugar com maior destaque na linha; A4 é o carro mais vendido da marca em todos os tempos
  • Traseira ficou imponente
  • Por dentro, mais espaço
  • E também mais conforto
  • Virtual Cockpit é opcional

Mas, enquanto isso, contentem-se com as versões mais simples, Attraction (R$ 159.900) e Ambiente (R$ 182.990). Em comum, o novo motor 2.0 TFSI Ultra, de dupla injeção (direta e indireta), 190 cv de potência e torque máximo de 320 Nm. Segundo a Audi, o motor foi trabalhado para comprimir como um 1.4l, mas expandir como um 2.0l, o que resulta em menor consumo de combustível. Tanto que no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBE-V) do Inmetro, obteve nota A, com consumo de 11 km/l na cidade e 14,3 km/l na estrada.

Entre os segredos, estão o coletor de exaustão integrado ao cabeçote, o modelo de gerenciamento térmico com válvula rotativa, o Audi ValveliftSystem (AVS – sistema de levantamento de válvulas), a válvula de alívio (wastegate) elétrica do turbocompressor e a dupla injeção de combustível. Para ajudar, o A4 conta com transmissão de dupla embreagem de sete velocidades, rápida e suave.

Opcionais
A versão Attraction é a mais simples, e a que deve vender mais. Porém não conta com equipamentos interessantes como a versão Lauch Edition, limitada a 500 unidades e que vem equipado com faróis full-led, painel de instrumentos com Virtual Cockpit, conexão Android Auto e Apple CarPlay, bancos esportivos e retrovisores externos rebatíveis, por R$ 172.990. Já a versão top, Ambiente, conta ainda com rodas de liga leve 18″, acabamento Audi Sport, GPS e pacote de luz para climatização interna.

Entre os opcionais estão câmera traseira para manobras, detector de pedestres, projeção de informações no para-brisa (head-up display), sistema de som Bang & Olufsen e teto-solar elétrico.

Em breve
O melhor, no entanto, chega no segundo semestre com a versão Ambition, que terá motor 2.0 TFSI de 252 cv de potência e torque máximo de 370 Nm, e poderá ser equipado com piloto automático adaptativo com assistente de tráfego, que dirige o carro sozinho em velocidades até 65 km/h, e faróis Matrix LED, que acompanham o movimento dos veículos à frente, e acendem e apagam as luzes para não ofuscar da visão do outro motorista.

Tags: