Honda mostra detalhes do WR-V

Com lançamento previsto para março, o “SUV compacto” tem tamanho e forma de Fit

O WR-V é equipado com o motor 1.5 i-VTEC FlexOne e câmbio CVT

O WR-V é equipado com o motor 1.5 i-VTEC FlexOne e câmbio CVT

O WR-V não é muito diferente de um Honda Fit. Aos olhos leigos pode até mesmo ser confundido com um Fit Twist. Afinal, é apenas 2 milímetros mais comprido, 4 centímetros mais largo e 6 centímetros mais alto, além de ter 2 centímetros a mais de entre-eixos. Mas, a Honda aposta alto no sucesso do “SUV compacto” (se o WR-V é SUV, qual o segmento do Fit?), e o brasileiro pode fazer festa: nos 20 anos da montadora no Brasil, este é o primeiro projeto desenvolvido e produzido por engenheiros tupiniquins, e que já conquistou corações nipônicos, uma vez que será comercializado em outros mercados.

Antes mesmo do lançamento oficial, agendado para março, a Honda promoveu visita a fábrica de Sumaré, interior de São Paulo, onde o modelo já começou a ser fabricado, juntamente com sucessos de vendas como HR-V, Civic G10, Fit e City. Numa planta de 1,7 milhão de m², a montadora produz mais de 120.000 veículos por ano, em dois turnos, com todos os processos que uma planta do tipo demanda: estamparia, soldagem, pintura, montagem, inspeção e testes de qualidade. “Somente nós, da Honda, e outro concorrente testam 100% dos carros produzidos”, afirmou Carlos Eigi, vice-presidente da fábrica de automóveis e presidente da Honda Energy.

WR-V
O novo modelo tem 2,55 m de entre-eixos, 4 m de comprimento, 1,73 m de largura e 1,6 m de altura e, apesar das medidas sere bem parecidas com a do Fit, o projeto do chassis é distinto por conta dos 2 cm a mais de entre-eixos, assim como toda parte inferior do veículo, principalmente eixos dianteiro e traseiro, e componentes de direção e suspensão.

O motor escolhido é o mesmo do Fit: 1.5 i-VTEC FlexOne, com controle eletrônico variável de sincronização e abertura de válvulas, que com etanol gera 116 cv de potência a 6.000 rpm e 15,3 kgf.m de torque à 4.800 rpm – quando abastecido com gasolina, são 115 cv a 6.000 rpm e 15,2 kgf.m à 4.800 rpm.

O câmbio é o bom e velho CVT. A Honda não confirma, mas é provável que haja uma versão com câmbio manual.

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