Renovado e melhorado
Audi apresenta o novo A3 com motor 1.8 litro com dois sistemas de injeção de combustível
O novo Audi A3 chega com uma lista de modificações enorme, principalmente em powertrain e eletrônica embarcada. Já por fora, ganhou um ‘facelift’ rejuvenescedor, para ficar mais esportivo.
Último modelo da Audi a ser revisado, ganhou, por isso mesmo, o que pode haver de mais inovador em termos de tecnologia, a começar pelo novo motor 1.8 litro turbo de quatro cilindros que conta com dois sistemas de injeção de combustível, um indireto (MPFI) e outro direto, de alta pressão.
Isso mesmo. Dupla injeção. A Audi conseguiu fazer o motor mais complexo que existe. A explicação para o uso dos dois tipos de injeção no mesmo motor é simples: redução no consumo de combustível e emissões de gases poluentes.
“Quando dirigido de forma econômica, com aceleração leve e progressiva, a injeção é indireta, mas se o motorista precisa de mais força e potência e acelera com mais vontade, a injeção passa a ser direta”, explica o consultor técnico da Audi, Lothar Werninghaus.
E, para complicar mais, há duas estratégias de injeção direta: uma única injeção, na fase de admissão, como se fosse uma injeção indireta, e outra, com duas injeções no mesmo ciclo, uma pré-injeção e a principal, tal como ocorre em motores diesel eletrônicos. O importante é que para o motorista, tudo isso ocorre de forma transparente.
Com 180 cv de potência entre 5.100 e 6.200 rpm, e 250 NM de torque entre 1.250 e 5.000 rpm, acelera de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos e atinge velocidade máxima de 232 km/h.
Vida a bordo
Além da dupla injeção, o novo A3 Sportback ganhou câmbio automatizado de sete velocidades e dupla embreagem, e também ficou 90 kg mais leve, graças ao uso de aços especiais no chassis e alumínio na tampa do motor, para-lamas, parte de trás dos para-choques e no subchassis dianteiro. Isso ajuda a manter a performance mesmo com motor menor e menos potente.
Outros equipamentos de destaque são sistema Start-Stop, freio dde estacionamento eletrônico e Audi Drive Select, com cinco funções: Conforto, Auto, Dinâmico, Individual ou Eficiência.
Por dentro ficou mais sofisticado, com tela retrátil de LDC, painel de controle táctil integrado e botão de pressão e rotativo.
A experiência a bordo foi interessante. Ao mesmo tempo que é possível rodar de forma muito econômica, acelera rápido e atinge 200 km/h fácilmente.
Ficha técnica
Audi A3 Sportback 1.8T
Motor: diant., 4 cilind, 1.8 TFSI
Cilindrada: 1.798 cm³
Potência: 180 cv a 5.100~6.200 rpm
Torque: 250 Nm a 1.250~5.000 rpm
Câmbio: S-Tronic 7 velocidades
Direção: elétrica
Tração: dianteira
Pneus: 225/45 R17
Freios: a disco ventilado na dianteira e solido na traseira, ABS com EBD e controle de tração ESP
Dimensões: comprimento, 4.310 mm; largura, 1.785 mm; altura, 1.425 mm; entre-eixos, 2.636 mm
Peso: 1.355 kg
Volumes: porta-malas 380 l; tanque de combustível: 50 l
Desempenho: aceleração de 0 a 100 km/h em 7,3 s; velocidade máxima de 232 km/h